• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Do megabyte ao yotabyte: saiba quanto cabe em cada medida de armazenamento

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Em 2020, o volume de dados no mundo poderá alcançar 35 zettabytes, de acordo com a consultoria IDC. Mas você tem ideia de quanto espaço de armazenamento é necessário para guardar tudo isso? Os dados abaixo foram calculados a pedido do UOL Tecnologia pela fabricante de discos rígidos Seagate e pelo Laboratório de de Arquitetura e Redes do Departamento de Ciência da Computação da Poli-USP.

Megabyte, Gigabyte, Terabye: qual o tamanho disso tudo?
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-1-1406907685100_300x300.jpg

    Megabyte
    Lembra daquele disquete (ou disco flexível) que costumávamos usar para guardar dados? O de maior capacidade podia armazenar até 5,76 MB: daria para salvar só 5 fotos digitais ou ouvir um arquivo de música em mp3 com aproximadamente 5 minutos de duração. Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-2-1406907710754_300x300.jpg

    Gigabyte
    Usar pendrives para guardar arquivos e levá-los onde você quiser já é algo bem comum. Num dispositivo de 1 GB, daria para gravar 320 fotos digitais (.jpg), mas com resolução bem maior do que no exemplo anterior. Se fosse guardar só músicas, você gastaria 16 horas para ouvir toda a lista (dá para ir de avião de São Paulo a Moscou durante esse tempo). Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-3-1406907726089_300x300.jpg

    Terabyte
    Para aqueles que precisam de mais espaço, já existem HDs (discos rígidos) externos, que bem como pendrives tem a facilidade de serem portáteis. Um HD externo de 1 TB pode armazenar cerca de 40 filmes em alta definição ou 500 jogos. Já em fotos digitais de alta resolução, seriam 320 mil e em músicas, 16,6 mil horas (666 dias ou quase 1 ano e 9 meses). Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-5-1406907756171_300x300.jpg

    Petabyte
    Para armazenar 1 PB em dados, seria necessário um data certer (local projetado especialmente para guardar dados de empresas) que ocuparia uma área total de 1.000 m2, com 4.000 máquinas (entre servidores e estações de trabalho). Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-6-1406907771068_300x300.jpg

    Exabyte
    Para armazenar 1 EB em dados, seriam necessários 71 data centers que, juntos, ocupariam 9 campos de futebol. Se cada homem, mulher e criança do planeta guardasse consigo 1 pacote de arquivos de 2,5 GB (entre fotos, músicas, documentos, vídeos e outros) conseguiriam alcançar 1 EB - considerando que a população geral é de 6,9 bilhões de pessoas. Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-7-1406907783731_300x300.jpg

    Zettabyte
    Para guardar 1 ZB em volume de dados, seriam necessários 73 mil data centers que, juntos, ocupariam toda a área da Cidade de São Paulo ou 9 mil campos de futebol. Essa é a demanda aproximada de armazenamento no mundo. Foto: Arte/UOL
  • do-megabyte-ao-yotabyte-saiba-quanta-informacao-cabe-em-cada-medida-de-armazenamento-8-1406907799589_300x300.jpg

    Yotabyte
    Por fim, temos 1 YB, uma quantidade gigantesca de dados: para você ter ideia, seriam necessários 75 milhões de data centers, que ocupariam toda área do Estado de São Paulo. Foto: Arte/UOL
fonte
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Apesar dessas unidades não serem novidade pros crânios aqui do fórum, pros que ainda não conhecem é sempre bom saber nomes que podem se tornar bem mais habituais no médio e longo prazo.
 
Lá pelos idos de 2002 quando vinha a hora de incluir trilha sonora em um joguinho que seria salvo no disquete eu precisava economizar o máximo possível de espaço e optar por arquivos MIDI ao invés de MP3/wav.

Pra quem for curioso vai notar que o texto escolhe usar de exemplos as imagens e a música para apresentar a utilidade da memória. Isso porque filosoficamente falando, a memória que é guardada dos computadores (incluindo IAs ou sistemas como o Google), se constrói sobre uma arquitetura que equivaleria, na mitologia grega, ao nível das musas. A saber, cada uma delas tinha uma especialidade:


Com o passar do tempo o número de símbolos "Musas" do conhecimento, se fossem continuar a lógica, incluiria outras candidatas a filhas de Mnemósine como a musa da matemática, da química e por aí vai...

Para os estudiosos a visão é que o nível da existência tende a ser suportado em uma arquitetura, no mínimo, um nível acima. Por exemplo, Mnemósine (a mãe das musas) não encerrava em si outras divindades primordiais como Chronos e Chaos. Ela tendia a ser especialização de Gaia que gerou a deusa da memória a partir de recursos de "forma" e de "não forma" ou "além forma" (como um banco de matéria-prima externo à memória). A divindade da memória era só um dos rios de uma geografia em pontos de vista. As musas no caso apareciam como versões infantis de Mnemósine, estando ela própria especializada quando se comparada a Gaia e outras divindades primordiais.

No que o banco de recurso externo usado pelas divindades primordiais possuiria afundamento dimensional. E é como tentarem enxergar todas as cidades do mundo a partir da praia de Copacabana. Elas estão lá, mas os parâmetros que moldam o espaço, o tempo e o que seriam para os gregos outras divindades primordiais impedem sempre que todas se misturem no mesmo momento no mesmo ponto.
 
Akira, seu post começou em 2002 salvando musica de jogos em arquivo MIDI, regressou até as Nove Musas mitológicas e parou na praia de Copacabana para tentar enxergar todas as cidades do mundo. O que foi isso?
 
Foi prazer e puro deleite Elring...

Minto... também foi... mas principalmente para aproveitar o potencial do thread, muito mais por causa do universo dos computadores os quais são influenciados pela mitologia grega e seu legado (principalmente na parte da memória). Os hackers já quiseram fazer nome de fama e virar "mitos" ou "lendas" dos computadores. Por sinal até software nomeado por causa de Mnemósine tem.

Observe que a face da memória que o usuário simples enxerga tem sido principalmente baseada em som e imagem voltados para entretenimento e que elas se correlacionam perfeitamente com as filhas da mulher de Zeus. Elas representavam a música, os textos, as histórias, a astronomia... musas voltadas para o prazer e deleite (Zeus possuiu Mnemósine por nove noites, eita) e que também eram memória. Talvez daí venham expressões como "uma idéia puxa a outra".

Nota-se também que uma das funções da memória é estimular que as pessoas se descubram e descubram as respostas para perguntas através da curiosidade. Eu simplesmente não resisto em aprofundar o tema da memória.

Etimologia na prática:

mnemonic (adj.)
"aiding the memory," 1753, back-formation from mnemonics, or from Greek mnemonikos "of or pertaining to memory," from mnemon (genitive mnemonos) "remembering, mindful," from memne "memory, a remembrance, record, an epitaph; memory as a mental faculty," from base of mnasthai "remember," from PIE root *men- "to think" (see mind(n.)). The noun meaning "mnemonic device" is from 1858. Related: Mnemonical (1660s).

PS: Quem curtir animê tem duas obras que abordam os temas de arquitetura, memória e prazer que é mostrada pelo sorriso cada vez maior do personagem no post do Fúria a medida que a memória aumenta em razão da mudança na abordagem da arquitetura do hardware.

Em Serial Experiments Lain (precursor e influência de Digimon) há uma garota que depois de passar do primeiro estágio ("hacker") deixa de depender da arquitetura física do próprio computador (e do corpo dela também) para poder acessar a casa das outras pessoas. Ghost in The Shell é semelhante, embora com as respectivas particularidades. São animações que captam o mesmo espírito da dinâmica que movia o povo diante do panteão grego. As modificações nos avanços a cada novo hardware estão subordinadas ao mesmo raciocínio.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo