1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Mais um rascunho meu pra vocês. Não está completo, está muito "hasty", mas contém algumas informações interessantes ;)

    ======================================
    Dol Guldur
    ======================================

    A história de Dol Guldur, a fortaleza em Mirkwood onde Sauron refez sua força na Terceira Era, inveitavelmente começa pela história de Oropher, que era pai de Thranduil e portanto avô de Legolas. Infelizmente esta história nunca foi muito desenvolvida por Tolkien, mas é dito que Oropher era um Elfo de Doriath que após a Queda deste reino partiu para Mirkwwod, criando um reino próprio ao sul da mesma, na colina de Amon Lanc (que significa "Colina Nua" pois sempre foi desprovida de árvores) mais atrde a colina onde foi construída a fortaleza de Dol Guldur.

    Os detalhes são esparsos e de certa forma contraditórios, uma vez que a origem da história, a própria Queda de Doriath, não foi escrita por Tolkien em pessoa mais sim por Christopher Tolkien e seu amigo Guy Gavriel Kay tomando como base algumas notas deixadas por Tolkien. Eles acreditavam que era necessário concluir a história para que O Silmarillion fosse lançado, então tomaram a liberdade de eles mesmos a escreverem. Mais tarde muitas das decisões tomadas na escrita dA Queda de Doriath mostraram-se contraditórias com informações que Christopher Tolkien veio a conhecer, estudar e publicar. Este é o material que temos para trabalhar.

    Os motivos que levaram oropher a mudar seu reino de Amon Lanc para o norte, onde o encontramos na Terceira Era sob o reinado de Thranduil é dito no Apêndice B de "A História de Galadriel e Celeborn" ter sido motivada por duas razões: afastar-se dos Anões de Moria e um certo ressentimento pela intrusão de Celeborn e Galadriel em Lórien:

    "to be free from the power and encroachments of the Dwarves of Moria, which had grown to be the greatest of the mansions of the Dwarves recorded in history; and also he resented the intrusions of Celeborn and Galadriel into Lorien."

    E em uma nota do "O Desastre dos Campos Gladden" temos que ele se mudou três vezes em direção ao norte para fugir ao crescente poder de Sauron. De qualquer forma Oropher abandona Amon Lanc em direção norte, deixando um vazio de poder e possivelmente um terreno preparado, que foi invadido por Sauron em algum momento do primeiro milênio da Terceira Era. Não sabemos o destino final de Oropher, mas parece ter perecido, junto com grande parte de seu povo, na Batalha da Última Aliança, deixando o governo a cargo de seu fiulho Thranduil.

    Sabemos que já em 1100 os sábios reconheceram que existia um poder maligno em Amon Lanc e a partir de então ficou conhecida como Dol Guldur, "Colina da Feitiçaria" e seu desconhecido morador como "Necromante". Apenas em 2063 foi feita a primeira incursão em Dol Guldur com a finalidade de expôr a verdadeira identidade do morador de Dol Guldur, mas que terminou em falha e o "Necromante" fugiu antes de ser exposto. Oretorno do Necromante a Dol Guldur se deu apenas em 2460.

    Em 2850 Gandalf realiza uma segunda excursão a Dol Guldur, desta vez conseguindo de fato verificar que o Necromante era de fato Sauron. Nesta mesma incursão Gandalf encontra Thrain, pai de Thorin Escudo-de-Carvalho, de quem Sauron retirara o últimos dos Sete Anéis deixando-o para morrer nas masmorras de Dol Guldur, e obteve dele o mapa da Montanha Solitária e a chave. Tal acontecimento seria o estopim, 90 anos depois, das aventuras de Bilbo na montanha solitária, após Gandalf ter conectado os pontos e percebido que aquele Anão moribundo era Thrain.

    Apesar de tudo, por atuação de Saruman, o Conselho Branco só tomou atitude contra Sauron em 2941, mas era tarde demais. Cerca de 10 anos depois Sauron se declaram abertamente, reconstrói Barad-dur e envia 3 Nazgûl para tomar novamente posse de Dol Guldur. Dentre esses três sabemos de Khamul, o único Nazgûl com um nome próprio conhecido. Apesar de mudança do ponto focal de poder de Sauron para Mordor, de forma alguma Dol Guldur ficou inativo. Dol Guldur voltou-se contra Lórien.

    Durante a Guerra do Anel Dol Guldur atacou Lórien por três vezes, forçando-a a dedicar-se totalmente contra tal inimigo. Apesar de ter tido as fronteiras muito castigasdas, Lórien conseguiu resistir e, após a destruição do Um Anel, Celeborn conduziu o exército de Lórien para o norte em barcos pelo Anduin e a própria Galadriel "threw down its walls and laid bare its pits". E este foi o final definitivo de Dol Guldur.
     
  2. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Deriel, até onde eu sei Oropher moreu na batalha de Dagorlad. Ele seu exérciuto se recusaram a lutar sob o comando de Gil-Galad, e avançaram contra o exército de Mordor cedo demais. Foram, porém, forçados a recuar até os pantânos mais ao norte de Dagorlad, e lá o exército de Oropher foi praticamente dizimado, e o próprio Oropher morto antes que a ajuda de Gil-Galad pudesse chegar. Esses pâtanos seria mais tarde os Pântanos Mortos.
     
  3. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    A função de posto avançado de Mordor que Dol Guldur adotou na Guerra do Anel foi importantíssima para Sauron; demandaria tempo demais e o Inimigo perderia o pequeno "elemento surpresa" caso um comando em Dol Guldur fosse abandonado.

    Na pior das hipóteses, Dol Guldur servia como um "posto de vigia" contra Lothlórien e o Reino de Thranduil; sob a chefia de Khamûl, um aviso viria sem tardar até Barad-dûr caso um desses dois reinos élficos se levantasse na guerra contra Sauron.

    Por outro lado, Dol Guldur, de certo modo, pode ter se tornado um estorvo. Mesmo para alguém do brilhantismo militar de Sauron, atacar em três frentes de batalha (Minas Tirith, Dol Guldur e a Montanha Solitária) não é uma tarefa fácil. Os meados da Segunda Era, logo depois da forja do Um Anel, demonstraram, em meu ver, que Sauron realmente era mais habilidoso quando concentrado num foco de batalha individual. Àquela época, quando os elfos ainda tinham força para desafiá-lo e Númenor erguia-se imponente sobre as ondas do Mar, Sauron assolou a Terra-média através da guerra aberta. Ele virtualmente "varreu" Eriador, botou medo nos Anões, estraçalhou o povo de Celebrimbor e controlou grande parte do Oeste da Terra-média por um tempo considerável. Não fosse por Númenor, Sauron teria esmagado Lindon antes do tempo.

    Talvez, acredito, Sauron tivesse se dado melhor concentrando-se, primeiramente, no seu maior desafio no final da Terceira Era; indubitavelmente, Gondor. Sem as outras frentes de ataque, Sauron contaria com um contingente a mais de tamanho considerável, e talvez conseguisse, de fato, tomar Minas Tirith.

    Mas enfim, são só especulações...

    Deriel, se não estou enganado, Oropher tombou quando fez um ataque precipitado contra as forças de Sauron na Última Aliança; boa parte de seu exército pereceu com ele (acho que 2/3, um número assim...) e então Thranduil saiu da guerra com os sobreviventes.
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Thranduil partiu da Guerra após a destruição de Sauron ou depois da morte de Oropher, ambas as versões constam do Contos Inacabados.

    Na primeira Oropher tomba e Thranduil retorna com os sobreviventes após a guerra (não é citado a quantidade dos mesmos) e na segunda Oropher tomba em um ataque aos Portões de Mordor e Thranduil retorna com o 1/3 dos sobreviventes.
     
  5. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Dol Guldul foi importante para Sauron na Guerra do anel, tanto por ser um centro de informações sobre Lothlórien e o reino de Thranduil, e os homens da floresta, alcançando quem sabe até Erebor e Valle, um posto de comando para Sauron estender de forma mais completa seu braço para o norte.
    Não creio que ela tenha sido um estorvo de maneira alguma para Sauron, já que ela facilitou e muito a Guerra para ele, e caso o anel não fosse destruído por Frodo e continuasse perdido, Sauron teria dizimado a TM com a ajuda de Dol Guldur, já que ela impossibitava, que Lothlórien, os homens da Floresta, anões e os elfos de Thranduil partissem para um confronto direto contra as forças de Barad-dur em uma possível aliança com Gondor, tendo que se ocupar com a ameaça que Dol Guldur representava para o norte caso fosse deixada agir livremente.
     
  6. Coronel

    Coronel Usuário

    nossa adorei essa passagem.. :D
     
  7. Unholy Master

    Unholy Master Chess Piece

    Dol Goldur sem duvida seria um ponto fortissimo de concentraçao da Guerra apos a queda de Gondor,que,por mais tardia que viesse,viria sem duvida alguma.Afinal de contas,uma concentraçao de tropas de Sauron aconteceri ali,evitando assi,no caso de derrota,uma longa marcha de Mordor ate o norte.Seria literalmente a segunda parada das forças de Sauron apos o fim de Gondor.
     

Compartilhar