1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Do q vc gosta mais na obra de Tolkien?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por AragornII, 27 Ago 2004.

  1. AragornII

    AragornII Usuário

    Eu gostaria de saber o q mais chama a atenção de vcs nas obras de Tolkien?
     
  2. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Não, não é o Frodo 8-)

    É a forma pela qual ele descreve as emoções dos personagens. Apesar de ter trolls, elfos e coisas do gênero, que em nosso mundo não existem, a obra se torna mais real pelos personagens serem emocional e psicologicamente parecidos com a gente, além do que os hobbits eram lendas em vários lugares, além de Fangorn e Lothlórien, o que faz pensar que uma lenda dentro de uma lenda pode significar que a lenda não é tão lenda assim...

    Viajei muito?
     
  3. Luiz Correra

    Luiz Correra Usuário

    em primeiro lugar a obra como um todo, a grandeza dela..... a riqueza de detalhes em tudo....

    isso que a Saranel falou acima é uma verdade.... inconscientemente a gente se identifica com os personagens, aliás, com as emoções deles.....

    essa da lenda dentro da lenda é uma boa sacada mesmo, acredito q o mestre foi intencional nesse aspecto
     
  4. O-Ninja

    O-Ninja Usuário

    Po...é incrível como ele conseguiu criar um mundo...uma história "antes desse mundo começar" e tudo +...as línguas faladas,a descrição da cena...d+++++++++++ :D
     
  5. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Eu acho isso tudo junto! a histo ria que Tolkien criou é tão rica que dá a impressão de que chegou um momento que Tolkien não mais decidia o que aconteceria, pois tudo seguia uma linha natural de ocorrência. Quer dizer, a história e os personagens são tão completos que temos a impressão de que Tolkien só narra uma história que não poderia ter sido de outro jeio, certo?
     
  6. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Acho que tirando a obra toda. hehehehe. a História emocionante, a criação de uma mitologia, a criação de uma lingua, da maior epopéia comtemporanea?
    Hummmmm..... :mrgreen:
     
  7. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Só pelo fato de se ler os apêndices já dá pra ver que simplesmente inventar tudo aquilo é dificílimo.

    Num trecho de uma das cartas ou HoME do Tolkien (acho que foi qdo ele falou sobre Sauron ter ou não levado o Um pra Númenor) ele disse que cria que Sauron não conseguiria fazer outra coisa (é mais ou menos isso...)

    Mas cria?! Caraca então ele realmente estava sendo guiado por alguma outra força!

    embora eu não creia que fosse algum encosto...
    :mrgreen:

    Na minha humilde experiência de escritora amadora (bota amadora nisso), posso dizer que às vezes tenho um final pros personagens, mas que acaba vindo outro depois, além dos volteios da história toda.

    Só Túrin já dá pra deixar qqr um de boca aberta!! 8O
     
  8. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Concordo com a Saranel em gênero, número, grau e qualquer outra flexão possível. Tolkien, para que sua história fosse verossímil, abriu mão algumas vezes de gostos pessoais para dar-lhe esse ar de verdade. Talvez tenha havido momentos em que ele gostaria que um personagem seu (Fëanor, por exemplo) tivesse final feliz, mas todo o seu passado implicava em um "desfecho inevitavelmente diferente", e, por isso, muito mais dramático e realista.
     
  9. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Eu gosto da forma como a obra toca meu fundo emocional, não sei se eu tenho mania de ler as coisas e viajar encima delas mais a forma como as obras de Tolkien me tocam não é normal. Como disseram acima, a forma como os personagens de Tolkien agem, pensam, são bem parecidas como a forma que nós agimos, as vezes heroicamente, as vezes covardemente, tudo dependendo da situação, do local. Isso faz com que ao ler, nos coloquemos na mesma situação do personagem (eu pelo menos) e dá pra tirar algumas boas lições de vida de dentro da obra.

    A forma descritiva de Tolkien também me agrada, muitas pessoas não gostam, dizem que cansa mais me faz sentir imersa no cenario, eu acho isso um ponto forte nao obra dele.
     
  10. Fraoust

    Fraoust Usuário

    os hobbits pq eu pareço um; e demonstram ser o povo mais feliz e abençoado
     
  11. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Os mais felizes eles até podiam ser mais quanto a mais abençoados creio eu que não. Senão eles teriam as mesmas mordomias dos elfos, como poder partir para as terras imortais, ou seriam pelo menos mais bem reconhecidos, até a a terceira era muitos dos homens (e mesmo elfos ? não tenho certeza) não sabiam da existencia dos hobbits, isso é facilmente percebido quando lemos o Senhor dos anéis.

    Mais com certeza absoluta os hobbits são criaturas fantasticas.
     
  12. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    É toda a filosofia de vida q o livro conta nas entrelinhas.
    Tolkien conseguia deixar entre entendido coisas muito complexas e com poucas palavras.
    Por isso q ele é, e sempre sera o cara
     
  13. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    É toda a filosofia de vida q o livro conta nas entrelinhas.
    Tolkien conseguia deixar entre entendido coisas muito complexas e com poucas palavras.
    Por isso q ele é, e sempre sera o cara :amem:
     
  14. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Eu gosto dos elfos, das suas línguas, dos hobbits, das batalhas, das lições que o professor nos dá. :wink:
     
  15. Lärien Oronär

    Lärien Oronär Usuário

    Nossa, eu não poderia ter escrito nada melhor.
    Concordo com cada linha! E sem falar, amei a frase: "o que faz pensar que uma lenda dentro de uma lenda pode significar que a lenda não é tão lenda assim..." É confuso, mas é exatamente isso!
     
  16. Decipher

    Decipher Usuário

    Eu gosto da obra ser bem detalhada (o q ás vezes pra muita gente é ruim, pra mim é ótimo) dá pra entrar mais na história! Gosto tb, como a Saranel disse, a emoção dos personagens, e como a gente consegue entrar mesmo na história, parece q vc está lá do lado, vendo tudo o que os personagens fazem! :wink: Obra mais espetacular q conheço!
     
  17. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Nao viajou nao!! Eu tbm acho isso! Heuehue eh meio dificil de acreditar neh?! Mas mesmo assim, ele descreve com tanta perfeiçao nao somente os sentimentos de todas as personagens, como tambem dos locais. Tem vezes que eu me sinto dentro do livro, no meio da Planicie de Rohan ou no Condado. Mas nossa imaginaçao tbm ajuda um pouquinho =P

    Disseram aih tbm que parece que a historia corre de uma maneira tao natural que nao poderia ter sido de outro jeito. Sim! Os personagens tomaram conta da ficçao e passaram a escrever suas proprias historias. Isso acontece algumas vezes (algumas nao tao bem sucedidas :P). Com Tolkien nao foi diferente: ele começou escrevendo coisas q nao teriam outro final senao os que tiveram
     
  18. A maneira como ele descreve as histórias, as emoções, os lugares, as pessoas, enfim a maneira como ele escreve... :grinlove: Me apaixonei a primeira vez que li... :grinlove: Logo nas primeiras linhas fiquei perdida de amor, e até no momento em que toquei no livro a primeira vez senti uma forte emoção era como está sonhando, posso está exagerando para vocês mas queria muito ler as obras de Tolkien e quando as li não me decepcionei ele para mim é completo e perfeito, se é que existe perfeição...
     
  19. -Glîrien_

    -Glîrien_ Usuário

    Eu gosto da profundidade ,da riqueza de detalhes ... É diferente de outros livros ,pq parece que tem vida própria .Não é só ler uma história ,mas entrar em um mundo de verdade ....
     
  20. Lúthien_mel

    Lúthien_mel Usuário

    Apenas parece que não preciso estar acordada... que meu maior sonho pode ser viver para sempre por entre as árvores de Valfenda.
    A vida na Terra Média parece continuar, apesar da ausência de seu criador... ela não esta limitada naquelas página.
    A eternidade é, além do sonho, o que mais me encanta e me domina na obra que Tolkien deixou iniciada para cada um de nós.
     

Compartilhar