1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Divórcio na Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Princesa de Ithilien, 12 Out 2005.

1. Soh li a trilogia do senhor dos anéis, entaum naum sei se há algo referente à isso em outros livros...Mas, existia divórcio na Terra-Média? Quais seriam os motivos pra um divórcio naquela época? :think:

2. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Não havia um casamento institucional portanto não havia divórcio. Mas separação havia sim. A mulher de Elrond se separou dele, pq não queria mais viver na Terramédia.

3. Slicer

Slicer Velho de Araque

Almarë!

Não acho que isso se classifique como "separação". Ela simplesmente foi morar em Tol Eressea, assim como Elrond certamente iria em algum momento.
    Acho que o único caso que temos de divórcio na Terra-média é Finwë e Míriel, e apenas em uma situação realmente especial, onde Míriel foi proibida de reencarnar, por escolha própria. De qualquer outra forma, um casamento no Legendário seguia as regras do casamento católico: até que a morte os separe.

Tenn' enomentielva!

4. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Podemos colocar aí também o caso de Fëanor e sua esposa Nerdanel. O marido ficou tão obsecado pelas Silmarilli e transtornado pela morte de pai, que ela não agüentou. Entre os homens, podemos citar Aldarion e Erendis. Pergunto-me se era um "escândalo" esse tipo de separação.

5. Lady Ellwen

Lady Ellwen Estelion Maia...

Lah as pessoas cassavam por vontade propria, eu acho q seria dificil as pessoas se separarem
    As pessoas se cassavam por q queriam certu?

6. Tamuríl Ar-Feinie

Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

claro q naum.... se naum hj em dia naum haveria divorcio tbm, jah q as pessoas se casam pq qrem...

7. Lady Ellwen

Lady Ellwen Estelion Maia...

Tamuríl Ar-Feinie:
    Gostei do seu Avatar, original!

8. Tamuríl Ar-Feinie

Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

obrigada^^ :joy:

9. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Era muito mais difícil a separação de um casal élfico, visto que geralmente mantinham apenas um parceiro durante toda sua vida, exceto em raros casos. Esses parceiros eram escolhidos durante a juventude e o casamento para os Eldar era algo muito mais profundo do que a troca de alianças. Quando eles casavam eles geralmente estavam dispostos a passar a eternidade com aquela pessoa.

Se você quiser ler sobre o casamento dos Eldar, sugiro esse texto muito bom
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

10. Slicer

Slicer Velho de Araque

Acho importante também notar que nas Cartas, Tolkien fala o quão patético ele achava o "casamento civil", comentando que ele transformava o casamento em um negócio facilmente dissolúvel. Para ele, apaixonado por Edith desde jovem, nunca passou por sua cabeça se separar da esposa, o que nos leva a crer que com os dados que temos, não haveria um divórcio na Terra-média.

Não acho que podemos incluir o caso de Feanor e Nerdanel como divórcio, apenas como uma separação. Mesmo assim ela morou com ele até a Rebelião. Aldarion e Erendis também, o casamento dele não foi realmente anulado ou dissolvido, eles apenas se separaram para o resto de suas vidas, mas de maneira geral ainda eram casados.
    Escândalo deveria ser, realmente. Mas acho que são casos raros entre pessoas de vontade forte ao invés de algo comum entre os súditos.

11. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Acho que me coloquei de maneira confusa no post. Para esclarecer: nos dois casos que citei, admiti ambos como separação(já que concordo com a afirmação do Fingolfin), não divórcio. :D

12. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Entendendo divórcio como processo legal seria absolutamente falsa a idéia de um divórcio na TM. O que existiria seria uma separação, mas não sei se os presentes trocados seriam devolvidos ou não.

13. Edrahil

Edrahil Usuário

Tenho pena de Aredhel, que queria se separar de Eöl, e não conseguia. O compromisso assumido parecia ser muito difícil de se desfazer.

14. putz, eh msm...
    eu nao me lembo bem, (corrijam-me se estiver errada) ele usou encanto pra "casa" com ela, neh???
    e eu axo q aí o tolkien quis reçaltar: o fruto de um casamento sem amor, dah no que dah... o maeglin, a morte de Aredhel e Eöl, e a queda de Gondolin, posteriormente. (lembrem-se que foi por causa do maeglin)

Compartilhar