• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doações para SC

Hum, eu ainda acho que mais do que resposta da natureza, às vezes tem um pouco de reflexo de atos mal pensados. Hum. Que não me levem a mal nem nada, mas construir casa em morro, tipos que é pedir pra ver cair num toró, né. Porque sério, desde que me conheço por gente vejo reportagem de barraco caindo nos morros do Rio em época de chuva mais forte, isso deveria no mínimo servir de exemplo em outras regiões. Aí o pessoal pensa que só porque a casa é de tijolinho e blablabla o terreno não vai responder da mesma forma numa tempestade? Conseqüência né.

Por outro lado entra naquela: se a geografia não permite, onde é que essa gente moraria?

Enfim, não culpando ninguém, mas só dizendo que a "culpa" (ou resposta, ou whatever) não é bem da natureza.

Edit: falando sobre SC, né. Porque sobre Minas eu não estou por dentro do terreno nem do assunto (ainda).
 
Anica, creio que o problema em Santa Catarina não foi necessariamente construir sobre o morro, mas perto deles. São propriedades rurais que estavam cercadas por montes e sofreram com os deslizamentos, caso diferente do sujeito que vê estar praticamente na beira de um precipício e mesmo assim decide construir lá.

Você tem razão sobre a falta de planejamento e as conseqüências disso nos barracos Brasil afora.
 
Mas se um morro desliza fazer algo no pé desse morro não dá meio na mesma? Acho que a falta de planejamento é a mesma. E sério, eu lembro de lugares como em Joinville que até o cemitério ficava em um morrinho. Mas é como eu disse, a região inteira é meio montanhosa, era construir ou simplesmente não morar lá. Não é isso que eu julgo/critico. É só que às vezes as pessoas simplesmente fazem a construção sem o cuidado extra que o terreno requer. Culpa mais da prefeitura que deveria controlar esse tipo de coisa, acho eu.
 
Pois é, a região é montanhosa, por isso acho que a sensação de perigo quando se constrói em algum lugar cercado por morros é menor que quando se faz num lugar na beira deles. Ainda assim, penso que na maioria dos casos é uma questão de bom-senso não construir em certas áreas.
 
conversei com o pessoal da defesa civil, e eles me disseram que há chances de transferir parte das doações para SC, que estão sem lugar para armazenar, e mandar para MG...

***

Bem, vcs falaram de morros e fiquei pensando... minha vó mora em SC e é bem na encosta de um morro.. mas lá não tem lugar que não seja perto ou no próprio morro... a cidade não é plana... sem contar que é uma construção bem antiga... certa vez minha vó fez um jardim e pra separar do quintal, ela fez um muro... que descia do jardim para o quintal... uma vez deu uma chuva e o muro veio abaixo... quase caiu em cima dela, que estava carpindo e tal... Foi uma fatalidade... mas problema que em todo o estado choveu MUITO... então foi tipo um dominó... todas as peças, em cima de um grande pudim de lama... Deu no que deu!!! Mas não sei se as pessoas são necessariamente culpadas...
 
Você resumiu bem, a cidade não é plana. Penso que o problema em Santa Catarina é um caso especial.

Sobre as doações, se não me engano, a Cruz Vermelha está fazendo o mesmo. Como há falta de espaço em SC, eles enviarão o excesso para Minas, por isso essas entidades ainda não começaram nenhuma campanha em prol do estado.

As Defesas Civis da maioria dos municípios também estão remetendo as doações excedentes para a população carente de suas próprias cidades.
 
é triste isso, fico imaginando as pessoas no desespero, vendo a vida mudar totalmente de uma hora pra outra, por isso sou feliz com o que tenho, agradeço sempre por poder ver o dia nascer (acordo 04:30) e continuo rezando por todos que precisam, tento ser sempre uma pessoa boa, pois não tem como ser soberbo, a qualquer hora nosso mundo pode virar.
 
Cabal disse:
é triste isso, fico imaginando as pessoas no desespero, vendo a vida mudar totalmente de uma hora pra outra, por isso sou feliz com o que tenho, agradeço sempre por poder ver o dia nascer (acordo 04:30) e continuo rezando por todos que precisam, tento ser sempre uma pessoa boa, pois não tem como ser soberbo, a qualquer hora nosso mundo pode virar.

:sim:



:tchauzim:
 
ontem vi uma mulher aqui em Foz que perdeu tudo porque a casa dela pegou fogo! Nunca vou me esquecer do desespero... Dois dias antes do Natal...
 
Amélie disse:
ontem vi uma mulher aqui em Foz que perdeu tudo porque a casa dela pegou fogo! Nunca vou me esquecer do desespero... Dois dias antes do Natal...

É muito triste mesmo . Ano passado , aqui na cidade , um moleque de 20 anos voltava de uma festa na faculdade , no carro dos pais , uma Picasso . Ele estava bêbado e tinha usado drogas , a Picasso capotou e caiu no " corguim " . A Picasso ficou do tamanho de um Celta ... Se me lembro bem , isso aconteceu no dia 20 de Dezembro . Imagina a tristeza da família .




:tchauzim:
 
Como será que passaram o Natal as famílias prejudicadas pela enchente? Penso eu que esperança, força, foi o que não faltou na cabeça dessa gente toda...
 
Assim espero que tenha sido Giacon, pois tem situações que só vivendo pra saber como é, sinceramente espero não passar por isso nunca, mas como não sabemos o que a vida nos aguarda, peço a serenidade e compreensão para poder lidar com tudo que vier a ocorrer, mesmo torcendo pra que nunca aconteça, temos que ter sempre uma consciência côsmica, entender que somos terráqueos e que o mundo é nosso, não apenas meu bairro, minha rua e etc..., assim o mundo todo ficaria melhor e conseguiríamos lidar com tudo muito melhor, seria tão bom ver a grana gasta em armamentos ser revertida para crises como essa.
 
Anica disse:
Enfim, não culpando ninguém, mas só dizendo que a "culpa" (ou resposta, ou whatever) não é bem da natureza.


E eu tenho certeza disso. Estive pensando: será que antes da região (onde ocorreram as enchentes) ser civilizada, na época em que só existiam florestas e lagos, será que algum morro chegou a ceder? Será que houve alguma enchente grave naqueles tempos? Sei que o clima era mais favorável e tal...

Acho normal que a gente fique tentando encontrar uma culpa para o que aconteceu quando a verdade é que vários fatores levaram para este fim, não se pode culpar uma coisa só.

Eu fico tão nervosa quando vejo casas em beira de morros, e as pessoas sem a menor esperança de se mudarem de lá, continuando a aumentar a família, mais várias gerações que viverão no mesmo lugar e nós que olhamos de fora sabendo que uma hora ou outra, aquilo tudo vai ceder... E quando cede, eles reformam o local e continuam lá. Não tem outra opção. :(
 
"temos que ter sempre uma consciência côsmica, entender que somos terráqueos e que o mundo é nosso, não apenas meu bairro, minha rua e etc..."

Pois é. Só me surpreendo com o quanto isso pode ser difícil às vezes.
 
Raphael disse:
"temos que ter sempre uma consciência côsmica, entender que somos terráqueos e que o mundo é nosso, não apenas meu bairro, minha rua e etc..."

Pois é. Só me surpreendo com o quanto isso pode ser difícil às vezes.


Porque não fomos educados para pensarmos sempre no coletivo. Somos individualistas desde o nascimento, nessa sociedade. Apenas as circunstâncias nos obrigam às vezes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo