1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Outros Sistemas Dogs in the Vineyard

Tópico em 'RPG' iniciado por Armitage, 3 Jun 2007.

  1. Armitage

    Armitage Usuário

    ...o jogador, Misha, foi vago:

    "Eu quero que minha fé supere minha dúvida."

    Bolei a cena: Você está sentado na enfermaria. Uma garotinha teve um acidente de cavalo, e está muito mal. Você está sentado ao lado da cama, e parece que ela não vai viver. Ela olha pra você e diz: - "Eu só queria servir ao Senhor Deus. Porque tenho que morrer? Não quero morrer!"

    Eu faço a aposta: 13 , A garota, Sophia, morre, mas não antes de cuspir meio-litro de sangue em cima de você.

    O jogador não consegue cobrir a aposta, e falha, O personagem fica confuso, tomado pela dúvida... que supera sua fé.

    O jogador agora tem que bolar a consequencia disso - ele escolhe um Trait: Relacionamento, com a garota morta. Nós ainda nem começamos a jogar (talvez sim, mas pelas definições do jogo ainda não), e um jogador tem um Relacionamento com uma garota morta. Legal. Ainda não decidí se incluirei o sobrenatural na campanha, mas o fantasma da garota - real ou imaginário, vai assombra-lo pelo resto do jogo.


    - - -


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "Entre as leis de Deus e as boas intenções dos fracos, está você.
    Entre o povo de Deus e seus demônios, está você.

    As vezes, é melhor alguém morrer do que muitos sofrerem.
    As vezes, você tem que cortar o braço para salvar o corpo.

    A ovelha desgarrada merece julgamento?
    O pecador merece o perdão?

    Você decide."



    É essa chamada de Dogs in the Vineyard, RPG que faz grande sucesso no exterior e que é um dos maiores representantes da indústria "Independente" (diga-se: que está de fora do cenário Pop, formado pelas grandes Wizards, White Wolf, SJGames, etc. )

    O jogo tem uma premissa bem focada: Os jogadores são viajantes visitando povoados resolvendo problemas e mantendo as coisas "na linha". Essa é a premissa do jogo, e não dá pra fugir disso.

    Os jogadores são autoridades religiosas ("a palavra de Deus"), e são a lei aos olhos dos fiéis. O foco do jogo são os conflitos morais - quando se é "o dono da verdade", o que acontece quando uma questão não tem uma
    "verdade" clara? Você impõe a sua "verdade" ? Até onde está disposto a chegar pra isso? Quando é a hora de parar? Pelo quê vale a pena arriscar a sua vida? E a dos outros?

    O cenário padrão é o velho-oeste americano, mas pode ser substituído facilmente - o livro até trás um capítulo de construção de povoados, independente de cenários. Só pra ter uma idéia das possibilidades:


    - Jedis in the Vineyard: Jedis e padawans investigando incidentes em povoados de Tatooine, em busca da verdade e de justiça;

    - Monks in the Vineyard: Idade Média, jogadores são monges dominicanos - os temidos "God's Watchdogs", vestidos de manto preto e acompanhados de inquisidores, visitando vilarejos no interior da Europa prontos para acender a fogueira ao menor sinal de heresia (alguem aí lembrou de O Nome da Rosa?);

    - Clerics in the Vineyard: Clérigos de um Deus autoritário de Forgotten Realms, vagando por povoados de Faerun botando os fiéis na linha;

    - David Carradine in the Vineyard: David Carradine e seu fiél ajudante vagam pelo mundo aplicando a única lei que conhecem: a lei do Kung Fu ; (ok, essa foi podre)

    etc, etc, etc.


    O jogo utiliza dados de 4, 6 e 8 dados, e uma mecânica parecida com "Poker" - baseada em apostas. O jogo começa já na criação do personagem: o jogador tem que encarar um desafio chamado a iniciação, que é inventado pelo jogador, e cujo resultado será importante no futuro (como visto no exemplo lá em cima, no começo do post).
     
    Última edição: 4 Jun 2007
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Taverneiro

    Taverneiro Old school

    Pow sem saber estava jopgando Monks in the Vineyard! Fiz uma mini-campanha exatamente com essa proposta, o que prova que boas idéias independem de sistema.

    Quanto ao jogo em si estou dando uma olhada em alguns previews e resenhas. A ambientação foge do convencional mesmo, estou montando um cenário nesse estilo e quando vi Dogs n the Vineyard vi que muito vem de encontro ao que eu procuro.

    Prefiro a ambientação western, na verdade jah jogamos até algo no estilo Tom Sawyer nesses tempos... vou ver se o preço vale a pena, ae compro qdo arrumar emprego XD
     
  3. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Muito interessante. Poderia postar mais a respeito!!

    E qual é o site oficial?


    __________________

    Tem esse explos no livros? Jedis??
     
  4. Armitage

    Armitage Usuário

    Aqui vai um exemplo de como funciona a mecânica de dados (eu ainda não li na íntegra, mas é mais ou menos assim):

    (Já deu pra ver que alguem vai morrer nessa história né? )


    edit: Arcanjo, a premissa básica do jogo é fazer os jogadores (fundamentalistas religiosos ou ideológicos) se confrontarem com as consequencias de seus atos, e refletirem sobre seus valores. Esses cenários diferentes não vêm com o jogo (apenas o padrão - velho-oeste, e algumas sugestões soltas), mas tem um capítulo só de criação de cidades e suas questões , que pode ser usado em qualquer cenário, desde missionários portugueses doutrinando aldeias de índios no Brasil, até Proxies doutrinando povoados no multiverso de Planescape). Esses exemplos de Jedis, Monges, etc. foram tirados de sessões de jogos transcritas na internet. O site oficial é:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Edit2: Arcanjo, olha um trecho da construção de cidades:
    1) decida o que está deixando pessoas com medo; medo leva à descontrole;
    2) decida o que está deixando pessoas com raiva; raiva leva à injustiça;
    3) decida o que está deixando pessoas com ódio; ódio leva à morte;
    4)....

    Isso não te lembra alguma coisa? ( Yoda: "Medo leva à raiva; Raiva leva a Ódio; Ódio leva ao Lado Negro".) :)
     
    Última edição: 4 Jun 2007
  5. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Esse jogo parece muito doido!!!
    Já tinha ouvido falar dele mas nunca tinha lido a respeito.

    Vai pra lista! :D
     

Compartilhar