1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dj é músico?

Tópico em 'Música' iniciado por Anwel, 27 Set 2009.

?

Dj é músico?

  1. Sim.

    15 voto(s)
    44,1%
  2. Não.

    19 voto(s)
    55,9%
  1. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Um pouco inspirado no tópico criado pelo zorba -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e mais por conversas que tive com amigos, resolvi colocar essa questão aqui também no fórum:


    Um Dj pode ser considerado um músico?
     
  2. zorba

    zorba VAI CORINTHIANS!

    ai ja é diferente!!!!

    no sentido de fazer musica, o DJ pode ser considerado sim, um musico!!!!!
    pois ele cria as musicas mixando batidas e versões de outras musicas, e isso da bem mais trabalho do que apertar o play e cantar:só as cachorras!!! rsrs
    agora no sentido de aptidão musical, acho que não, porque ele (quando DJ) não toca nenhum instrumento!!!!!!!
     
  3. vinicius_limpe

    vinicius_limpe Usuário

    Concordo!!!
     
  4. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    Estou aqui para discordar de vcs..xD
    Sou DJ, produtor musical, baixista, guitarrista e digo, que se não tivesse uma prévia formação musical, seria um péssimo DJ.
    é claro que existem por aí DJs "trocadores de músicas", mas uma boa parte é conciente de que é necessário ter um pouco de conhecimento teórico para produzir seus Sets, Mixes, Remixes, Mash-ups e Samples.

    O bom DJ conhece as músicas do seu case, sente como as pessoas se comportam nas pistas e sabe a música exata para ser tocada naquela hora. Enquanto uma música esta no "play", outra já é "posicionada" (cue) e mais uma é planejada. O profissional (principalmente mobile-djs) também tem que conhecer todo tipo de equipamento, desde a mídia onde estão as músicas até amps, mixers, etc... e deve ter técnicas de LJing (Light-jockey, conhecer o conjunto de iluminação) e VJing (video-jokey).
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. vinicius_limpe

    vinicius_limpe Usuário

    E por isso que concordei com Zorba mas nem sempre com você mesmo citou eles são como você.
    Você pelo visto e do tipo interessado pelo trabalho e gosta de o fazer bem feito.
    Acertei?
     
  6. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    Sim!! Horas e horas praticando, procurando músicas, pesquisando Rankings- As Mais Pedidas, mais algumas horas praticandoO... XD
     
  7. vinicius_limpe

    vinicius_limpe Usuário

    Então eis a questão muitos estão nisso apenas por status e grana e pouco se importam com como estão se importam apenas se vão receber ou não?
    Vejo que o seu caso e diferente:você e do tipo de pessoa que trabalha por que gosta.E esse e o tipo certo de pessoa.Parabéns
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Mas então vc não é só Dj arthur, e não se encaixa no perfil da minha pergunta. ;)

    Agora me responda:
    Se vc fosse SÓ dj, vc acha que você poderia ser considerado um músico? O que você pensa dos outros djs só djs?
     
  9. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Do momento que um Dj cria, uma musica completamente original, ai sim ele é musico, isso na minha opinião.
    Não acho que ele seja um musico, quando de certa forma ganha dinheiro em cima de musicas já feitas, e então somente as remixa.
     
  10. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!



    Beleza entao amigo, me fala um dj que consiga fazer meia duzia de acordes num violao?
    alias, ache um que saiba o que e um modulo grego? ou que leia um partitura?
    se achar um que faça isso digo que ele e musico, se nao.... :think::think:
     
  11. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    Certo, então DJ que não produz música não pode ser considerado músico?
    E as bandas covers, também só tocam músicas compostas por outros.
    Pessoas que fazem uma outra versão da música, seja um acoustic ou house-mix, também não comporam nada. Já pensaram visto desse ângulo?


    Me ache um músico que sabe estrutura de bars & beats, BPM counting, pitch-range, equalização, FXing...
    Cada qual na sua necessidade...
     
  12. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Discussões nomenclaturais como essa tendem a não levar para muito ponto de acordo. Afinal de contas, se ele é ou não músico, isso seria um fator para (des)merecê-lo? E, depois, se para ser músico é preciso tocar instrumento, então quem faz uma faculdade de Música com habilitação de regência não vai sair de lá músico (ao menos com o que ele estudou, pelo menos com mais ênfase, dentro da universidade). E muitos compositores também não o seriam.
     
  13. Neil Peart

    Neil Peart Usuário

    Se DJ (só DJ) é músico então produtor de disco (só produtor) também é!

    Não! Para ser músico, tem que tocar ou cantar decentemente, ou no mínimo compor música (não qualquer porcaria)!
     
  14. arthurreis

    arthurreis Disse "Aiya" para o

    O quão "decentemente"? Tem muito artista por aí que não toca praticamente nada e se diz músico :neutral:
     
  15. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Isso é muito relativo. Se tomarmos como exemplo o DJ Gigi D'agostino, esse cara sim é músico. Fera. Genial. Não sei se é músico por formação, mas possui uma genialidade fantástica.

    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=ZjP1Z8ffrbc"]YouTube- Gigi D'agostino- Elisir(Your Love)[/ame]

    Compare com o Bonde do Tigrão. Esse nem merece comentários. :omfg:

    Ser músico é ter estudo e compreensão da música de forma mais ou menos racional, ter uma metodologia sobre composição e sonoridade. Isso também é relativo.

    Músicos considerados gênios da música contemporânea, como Yanni e Vangelis, por exemplo, não possuem formação específica em música - o que conta é a musicalidade, o dom da composição em si.
    Há em contrapartida pessoas que estudam música a fundo, mas não desenvolvem um talento singular a ponto de os projetar. Portanto, se DJ é músico ou não, é relativo.
     
  16. Tuor

    Tuor Usuário

    Também acho que é relativo. Existem alguns DJs que produzem suas músicas e fazem uso de sintetizadores e/ou ztares. Para isso é necessário um conhecimento de instrumentos como o teclado, sonoridade, melodia, etc. Goldfrapp, por exemplo, tem sons de bateria; algum conhecimento eles têm.

    Quanto a um DJ que só faz sets de músicas feitas por outros DJs, o principal é sincronizar, emendando uma música n'outra; se torna mais simples.
     
  17. Aurus

    Aurus Neon God

    Quem faz habilitação em regência precisa previamente tocar algum instrumento, faz parte do teste para entrar na faculdade, meu guitarrista faz regência, e eu não tenho dúvidas de que ele é músico.
    E é impossivel ser um compositor sem ser músico eu te digo, se você compõe, você entende de música, se não você simplesmente não da conta de fazer a música.
    Eu costumava ter preconceito com DJs e música eletronica antes de começar a me afundar mais nesse meio da música, mas agora não me restam duvidas de que se você faz algo, qualquer coisa no meio da música, se você faz direito você é músico. Um DJ não chega la e simplesmente coloca músicas feitas por outras pessoas pra tocar, ele faz muitas outras coisas que eu desconheço, mas sei que ele faz muitas coisas, e que não é fácil como todos dizem ser. =p
    Mas eu ainda fico com Rock'n roll a qualquer outra coisa. (L)
     
  18. Elfo de Valfenda

    Elfo de Valfenda Happy to see you

    Não existe uma resposta certa pra essa pergunta, mas pelo simn pelo não vou no sim. Como todos já disseram, pra ser qualificado como músico o DJ tem de ter um conhecimento prévio sobre música, ao invés de ficar só rodando um cdzinho e escolhendo músicas.
    É "aquela coisa" né, alguns levam o que fazem a sério , infelizmente outros não...
     
  19. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    DJ é DJ.

    Músico é músico.

    Se fossem a mesma coisa, teriam o mesmo rótulo/nome para identifica-los. Se há necessidade de um novo nome, então há algo essencialmente diferente neles, mesmo que trabalhem com melodias.

    Não vamos falar de compor algo decente. Se formos por baixo, então todo mundo aqui é erudito e especialista em assuntos aleatórios.

    Se um ou outro DJ tem formação musical, não os torna músicos. Se eles são músicos além de ser DJs é outra coisa, mas não tentem dar rótulo de músicos para DJs por serem DJs. Dá uma confusão...

    Outro dia, fui assistir aquele filme sobre Hachiko, o akita fiel (Sempre a seu lado), a versão Hollywood. (não tenho problema algum de gostar de versões e covers. Tem gente que prefere o Gun´s Roses cover do que o próprio Axl rose cantar)

    O professor no dia fatídico, após terminar a exposição musical, volta-se para a classe, e fala sobre um talentoso e famoso músico da época da invenção da gravação sonora. Que ele se recusava a gravar suas obras porque "algo se perderia".

    Em minha opinião é meio exagerado. Adoro ouvir "Pompa e Circunstância" regido pelo seu criador Sir Elgar. É a versão mais doce que já ouvir ser executada em toda minha vida. Se não fosse pela maravilha moderna da gravação em preto em branco (na época), esta que vos escreve jamais teria sido agraciada com tão bela melodia.

    Mas o próprio Elgar diz "Por favor, toquem hoje como se nunca tivessem ouvido antes"

    E essa é a essência de um músico. Que surjam piadas de mau gosto que se intitulam músicos, não podemos evitar. Da mesma forma que é impossível evitar que surjam os DJs mequetrefes.

    Mas o DJ é DISC JOKEY. A escollha de palavras não é fútil, carrega consigo a essência do que é ser um DJ: como nas corridas, a atenção não é para o cavaleiro, mas para o cavalo.

    A atenção não é para o Jokey, mas para o autor/músico que compôs a música.

    Que o DJ moderno possua um maior grau de liberdade para alterar/deturpar/melhorar a música original, não muda o fato que ele não pode interpretar com a liberdade do compositor/músico/autor pode. Ele fica limitado pela versão/versões que possuir da música naquele momento.

    A pior coisa de qualquer profissional é se deturpar, se iludir em ser algo que não é. Ele não conseguirá ser o que é, nem ser o que ele quer que digam dele.

    Se o DJ quer ser considerado músico, então que ele se divirta/trabalhe sendo DJ, mas persiga o "sonho" de ser músico.

    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=gxqFdcZz974"]YouTube- Elgar conducting Pomp and Circumstance March no.1[/ame]
     
    Última edição: 31 Mar 2010
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Rikky

    Rikky Unleash His Hard Fury

    Analisando de uma maneira meio filosofica(e totalmente deturpada) o DJ e o musico seriam iguais.
    Mas analisando o lado pratico(embora também deturpado) da coisa vemos que não é assim.
    DJs são quase musicos, quase progressivos. Se fizessem musica, ao invés de apenas modifica-la/deturpa-la seriam sim musicos.

    No meu ponto de vista o que define um musico não é a tecnica, o conhecimento teorico nem nada disso, é o interesse e a dedicação com que ele encara a coisa toda.
    Ser musico é criar, descobrir, inventar(e descobrir que alguém ja inventou antes de você). Ser DJ é modificar, alterar, acrescentar, inverter e etc.

    Basicamente é a mesma coisa, porem com finalidades diferentes.
     

Compartilhar