1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diz amigo e entra!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por TorUgo, 8 Out 2008.

  1. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Estive a pensar... (hoje estou uma autêntica máquina de pensar! XD)

    O portão Oeste de Mória, ou o Portão de Hollin, como creio que também era chamado, era muito lindo e tal... com aquelas inscrições todas e isso...

    Mas para o abrir, a Irmandade/Sociedade teve apenas que dizer "Amigo" em élfico (Quenya penso...) ou seja "Mellon"...
    Mas na segunda era, quando Sauron destruiu Eregion e Mória fechou os seus portões... porque é que Sauron, que conhecia bem as Línguas dos Elfos (e que tinha passado MUITO tempo em Eregion) não se virou para as portas e disse: "Mellon"...

    Seria bem mais fácil do que dar lá com a cabeça de um porco como fez no Regresso do Rei!... (no filme! lool)...

    ;D
     
  2. Tuor

    Tuor Usuário

    Não me lembro de Sauron ter ido alguma vez para Moria, nem querido entrar. Seu próximo passo depois de pôr o Um foi atacar Eregion porque naquele momento soube que os Elfos tinham descoberto seu real propósito e esconderam os Três Anéis, que o interessavam.

    Sobre Grond, aquilo foi outra coisa completamente diferente. Ele vinha para atacar Gondor e necessitava do aríete para derrubar os portões de Minas Tirith e invadir a cidade, matando todos e vencendo. Ele queria acabar com os povos livres e não queria dar chance alguma de rei nenhum retornar a reinar nada.
     
  3. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    quanto ao grond, foi só uma piada! ignorem! xD
    quanto aos portões de mória... Sauron esteve lá pessoalmente, tendo sido o último a fugir de Eriador, apenas com a sua guarda... o seu exército que atacou Eregion e mais tarde tentou atacar Lindon e Rivendell foi atacado por trás por um exército de anões quando perseguia Celeborn e Elrond... talvez se tivesse atacado directamente Mória, conseguisse estabelecer ali uma base avançada muito mais cedo do que o previsto...
     
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Gostaria de ver o trecho em que se diz que Sauron foi para os Portões de Moria. Não me recordo disso. :think:

    Mas estive observando este trecho nos Apêndices:

    "(...)pois, embora Eregion tivesse sido destruída e os portões de Moria fechados, os salões de Khazad-dûm eram por demais profundos e fortes e repletos de um povo demasiado numeroso e valente para que Sauron pudesse conquistá-los de fora."

    Eu cheguei a pensar nisso, a pensar que Sauron teria grandes problemas tentando invadir Moria porque, além de haver muitos Anões no momento, ele desconhecia o local em seu interior, por certo. Ele entraria num labirinto de cavernas e isso seria um tiro no pé. Os Anões só fugiram do local quando despertaram o Balrog, aí já viu, isso foi só um passo para que os orcs posteriormente se espalhassem pelo local.

    Edit: as inscrições no portão de Moria apareciam à luz da lua e/ou das estrelas, se não me engano. Se Sauron foi até lá, pode ser que não tenha visto as inscrições, e se viu interpretou que tem que ser amigo para entrar, e ele portanto desconhecia a tal palavra.
     
    Última edição: 8 Out 2008
  5. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    XD... eu já me tinha lembrado dessa passagem... XD... mas gosto de começar discussões assim... depois vou adicionando elementos, se mais ninguém se lembrar... realmente talvez Sauron não fosse muito vitorioso em Mória, mas a pergunta é principalmente: Todos podiam entrar pelos portões de mória mesmo que fossem inimigos!? pois eu já li que mesmo que não estivesse um anão a guarda-la ela abrir-se-ia para alguém que dissesse a palavra chave!...
     
  6. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    acho estas duas fontes fiáveis... no segundo é afirmado inclusive que o portão de Mória foi o que fez Sauron não invadir mória:

    ;D
     
  7. Tuor

    Tuor Usuário

    Podiam, se dissessem mellon. Mas primeiro teriam que entender o idioma das inscrições, e principalmente, teriam que interpretar o que estava escrito profundamente, pois teriam que ler "diga 'amigo' e entre" ao invés do "diga, amigo, e entre" (dizer o quê?, diria qualquer um).

    Então nesse caso, das duas uma, IMO:

    - ou era dia e Sauron não viu nenhuma abertura na parede de montanha (o Portão não poderia ser encontrado de dia porque não se vería indícios de um, exceto pelas duas árvores que poderiam indicar mas que não eram decisivas); ou mesmo sendo dia, Sauron viu por onde os Anões entraram, mas não soube como abrir aquela passagem misteriosa;

    - ou era noite e Sauron leu as inscrições, interpretando que o chamavam de amigo e pediam para dizer algo que desconhecia.

    Edit: de qualquer forma, mesmo que Sauron soubesse como entrar, não seria uma atitude inteligente. Não naquele momento.
     
    Última edição: 8 Out 2008
  8. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    acho isso pouco provável! não se esqueça que Sauron ou Annatar viveu muito tempo em Eregion e provavelmente sabia como entrar em mória, já que esta estava aberta a todos os elfos dali!...
     
  9. Tuor

    Tuor Usuário

    Nesse caso há uma diferença. Pelo que sei os Portões viviam abertos pois não havia perigos de invasões, guerras e mortes. Ou seja, com tudo escancarado sem problemas que os fizessem ser fechados, elfos e anões entravam e saíam na hora que queriam. Pode até ser que Annatar tenha dado uma visitada, mas duvido que conhecesse todo o local.

    Quando ocorreu de Sauron pôr o Um e se revelar e os elfos descobriram, esconderam os Três e fugiram, mas aí Sauron já estava às suas portas, declarando guerra, e destruindo tudo. Nesse momento é que o Portão foi fechado. Assim, mudo uma opinião que eu tinha: possivelmente Sauron sabia exatamente onde estava o Portão, entre as duas árvores. Mas mantenho a opinião de que duvido que soubesse como abrí-la. E se soubesse, Moria estava infestada de Anões, e Sauron estava mais preocupado com os Anéis de Poder.
     
  10. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    hum... :D eu acho esta discussão interessante! só n percebo pk parece que só nós os dois pensamos assim! XD
     
  11. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Sindarin, se não me engano, pois era a língua élfica mais usada na Terra Média
     
  12. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    A chave que abre o portão de Moria não deixa de ser uma grande ironia para um mestre de excepcionais habilidades como era Sauron. Duvido que, sabendo que a construção dos portões foi feita por Nárvi e Celebrimbor, Sauron não tenha queimado muitos neurônios imaginando as mais complexas fórmulas e encantos para desvendar o segredo; tal como fez Gandalf, com a grande diferença de o Senhor dos Escuro nunca iria dizer a palavra "Amigo".
     
  13. LeOoOzin

    LeOoOzin Usuário

    Certamente acho que é isso. Pois pela cabeça das pessoas más "amigo" não existe no vocabulário.
     
  14. Tonso

    Tonso Hum! Carne de

    Fazendo uma pergunta: Por que Sauron invadiria Moria?

    Ele apenas queria subjulgar os povos livres, que exerciam certa resistência contra o seu poder, nunca foi o caso dos anões, que sequer se aliaram a Última Aliança.

    E podem ser outros dois pontos: Sauron pode ter feito um pacto de coexistência com os anões, deixando-os de lado enquanto destruia os outros povos ou ele simplesmente sabia do que havia nas profundezas de Moria.
     
  15. Por que ele não entendeu a ambigüidade da frase..?É o mais provável
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!


    Na Segunda Era, Sauron estava muito interessado em Eregion, mais precisamente no Povo Joalheiro de Celebrimbor, pois entre eles ainda restavam Alto-Elfos e que eram poderosos na fabricação de objetos de poder. E a aliança entre elfos com os Anões de Moria foi muito bem aproveitada pelo Senhor do Escuro.

    Após a destruição de Eregion e o fechamento de Moria, Sauron perdeu o interesse pela região. Visto que, do ponto de vista estratégico, não valia a pena manter seus mais forte servos no local sem chamar a atenção de Lórien, Valfenda, Erebor e dos Homens. Mas para evitar que seus inimigos utilizassem a travessia por Khazâd-dum, Sauron infestou o lugar com milhares de orcs. Assim, elfos e homens teriam de utilizar os perigosos caminhos de Passo Alto e do Chifre Vermelho para ganhar tempo até a Floresta das Trevas. O que também não valia a pena, os riscos eram imensos.
     
  17. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    bem... isto é só para dizer ao Tonso que os anões participaram na Guerra da Última Aliança! não foram muitos é verdade, mas participaram!

    eu continuo a achar um pouco estranho que Annatar, depois de conseguir se aproximar o suficiente de Celebrimbor para com ele construir os anéis do poder, não sabia como abrir as portas de Mória que era mesmo ali ao lado!

    além disso, lembrando a cena em que Gandalf fica muito tempo à espera de se lembrar da resposta, acho um pouco estúpida! Gandalf era extremamente inteligente, ao ler "diga amigo e entre" e, tal como ele disse, ele já soubera resposta, não se lembraria ele rapidamente que a charada estava no nome!?
     
    Última edição: 9 Out 2008
  18. Tonso

    Tonso Hum! Carne de

    Tem razão, e a participação na Última Aliança não foi a única coisa. Os anões de Khazad-Dûm atacaram o exército de Sauron após a destruição de Eregion.

    Mas esse ponto que o Elring levantou demonstra que, se Sauron não sabia como entrar por este portal, conhecia outras entradas, já que Moria acabara infestada por goblins.

    Provavelmente quando Sauron estava com plenos poderes Moria conseguia defender-se; e quando despertaram a Ruína de Durin, o Senhor do Escuro estava caçando o anel, deixando os anões em segundo plano.
     
  19. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    simplesmente pq ele não tem a mínima noção do que seja essa palavra tão simples, talvez? tamanha sua avidez por poder e controle de tudo e todos?
     
  20. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    A Valinor traduziu o artigo desse segundo link =]

    Mais:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    =]
     

Compartilhar