1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Doenças genéticas na Terra-média?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nessä Nólatáry, 2 Fev 2013.

  1. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Bom diante de tanta discussão sobre os enigmas do professor, entao vos pergunto seria provável algum elfo, anao, hobbit ou qualquer outro ser, nascer cego, surdo, mudo, deficiente tipo nao poder andar ou nascer com braços ou pernas pequenas. O que acham?? Seria possivel eles terem as doenças de hoje??
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    Creio que sim... até em pensar que, se os hobbits não foram "criados" por Ilúvatar como os Edain ou os Eldar, ou ainda os Anões por Aulê, então eles podem muito bem ser uma "leva" de homens que teve deficiência genética e veio mais "baixinha"! :dente:

    Levando-se em consideração que eles vivem mais que humanos atuais - 100 anos era considerada uma idade "frustrante" para morrer, como Otho Sacola-Bolseiro que morreu aos 102 - e atingiam a maioridade somente aos 33 anos, penso se eles não descendiam até de algum númenoriano perdido por aí.

    Tá, viajei... :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Ana Lissë

    Ana Lissë Nazgûl boazinha

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    Pois é, eu já tinha me perguntado a mesma coisa sobre os hobbits. Seriam como os nossos "anões", só que com pés peludos?

    Bem, quanto às deficiências, não li qualquer relato sobre o assunto em obras, mas como não há relatos afirmando, também não há relatos negando. Sendo a Terra Média uma "versão antiga" de nosso mundo, tudo o que ocorre aqui pode bem ocorrer lá. Então eu digo que uma deficiência podia muito bem ocorrer sim.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    Conta-se no Silmarillion que originalmente os filhos primogênitos e sucessores tinham sido criados mais resistentes e fortes para garantir que eles não desaparecessem por acidentes e que a corrupção só viria a afetar a todos com o passar do tempo. De maneira que os primeiros homens e elfos eram mais resistentes a qualquer tipo de mácula e peste, no sentido que se dá à palavra quando Frodo menciona a ausência de manchas na beleza de Lothlorien (das coisas de Lórien que não foram manchadas ou corrompidas).

    No que concerne ao conceito de mácula, Tolkien trabalhou com uma idéia bem ampla que incluía também o contexto em que os livros foram escritos no que o estudo da genética e a luta contra o Nazismo teria sido conhecidos por ele. Afinal, especula-se que o tronco indo-europeu de onde teria vindo o inglês (um dos 15 maiores troncos idiomáticos sendo falado por uns 45%¨da população mundial ao lado do sino-tibetano que é falado por 25% da população do mundo), teria tido origem em um povo chamado ariano provenientes de uma região ao norte da Índia e que na época o termo não havia caído em desuso por causa da guerra. (inclusive o norte, no Himalaia estão regiões igual Nepal e Tibet que são regiões bem místicas da cultura humana mundial)

    Não obstante, o que cai em desuso não significa que perde importância e podemos considerar alguns tópicos interessantes que tiveram sobre meio-orcs e o caso do vesgo ou estrábico que aparece em algumas passagens. O estrabismo aparece como de herança genética na oftalmologia:

    De forma que ainur, Sauron ou Saruman (com grande conhecimento do povo de Aule) podia introduzir alterações negativas e criar mutações e doenças, podendo inclusive espalhar a peste como o ocorreu na primeira Era quando, se não me engano morreu uma irmã de Túrin (Lalaith).

    Dos nazistas e da luta pela herança pura da cultura original dos arianos sai uma corrupção da busca conveniente da falsa pureza contra a corrupção física alegada pelo exército alemão, de que existiriam povos naturalmente doentios.

    Quer dizer, porque houve a corrupção do mundo e por causa da corrupção dos corpos dos filhos tanto humanos quanto elfos foram diminuídos da estatura original como aponta o diálogo de Finrod e Andreth.

    Para os homens a época desta queda é uma névoa sobre o passado desconhecido, entretanto aqui e ali há sinais de que os corpos dos homens podem ser diminuídos de corpo como é o caso dos Altos homens de Númenor em oposição aos homens médios de Rohan ou os primitivis de leste e sul. Entretanto são poucas as referências diretas a esse assunto.
     
    Última edição: 3 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
  5. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    E será que os hobbits se enquadrariam nessa categoria de "mutação"?

    Mas eles eram considerados um povo "bom", ao menos em comparação com os orcs ou trolls... rs.
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    :) Pelo que se interpreta das obras existia a forma correta de criar variedade biológica da parte dos Ainur (que não era seguido por Sauron ou Saruman). Essa variedade dentro de uma mesma família ocorre como no caso dos anões miúdos que Túrin encontra e que são diferentes dos anões clássicos que eram maiores e mais poderosos.

    Mas é digno de nota também que na formação da terra, o passado é uma época especialmente favorável a lugares cheios de radiação, substâncias em constante alteração como é o caso do vulcanismo e a variedade poderia aparecer simplesmente por se habitar em lugares favoráveis a uma seleção, mutação, combinação ou divergência (as forças da evolução).

    Até mesmo hoje em dia vivemos em um mundo assim e continua ocorrendo igual na época dos Hobbits. Existem também lugares nas cidades em nossa sociedade que funcionam como anestésicos que tiram a sensibilidade e humanidade das pessoas transformando-as em robôs tanto quanto álcool ou drogas. Estas forças da natureza, da qual a bolha das redes sociais participa, tendem também a criar separações na biologia.
     
  7. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    sobre os Hobbits, em particular, dois trechos das cartas de Tolkien podem ser considerados:

     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    Re: doenças geneticas na terra -media???

    .

    O Silmarillion diz que cada Era trará novidades jamais previstas, penso ser este o caso dos hobbits e dos beornings na Terceira Era. e, sim, eles são parte da família humana.

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Os Ainur não têm hröa, sequer se reproduzem (salvo raras exceções), portanto não sofrem mutações. Nós Eldar somos imunes a mutações gênicas, devido à existência de uma desoxirribonucleopolimerase reparadora, capaz de refazer a base genética orgânica a partir da "marca" encontrada no interior do nucléolos. Os Atani são parcialmente mutáveis, pois a mutabilidade é a própria essência Ataniva, sendo também a causa de sua decadência ao longo das Eras. Os Hobbits originaram-se de uma mutação gênica sofrida pelos Homens Médios que viviam na Floresta das Trevas, talvez causada pelo mal de Sauron, não como corrupção, mas como adaptação, o que os levou a se esconderem abaixo da terra e diminuir de tamanho; os pés e mãos ficaram peludos com o resistências às baixas temperaturas e à imundície em baixo da terra, na qual eles viviam nesses tempos sombrios.
    Os Cazari são menos mutáveis que os Atani, mas também estão suscetíveis à praga da mutação, que deteriora e corrompe a quase tudo o que existe na terra.
    As demais plantas e animais são altamente suscetíveis à lenta deterioração causada pela mutação, porém as espécies em suas formas puras são re-introduzidas por Deus com o passar do tempo.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Fail Fail x 1
    • LOL LOL x 1
  10. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Ainur incluem Maiar?

    Creio que os Maiar reproduzem... Melian teve Lúthien como filha. Já os Valar acho que não reproduzem, embora se casem.
     
  11. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim.

    Mas Tolkien disse que Melian foi a única Maia a se reproduzir (daí o "raras exceções").
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Ela reproduziu porque casou com um elfo?

    Os Maiar que se casássem entre si não eram férteis? Sim, pq se os Valar casavam, provavelmente os Maiar também...

    Será que foi por isso que Lúthien veio tão "excepcional", por ser filha de uma Maia?
     
  13. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Posso confirmar com mais calma depois (creio que Tolkien fala sobre isso no Ósanwë-kenta ou em algum dos textos do Morgoth's Ring), mas acho que o Professor abandonou a ideia de Ainur terem filhos entre si. O Ainu que quisesse ter filhos deveria assumir um hröa (um corpo físico) da espécie com a qual ele vai reproduzir (Melian assumiu um hröa pelfico, por exemplo).

    E sim, parte dos poderes e da beleza de Lúthien decorrem do fato dela ser filha de Melian.
     
  14. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Então, digamos, os Maiar eram ainda mais belos que os elfos?

    E seguindo essa "gradação" (rs), os Valar eram ainda mais belos que os Maiar?
     
  15. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Exatamente. O Valaquenta descreve os Valar como "poderosos, grandes e belos", excepcionalmente Varda, "[cuja] beleza não pode ser descrita em palavras de Homens ou de Elfos, porquanto em sua face ainda resplandece a luz de Eru".
     
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar