• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu?

Ana Lovejoy

Administrador
Estava lá eu, no meio da aula de literatura brasileira, quando minha professora manda uma frase do Dalton Trevisan que é mais ou menos assim "Se Capitu nunca traiu Bentinho, então Machado de Assis se chamava José de Alencar!"

Achei isso bem interessante. Mesmo pq se tem uma coisa que na literatura brasileira sempre dá margem a mil discussões, é esse negócio da Capitu :D

Eu acho que ela foi completamente inocente, e não traiu. Tem que se levar em conta que a história é narrada *pelo* Bentinho, um ciumento típico. Isso quer dizer que os fatos como são apresentados, acontecem como ele *acha* que aconteceram.

Complexo isso... tenho que desenvolver melhor minha teoria depois :?

Mas agora que queria saber de vcs: ela traiu ou não traiu? Hum hum??
 
Yeap, traiu.

Esse assunto gera teses de mestrado e doutorado até hoje. Se não me engano Cecília Meirelles fez uma teses de cerca de 60 páginas estudando o assunto (ela conclui que Capitu traiu).

Capitu era dissumulada. Fica muito claro isso durante a infância deles. Ele mente e mantém a serenidade de uma forma desconcertante.

Bom, estou há alguns meses sem ler Dom Casmurro, infelizmente não posso ser mais detalhado na minha análise (sabe como é, com a idade a memória enfraquece :mrgreen:) mas depois de terminar o livro, fiquei com um feeling extremamente forte de que ela traiu sim (e com gosto, arrisco-me a dizer!)
 
história é narrada *pelo* Bentinho, um ciumento típico.
É exatamente neste ponto que eu me fixo. Para Bentinho ela sempre o terá traído.
Para especular sobre o que realmente teria acontecido, devemos imaginar o que se passava na cabeça do autor. Pelo que conheço das estórias machadianas, acredito que houve a traição, mas a dúvida do corno tinha de ficar, porque o sentimento de imaginar que foi corneado é bem pior do que o de ter sido.
 
Deriel disse:
Capitu era dissumulada. Fica muito claro isso durante a infância deles. Ele mente e mantém a serenidade de uma forma desconcertante.

Veja bem... o Bentinho desde a infância só cita fatos sobre ela que pudessem apontar como ela era dissimulada. Não seria um modo de preparar o leitor para que na hora q ele contasse sobre a suposta traição, o leitor já estivesse preparado a desconfiar da índole de Capitu, e assim não questionaria seu ciúme louco?
 
Tipo, eu não li todo Don Casmurro, na verdade não cheguei nem na metade, não estava numa época muito boa pra ler ele, e aquela hiatória de que Bentinho não podia ficar com Capitu porque mamãe fez promessa tava me dando uma aflição tal... que eu não consegui continuar.

Mas pelo o que eu li, sim Capitu era dissimulada, um tanto manipuladora e inteligente... pelo menos foi a impressão que tive..
vou ver se leio direitinho o livro essa semana...

:)
 
Pra mim ela traiu....

Pq acho isso? Entre o a sacanagem da traição e a fidelidade chata sem prefiro a sacanagem... ehhehehe
 
Eu acho até que a Capitu traiu sim, mas o Bentinho tinha sérios problemas mentais. Fala sério, o cara era completamente maluco!
A maneira como ele tratava o filho, pelo amor de Deus, ele não prestava não....

Se ela traiu, fez bem... ele pediu pra ser corno...
 
Peregrin disse:
Se ela traiu, fez bem... ele pediu pra ser corno...

pois é justamente essa insistência dele em achar q estava sendo traído que me faz pensar que foi fruto de uma imaginação doenteeeee de ciúme *risos..
 
Como a *Preciosssssa*, eu sempre achei que a traição da Capitu sempre foi mais fruto do ciúme doentio do Bentinho que fato concreto.

Quanto ao fato de a Capitu ser "dissimulada", bem é o Bentinho que está narrando a estória. Logo, a gente está vendo o ponto de vista dele.

Provavelmente, se a estória fosse narrada pela Capitu ou mesmo por outro personagem, nossa percepção da personalidade de cada um dos personagens seria diferente.
 
Bom minha mémoria pra esse livro anda meio enevoada
Faz tempo que eu o li
E pra mim ela traiu o Bentinho, sim
mas tb ele era ciumento demais e burro
se sabia que ela era dissimulda, devia ter desistido do casamento.
E Dom Casmurro tem semelhanças com Otelo de William Shakespeare
Com uma diferença Otelo só é traído pelo seu ciúme doentio e mata quem ama, mas o único traidor na história é o amigo ganancioso,em Dom Casmurro parece que ninguém é santo, nem Bentinho o ciumento que quer que todos tenham só a visão dele e que quase mata o filho, o amigo da onça/amante e a Capitu na sua dissimulação, ou seja todos se merecem :lol: :lol:
 
Eu acho que ela pode até ter traído mas o filho era dos dois sim, casmurro que era paranóico!
 
AHHHHHH!! Vejam isso, vejam isso!!

"Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti" - "Eclesiastes" - citado por Bentinho

É uma frase que dá para tirar várias conclusões, eu sei... mas só reforça a minha: o cara é tão doente de ciúmes que acabou gerando toda a situação em sua própria cabeça (oras! ele mesmo se reconhece como um ciumento!!) :D
 
~·*Preciosssssa*·~ disse:
AHHHHHH!! Vejam isso, vejam isso!!

"Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti" - "Eclesiastes" - citado por Bentinho

É uma frase que dá para tirar várias conclusões, eu sei... mas só reforça a minha: o cara é tão doente de ciúmes que acabou gerando toda a situação em sua própria cabeça (oras! ele mesmo se reconhece como um ciumento!!) :D

...isso foi um toque? :? 8)
 
Eu tb sempre tive a nítida impressão q houve traição....o filho era a cara e , sorriso e o jeito de cair a cabeça e tal...ta,ta pode ser tudo da cabeça extremamente atordoada de Bentinho, mas dai a ver tanto assim...vixi....aja doença....e
u sempre achei esse um dos livros mais agoniante q eu jah li...ai me irritou muuuuito o final....pq, pq ,pq ele não fala com ela ora bolas!!!!!!!!!q falta de comunicação esse casal!!!!ta vendo?? eh por isso q tanta gente se separa hj em dia....hehe
 
eu tenhu uma péssima memória pra livros passados pelo colégio, mesmo sendo um q eu li esse ano..... :)
mas minha conclusão....
traiu sim....pq? se eu naum me engano diz q ele passou um bom tempo tentando engravidar Capitu e naum conseguia....conclusão:ele era estéril....ou seja, o filho naum podia ser dele.....e eu já to viajando aki.....
minha professora tb disse q tem gente q defende q ele era homossexual e talz....bom....aí eu já naum sei....
 
Olha só, para quem não se convence da fidelidade da Capitu *risos...
Tem um ensaio-romance chamado Capitu - Memórias Póstumas, de Domício Proença Filho que é bem bacana. É a Capitu narrando os fatos, se defendendo... sei que só valeria de verdade se fosse do Machadão, mas a versão do cara tem uns bons argumentos de defesa...
 
Tive uma prova sobre este livro em Julho! :D Acho que ela não traiu, mas isso gera discussão, como o Deriel falou pra meses e meses. Observem minhas conclusões:

Bentinho é fraco, manipulado e extremamente desconfiado e ciumento. Ele tinha vontade de enfiar as unhas no pescoço de Capitu, como ele mesmo disse, doente de ciúme. Menino mimado, acabou desenvolvendo uma personalidade neurótica e carácterizadora do Título do livro; Casmurro.

Ele narra o livro, isso é um fator importantíssimo, só temos uma visão unilateral da estória, narrada por um protagonista secundário com todos os outros fatores contra apontados anteriormente. O ódio e ironia com que ele narra os acontcimentos é também considerável.

Ele intimamente invejava as qualidades de Capitu de ser dissumulada e manipuladora, isso ele deixa claro. Capitu era safa, essas características não eram fundamnetais para criar uma concepsão de que ela traiu. O fator principal seria Ezequiel, mas o fato dele se parecer com Escobar não quer dizer nada, isso acontece muito; e ele ainda por cima imitava muito bem Escobar, como até o agregado.

Sim, Capitu se via descontente com Bentinho em algumas situações, mas ela não dava motivos reais para mostrar que queria a separação ou traição, isso era hiperboízado por Bentinho/narrador.
 
Pelo que conheço de obras machadianas, a palavra "traição" é um tanto aberta à varias interpretações. É aquele caso de: não precisa beijar na boca para trair, ou ir para cama para existir traição.

Ou seja, também se trai por outros meios, seja por palavras, atos, ações...

No caso de Capitu, sabemos muito bem que ela era muito inteligente, e ao meu ver, traiu sim, só que aí entra na psiquê de Bentinho, que era paranóico, psicopático e um muito ciumento.

Para ele, a Capitu fez uma coisa muito errada, que leva o leitor (através da narrativa da obra) a acreditar na traição.

O que estou querendo dizer é: Bentinho, através da narrativa de Machado, nos leva a acreditar na traição carnal, física, mas pelo que me lembro não é de fato confirmada.

É lógico que existiu traição, mas não da forma que a narração nos leva a cre, mas acredito ter ocorrido de uma outra forma não carnal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo