• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dodo

Deriel

Administrador
Um pequeno e singelo FAQ para todas aquelas pessoas que, como eu, acham que os dodos rox 8-) (por algum motivo quando falam em dodo me lembro do Boo)


1. O que é um dodo?

O dodo é uma ave extinto, acredita-se que por volta de 1681. O dodo era uma ave cinza, que não voava e pode ter sido um parente distante da família dos pombos. Tinha um bico grande em forma de gancho e um tufo de penas brancas adornando o rabo.

Surpreendentemente pouco é sabido sobre o dodo e seu modo de vida. Alguns cientistas acreditam que o dodo era extremamente gordo, entre 20 e 23 quilos. Outros especulam que era mais magro e uma ave corredora. Não existem espécimes vivo de dodo para examinar e pinturas e desenhos do dodo são muito diferentes em representar o seu tamanho.

2. Qual o nome científico do dodo?

O nome científico do dodo é "Raphus Cucullatus".

3. Onde o dodo vivia?

O dodo vivia na Ilha Maurício, que é localizada na costa leste da África. Na ilha o dodo tinha poucos ou nenhum predador e era seguro para uma ave viver no solo. Isto mudou com a introdução de animais ferozes e com a influência do homem.

4. Quandoo dodo foi descoberto?

O dodo foi observado pela primeira vez em 1581, por visitantes das Ilhas Maurício.

5. Quando o dodo se tornou extinto?

A data exata é incerta, mas acredita-se que foi extinto por volta de 1681.

6. Por que o dodo foi extinto?

Quantoo homem introduziu novas espécies o dodo se mostrou uma presa fácil. Contudo, a influência direta do homem através da caça também teve um papel importante - eventualmente levando à extinção da espécie.

7. Usam a palavra "dodo" como um insulto. Ele era de fato estúpido?

Não! O dodo, sendo um animal, não tinha o mesmo nível de inteligência dos humanos mas não sofria da falta de esperteza. Esta falácia parece ter origem no fato de que os primeiros visitantes da ilha ficaram surpresos ao perceber que o dodo era um pássaro amigável - apesar do fato de ser morto em grande número. Apenas porque um animal não demonstra um medo inato de um predador introduzido (homem) não significa necessariamente falta de
inteligência.

8. Por que as pessoas usam a expressão "morto como um dodo"?

O dodo é uma ave extinta e frequentemente lembrada por sua morte.

9. Onde eu posso encontrar uma imagem do dodo?

Desenhos de dodos podem ser facilmente encontradas em enciclopédias ou em livros de pássaros extintos e na web. Lembre-se, contudo, que o dodo era uma ave cinza pois alguns artistas "espertos" acham que os dodos parecem melhor em rosa, roxo, azul ou mesmo verde.
 
É por causa dessas coisas que eu fico com raiva do Homem.. :disgusti: Se ele não se achasse o dono do mundo, talvez pudéssemos conhecer o Dodo e muitas outras especies diferentes de animais e vegetais !
 
Esqueletinho do Dôdo:

dodoskel.jpg


Modelo de Dôdo:

dodomode.jpg
 
Dirhil disse:
Derico disse:
8. Por que as pessoas usam a expressão "morto como um dodo"?
Alguém fala isso?? :o?:

Costumava-se falar nos idos dos anos 70/80. Eu peguei esse tempo :mrgreen:

Mas as coisas são esquecidas em ritmo acelerado. Extinção da gramática, etc. :grinlove:
 
O homem também faz parte da Natureza; e na Natureza a mais sagrada lei é a Lei do Mais Forte.

Isso não signifca que eu concorde com a extinção de espécies.
 
Ana Lovejoy disse:
Ó o preconceito lingüístico!! :lol:

Não é preconceito! 8-)

Segundo o dicionário Houaiss, existem as formas dodô, dodó e dodo. Dôdo não existe. :lol:

Mas cuidado ao falar dodó, pois, ainda segundo o Houaiss, um dodó também é "uma unidade de peso correspondente a sete arráteis." :roll: :lol:
 
Eönwë disse:
Ana Lovejoy disse:
Ó o preconceito lingüístico!! :lol:

Não é preconceito! 8-)

Segundo o dicionário Houaiss, existem as formas dodô, dodó e dodo. Dôdo não existe. :lol:

Mas cuidado ao falar dodó, pois, ainda segundo o Houaiss, um dodó também é "uma unidade de peso correspondente a sete arráteis." :roll: :lol:

Ué, é preconceito a partir do momento que você não aceita que eu fale diferente. Vai me dizer que carioca tá errado quando fala 'churraSSSSco'?

:obiggraz:

Nevermind, tô só brincando =]
 
Ana Lovejoy disse:
Eönwë disse:
Ana Lovejoy disse:
Ó o preconceito lingüístico!! :lol:

Não é preconceito! 8-)

Segundo o dicionário Houaiss, existem as formas dodô, dodó e dodo. Dôdo não existe. :lol:

Mas cuidado ao falar dodó, pois, ainda segundo o Houaiss, um dodó também é "uma unidade de peso correspondente a sete arráteis." :roll: :lol:

Ué, é preconceito a partir do momento que você não aceita que eu fale diferente. Vai me dizer que carioca tá errado quando fala 'churraSSSSco'?

:obiggraz:

Nevermind, tô só brincando =]

Eu até aceito, mas que tá errado, isso tá. :obiggraz: :lol:
 
Ué, é preconceito a partir do momento que você não aceita que eu fale diferente. Vai me dizer que carioca tá errado quando fala 'churraSSSSco'?

Ana, cariocas não falam chuSSSSco, eles falam Churrasshhhhco :lol:
P.S>: Não que eu tenha preconceiro contra o seu churraSSSSco :lol:
 
Eu pensava que era sobre crianças pequenas que tentam falar "Frodo"...









:rofl:

Gosto muito do Dôdo (Dodô, enfim), mesmo que ainda não tenhamos sido apresentados. :cool:


:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo