• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu?

Eis uma boa questão...entretanto, eu detesto me meter na vida dos outros....
A propósito: "olhos de cigana dissimulada...." era uma das caracteísticas dela.
Mulheres são (praticamente) todas iguais (muda só a cor do cabelo...).... embora ele não tivesse nenhum outro amor em sua vida (o que é a maior desgraça da vida de Bento).

Esse livro, por um acaso foi o único em que eu demorei menos de 3 dias para ler.

PS: Ainda Prefiro discutir sobre onde o o tio Cubas queria colcar o emplastro (está certo isso?) dele...
 
Não se esquecem que o melhor amigo de Bemtinho era gatão (fortão, musculoso...). Eu não ficaria assustado se Capitu tivesse o traído....
 
Machado não define a questão de propósito, eu acho. Ele, na verdade, abre espaço para qualquer das duas interpretações. Por exemplo, lembro-me de um trecho do livro em que Bentinho está na casa de um certo personagem e vê um quadro na parede. Aquele quadro lembra muito Capitu (se não me engado), mas não existe qualquer relação de parentesco entre a mulher do quadro e a personagem. Machado sugere, portanto, que semelhança física (como a que existia entre Escobar e Ezequiel) não significa sempre a existência de parentesco.

Entretanto, eu não poria minhas mãos no fogo por Capitu. Em primeiro lugar, existem as pistas do livro, que já foram mencionadas aqui, como a personalidade dissimulada de Capitu. Existe também o momento culminante do livro (que é por sinal belíssimo!!!), que se econtra no "micro-capítulo" A fotografia. Está ali, na minha opinião, quase uma confissão. Além disso, é difícil acreditar que Capitu perdoaria Bentinho depois de tanta desconfiança (não se esqueçam que ela continuou o elogiando para Ezequiel até sua morte) se não houvesse um certo fundamento em tais suspeitas.

Por fim, vale lembrar um argumento extra-livro. Machado era um realista, não tinha tanta fé assim no gênero humano. Bentinho é a prova óbvia disso com seus numerosos defeitos. Capitu, por analogia, também deve estar longe da perfeição e portanto parece ser lógico concluir que ela traiu.

Entretanto, repito: a posição contrária também é razoável.
 
É, nunca mesmo, e aí está a genialidade da obra. Mas pensar um pouco e defender um ponto de vista não dói nadica. :)
 
ele fez um bom trabalhoi deixando td mundo e mduvida... mas na minha opinião eu acho q ela traiu sim, mesmo pq tem uma hora em q Bento da uma de viadinho e começa a falr dos braços fortes de Ezequiel...
 
Acho que ela traiu...

Baseando-se mais do fato de Machado de Assis não ter muito em conta o sexo feminino, do que os acontecimentos do livro... Machado de Assis baseia-se muito em sua vida, para escrever um livro... isso pelo menos foi o que a minha professora disse, porque, fora os livros dele, eu não sei mais nada sobre esse carinha, só que ele era mulato! =**
 
Eu acho que não traiu, ela podia muito bem ter olhar oblíquo e discimulado, mas e daí? Isso não quer dizer nada, como minha mãe diz, que mulher não tem?

Sinceramente, acho que se ela realmente tivesse traido Bentinho ela de alguma forma reconheceria,.....tá idaí se ela chorou no enterro do cara, mulher chora atoa mesmo, e eles eram AMIGOS, coisa mais normal.

Não sei se eu sou trouxa o suficiente, ou lerdo pra nao perceber um chifre na cara, mas acredito que o amor por Bentinho era algo forte, e pela imagem q eu formei dela, ela nao trairia, poderia até gostar, ou se sentir atraida pelo outro, mas nao creio que trairia.
 
Quando terminei deler tinha certeza de que Capitu tinha traído. Pareceu que ela nem fez muito esforço para convencer o Bentinho no final ( se bem que ele estava quase louco). Mas dwepois de um tempo já não tinha tanta certeza. Principalmente porque é o próprio Bentinho que escreve a história, e ele não é nada imparcial.
 
Faz tempo q eu li esse livro, mas gostei dele...
Ah, eu axo q ela nao traiu... sei la... tdo bem q fala q ela era dissimulada e talz, mas o bixo era realmente meio lelé da cuca ne... :eek: entao, nao da p acreditar mto no pto d vista dele...
Enfim, tdo eh possivel... hehehe :mrgreen:
 
Bom, jah li esse livro algumas vezes, tive q estudá-lo para o vestibular, e até listinha de evidências contra e a favor eu li... E elas existem pros dois lados, bem significativas, e vc decide sua opinião com seus valores, coisas mais subjetivas... Para mim, ela traiu. Tudo bem, tem argumentos contra, a semalhança não prova nada, mas essa é a intenção do autorm deixar a gente aki trocentos anos depois, discutindo e sem chances de chegar a uma conclusão... Eu acho que ela traiu pq Bentinho era muito sem graça hehehehe, e um cara ciumento cansa... E por todos aqueles motivos clássicos, ele chegar e encontrar Escobar saindo de sua casa, o olhar q ela lança ao morto, a semalhança do filho... Interessante, pq parece q a maioria dos escritores acha q traiu neh... uhuhuhh. Tem um livro chamado Capitu, q seria a versão dela, que naum lembro agora se eh da Lyga Fagundes Telles ou da Lya Luft.
 
É claro que traiu..... ele não teria motivos para achar o Ezequiel tão parecido com o Escobar....e cá pra nós na capa do livro isso tá bem óbvio, aquela sobrancelha do meninu não tem nada a ver com a do Bentinho.... mas isso infelizmente não é citado no livro..... mas eu tenho certeza q sim^^
 
ahh eu acho que ela não traiu, mas eu não consigo analisar isso de uma forma objetiva... eu penso assim mais porque, por tudo que fala sobre eles no livro, acho que o Bentinho estava errado e ela certa, simplesmente.. e mesmo que ela tenha traído, o jeito dele lidar com a suspeita foi horrível :disgusti: ! já pensou se ele passasse por aquilo tudo e depois descobrisse com certeza que ela ñ traiu..?
 
Esse tema é manjadíssimo. O mais legal: o fato de ser manjado torna a discussão mais interessante! Tipo, eu acho legal porque é algo que nunca poderemos responder com certeza e ao mesmo é interessante ver o modo como cada um interpreta a obra de Machado.

Minha opinião é de que não há evidências suficientemente fortes de que Capitu traiu. Também acho que ela era uma pessoa que conseguia ser dissimulada em várias situações com facilidade, mas não acho que isso seja suficiente pra dizer que ela traiu. Sem falar que depois que eu li, a sensação que ficou mais marcante pra mim foi das características "negativas" do Bentinho: insegurança, neurose, infelicidade e uma necessidade imensa de reconstruir os fatos de forma a provar aos outros (e a si mesmo) a suposta culpa de Capitu. Então, eu acho que foi mais enxergar chifre na cabeça de cavalo (ou na própria cabeça) sem existir nada. Ainda assim, torna-se óbvio que não posso afirmar com certeza que ela não traiu. Mas como é que as pessoas dizem mesmo? Inocente até que se prove ao contrário, não é? É nisso que eu acredito.
Ela pode ter traído? Pode sim, mas se formos pensar assim, tudo pode acontecer. Existe uma possibilidade do seu namorado(a), esposo(a) estar te traindo, não existe? Se o seu parceiro(a) for uma pessoa que consegue ser dissumulado(a) com certa facilidade e vocè for uma pessoa insegura, ciumenta e doentia, acho bastante provável que você começe a enxergar mais coisas do que há na realidade.
 
8-O NO! NO! NO!...NÃO acredito não que ela tenha traído,mas,ainda estou montando bons argumentos para concorrer com todo por aqui...,por enquanto tenho a dizer que ciúmes leva a tudo,viajamos legal e o pior,acabamos caindo na própria armadilha e acreditando fielmente nas mentiras que nossa imaginação inventou...:think:
 
Olá Pessoal:

Bom, estou caindo de para-quedas nesta discussão.
P.S: Não li o livro, só sei de alguns artigos que li e sobre alguns capitulos visto na minisserie da globo. :think:

Após ler as mensagens de todos, na minha opinião Capitu traiu Bentinho e Bentinho traiu Capitu.

A traição de Bentinho não seria com Sancha, mas sim com Escobar. De fato, ele se interessou por Sancha, mas apenas no momento. Acredito que ele não teve nenhum contato fisico com Escobar, mas de alguma forma reprimia este desejo.

Por outro lado, Capitu realmente teve um contato físico com Escobar, tanto que dá a impressão de Ezequiel se parecer mais com Escobar do que com Bentinho, só que como a Ana Lovejoy disse, se dá a entender que foi apenas uma noite ou então um impulso.

A história se desenrola sobre a loucura do bentinho, mas as vezes penso que o trair ou não trair não importa muito para ele, pois ele tinha tanto ciúme de Capitu quanto de Escobar.

Concluindo, acho que o romance fala muito sobre uma pessoa dividida entre dois amores e que não se perdoa por não poder assumir ambos.

Espero não ter falado muita bobeira. 8-O

Até mais.
 
Ah, isso gera horas de debates acalorados!
Eu fico na dúvida, porque sabemos que a mente é capaz de tudo... Se Bentinho pos na mente que Capitu o traiu, com certeza ele veria coisas que o levariam cada vez mais perto desta certeza, como a semelhança entre Ezequiel e Escobar... É complicadíssimo falar sobre isso, mas acho que ela não traiu.
 
Hmmm...esse tópico tá morto...mas mesmo assim PRECISO me expressar aqui.
Quando eu estava no segundo ano do ensino médio, meu professor de português mandou a turma ler este livro para um trabalho...a cada semestre ele indicava dois livros da literatura brasileira para lermos e fazermos um trabalho.
Mas no trabalho do Dom Casmurro, ele resolveu inovar e fez um júri simulado, onde a capitu era a ré, o bentinho era o autor e elegemos uma pessoa da sala para ser advogado da capitu, uma para ser da acusação, um juiz e sete jurados.
Eu quis muito participar desse júri ativamente, pois adorei o livro, e me candidatei à advogada da capitu (que foi encenada por uma colega de sala que na realidade se encaixa perfeitamente na discrição física dela), e gente, vou falar uma coisa: nunca me dediquei tanto à algo. sei que pode parecer uma bobeira, mas meu sonho sempre foi fazer direito, e resolvi me colocar à prova, pois o júri não era nada combinado, cada um fazia sua parte, montava suas alegações e etc, e no dia, teríamos que convencer os jurados com o que preparamos. Eu li o livro 5 vezes...fiz um caderno de anotações e curiosidades, pesquisei muuuuito na internet...E ganhei!
Ganhei porque a acusação focou tanto no fato do filho deles ser a cara do escobar...e eu contra argumentei que isso não tem nada a ver, pois a capitu também era a cara de uma parente do Bentinho, que a mãe dele mesmo fala. E as duas não possuem nenhuma ligação/grau de parentesco.
 
*Afasta umas teias, tira uns pó*

Foi mal ai, senhoras aracnídeas. Mas eu quero registrar aqui minha opinião a respeito rs

Bom vamos a minha análise da situação...

Antes de entrar na questão, acho interessante notar que, hoje, dom casmurro não seria escrito, ou seria radicalmente diferente, e não falo aqui de linguajar, cenários e ou situação política, mas do simples fato de termos exame de DNA.

Agora, ao que interessa. Capitu traiu bentinho? Impossível concluir de forma definitiva. Se isto fosse um tribunal, qualquer juiz imparcial encerraria o processo por falta de provas, posto que as existentes são apenas circunstanciais.
Quem o sabe com certeza é Machado, que, aparentemente, escolheu entregar a informação junto com o memorias póstumas ao primeiro verme que lhe roeu as entranhas, ou talvez ao segundo, assim não entrega tudo a um verme só...

Se isto fosse uma situação de vida real e eu dispusesse apenas do relatado no livro, tal como o foi, jamais ousaria chegar a conclusão alguma. Que o bentinho fosse meu amigo e inquirisse minha opinião, não seria ela conclusiva, mesmo que ele, o que acho provável, se irritasse comigo por não ver as provas que ele considera irrefutáveis.

Penso eu que os autores, Machado e Bentinho, escreveram com a intenção de direcionar o leitor a condenar Capitu. Mas o que isto prova? Nada.

Uma vez que não posso concluir definitivamente, passamos, creio eu, a conjecturas de possibilidade. Então a pergunta se torna: Capitu poderia trair Bentinho? Porém, mesmo essa pergunta, que parece ser a central da coisa toda, encerra em si outra, muito mais importante, ao meu ver. Creio que todas as discussões sobre se Capitu traiu bentinho são na verdade discussões se Capitu amava a Bentinho. Desde o início, embora de forma velada, machado nos coloca o caráter da moça em cheque, e todas as suas ações. José dias lhe chama de dissimulada. Então, a primeira questão que devemos tentar resolver por conjecturas é: Amava Capitu a Bentinho, ou apenas usou-o por quaisquer dos n motivos que as situações do livro poderiam sugerir?
O amor de Bentinho, este está fora de suspeita. Ao menos é o que o autor nos diz. Pois eu concordo que, ao final do livro, não poderia haver suspeita. Mas minha certeza é de que ele não a amava e não o contrário.

Sim, o proposto era julgar o amor de Capitu, mas comecei por sentenciar como ilusão o de Bentinho. Não digo que ele não acreditasse amar Capitu, nem que não se apaixonou por ela, mas paixão e amor são coisas diferentes.
Não podemos esquecer que a história toda é relatada por Bentinho. Se ouvimos algo do lado da Capitu, é através das impressões de bentinho, uma fonte parcial e pouco confiável, uma vez que, pela forma que ele mesmo descreve as situações, dá pra ver que tem pouca ou nenhuma intuição. Então, todas as impressões dele de Capitu, de Escobar, Sancha e quem quer que seja, são imprecisas e com grande chance de erro.
Aliás, até de si mesmo. Ele tinha alguma atração por Capitu, ok. Mas todo o “amor” espetacular “surge” quando ele ouve o José dias confessar suas suspeitas para a mãe dele. Bentinho era muito influenciável. Vejam que ele ficou louco de ciúmes pelo simples fato da Capitu parecer contente, quando qualquer tapado com mais de 2 neurônios teria deduzido o que ela teve que explicar pra ele, que ela estava se portando assim para afastar suspeitas.

E todo o suposto amor de Bentinho por Capitu foi marcado por ciumeiras excessivas. Ele nunca, de fato, confiou nela. Qualquer fagulha era suficiente pra ele descrer totalmente no amor que ela lhe confessara. Ora, como amar alguém em quem não se confia? Aprendi isso na igreja. Mais de uma vez os pastores nos exortaram dizendo que, se dizemos amar a Deus e não confiamos nele, para obedecer sua palavra, crendo que nos honrará, então não amamos Deus coisa nenhuma! Aplico a mesma lógica ao bentinho. Ele nunca amou Capitu... Ele achou que amava, mas não amou...

Já Capitu, esta sim, creio que amava Bentinho, mais que qualquer outra coisa, até a si mesma. Já amava Bentinho antes deste suspeitar sentir algo por ela e seguiu lhe amando até o fim.

Então respondo a primeira questão primordial, ao meu ver. Posto que Capitu amava a Bentinho, teria ela a capacidade de trai-lo?
A lógica simples diria que não. Mas não estou aqui para usar logicas simples, que servem apena as cálculos matemáticos e ciências exatas.

Mas começo dizendo eu não creio que ela seria capaz de trair seu amor por bentinho. Só que há outra possibilidade, não sei se acadêmicos da literatura já a levantaram ou não, fiz questão de não ler nada a respeito, para formar minha opinião sozinho.
Então, vou reformular a pergunta mais uma vez. Seria Capitu capaz de ter tido um filho com Escobar? E a esta pergunta respondo que sim, e explico.
Capitu era muito mais madura, inteligente e pratica do que bentinho. Machistas estúpidos ligados a estereótipos arriscariam dizer que ela era o macho da relação, coisa que registro aqui apenas para ressaltar meu repúdio a tais colocações.
Dito isto, me parece impossível que ela não tenha considerado a hipótese de eles não conseguirem ter filhos pelo fato de bentinho não ter virado padre. Crendo ela ser a falta de filhos um castigo e sabendo que Bentinho angustiava pela falta de um, Capitu poderia ter tido a ideia de ter filho de outro, dando assim a Bentinho a alegria que lhe faltava. Vejo Capitu como alguém bem capaz disso, pois lhe importava mais a felicidade de Bentinho do que a dela própria. E Escobar, sem dúvida, seria capaz de concordar com tal plano, pelo amigo. Aliás, fica aqui colocado que, se bentinho amou alguém além da mãe, foi Escobar. Não digo amor romântico, mas amou, e mais que a Capitu. Bentinho, este sim, traiu Capitu ao contar a Escobar o que jurou que não diria, ainda os dois no seminário.

Mas voltemos ao filho. Então, creio que Capitu seria capaz de ter tido um filho com Escobar, nas circunstancias que relatei, mas seria isso uma traição? Do ponto de vista dos votos de matrimonio normalmente dados no altar com respeito fidelidade e etc, sim. Mas creio que, se Capitu assim agiu, não viu como traição, ao contrário, viu como um ato de amor e fidelidade, pois que ele deixou o seminário para casar com ela. De certa forma, era culpa dela que ele esperava ter um filho e não tinha. Ela, sabendo da imaturidade dele, que perdurou até a morte, resolveu a questão como melhor lhe pareceu. Não contava que Escobar se iria muito novo para dissimular qualquer semelhança comparando o filho com ele velho, desviando a atenção do Escobar novo.

Mas mesmo a semelhança extrema do filho com Escobar pode não ser o que era. Como já disse antes, bentinho era muito influenciável e suas impressões eram extremamente falhas. Nas poucas passagens em que machado descreve a cena um pouco mais fora das impressões de bentinho, minha conclusão foi que ele entendeu errado o que via ou sentia. Suas suspeitas começam no funeral do amigo, quando Capitu se aproxima com a Sancha do caixão e, segundo bentinho, olha para o morto com um olhar de amor e ternura. Até o fato dela chorar foi tido como errado, mas por que? Por que Capitu não poderia gostar de Escobar a ponto de chorar por sua morte, sem que siso significasse que eram amantes? Isso foi a conclusão tapada do bentinho. Que estava sempre a um passo de desconfiar de Capitu, como foi provado várias vezes. Aliás, ele nunca desconfiou dela com Escobar, não por confiança nela, mas por confiança nele. Outra prova que amava mais ao amigo do que jamais amou a esposa.
Relembro agora que Capitu disse que, às primeiras suspeitas, estaria tudo acabado entre eles... Suas palavras se provaram mais profecia do que ameaça.

Lembro-me agora de um fato que achei estranho e agora o vejo com nova perspectiva. No dia anterior a morte de Escobar, este comentou que ia nadar e fez questão que bentinho lhe apalpasse os braços. Me pareceu muito estranha aquela atitude... mas então, poderiam ter sido uma confissão, e a morte dele não ter sido acidental? Teria Escobar não suportado o segredo, mesmo que tivesse sido pela felicidade de bentinho? Teria ele tentado dizer ao amigo, certificando-se que bentinho soubesse que seus braços eram perfeitamente capazes de nadar bem, que deixou-se levar pelas ondas por conta do remorso?
É possível, mas isso não muda minha conclusão. Se Capitu teve um filho com Escobar, foi por amor a bentinho e senso de responsabilidade por ele ter desistido do seminário por ela. Capitu nunca deixou de amar bentinho, nem traiu esse amor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo