• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Divindades na Terra Média

Skywalker

Great Old One
Alguém sabe se existia algum tipo de divindade adorada na Terra Média?

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Acho que em Numenor na epoca QUE O sauron estava lá eles adoravam Melkor, mas creio que Ulmo e seus vassalos tb tenham tido grande número de adoradores, os Valar no geral acho que "era cultuados" de alguma forma.

"Vamos pra Valinor"
 
Eu li hoje na Duvenor q os elfos adoravam Varda acima de todos os outros Valar, pq ela criou as estrelas, e estas foram a primeira coisa q eles viram quando eles despertaram as margen do lago.
Ajudou, Skywalker?

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Os Valar eram muitas vezes referenciados pelos homens como deuses (devido ao pouco conhecimento que os homens tinham dessas "divindades"). Já os elfos eu duvido que "adorassem" aos Valar(principalmente Feanor...hehehe), eles sentiam respeito e admiração, acho que adoração é mais "profundo" do que isso.

Glaurung, o urulóki
 
Acho que os Teleri adoravam Ulmo, pois também amavam o mar. Os sindarin realmente adoravam Varda, a quem chamavam Elbereth, nome que é facilmente encontrado em cânticos de louvos no sda...
 
Não acho que os Valar fossem realmente adorados, eles eram sim repeitados e temidos.

Sabendo da formação católica de Tolkien, não consigo seu mundo com vários "deuses"...

Eles (os valar) estavam mais próximo sim de anjos, não divindades...



---------------------
"As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias."

- Goethe
 
Lembre-se, que como todo Ingles que se preze, principalmente pelos gostos profissionais de Tolkien, ele adorava a Mitologia Nordica, etaum a solucao encontrada por ele foi botar varios deuses (deuses mesmo) criados a partir de um ser superior.
 
Os Valar sao deuses sim, nao sei se esta claro no Silma, mas no HoME esta clarissimo! Mas Iluvatar nao eh considerado Deus, mas sim algo ainda mais acima...

Havia varios deuses por causa da mitologia nordica, mas Tolkien colocou Eru para q seu livro nao fosse considerado pagao, contra o catolicismo.

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Esqueci d falar, em Numenor haviam festas para Eru (tres), o q nos leva a crer q eles o "adoravam"...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
naum tem como naum adora-lo pois os valar saunm apenas parte do pensamento de Eru.
 
Parece que Eru deu vida aos valar dando livre arbitrio para partes de seu pensamento.
viciados de plantao: me avisem se eu estiver errado...
 
Entendi mas nao sei se concordo... acho q eles sao mais q isso...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
(este tópico não deveria estar na parte de obras?)

O culto que havia em Númenor é a única menção religiosa da qual me lembro... A relação entre os Eldar e os Valar era de respeito/admiração, e no caso dos outros povos, o que havia era medo/desconhecimento...

Sendo apenas Eru o portador da Chama Imperecível, acredito que ele era o único digno do status de Deus em Eä, em várias cartas Tolkien se refere aos Valar como seres de ordem angelical, mas não divina...

-------------------------

"Sauron s, relatively smaller power was concentrated; Morgoth s vast power was disseminated. The whole of Middle Earth was Morgoth s Ring..."
 
os valar eram venerados (ou respeitados). tem até uma fala, qdo frodo encontra faramir que um dos soldados fala qdo vê o olifante:

"-Cuidado! Cuidado! - gritou Damrod aos seus companheiros. - Que os Valar consigam desvia-lo! Mûmak! Mûmak!"
Edição completa pág 695, no capítulo De ervas e coelho cozido do Duas Torres.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Eru era mais q Deus, pois deuses eram os Valar... tanto q ninguem menciona Iluvatar como Deus, mas os Valar sim...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Os Valar eram Deuses, agora uma descrição para Eru, acho que só tem um jeito possivel de chama-lo, O Unico.



Edited by - Steve on 03 December 2001 21:49:29
 
De repente Eru seria o equivalente ao deus cristão e os valar como os deuses de uma sociedade policrática....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Q topico viagem!!! Devia estar na parte Obras mesmo!

Disseram aqui q Eru é mais q deus! Po, pra mim Deus é Deus, não tem mais q ele, Deus já é o Unico! Eu não sei quanto ao q vcs acreditão, mas eu sou monoteista e sempre foi dificil entender um mundo politeis ao meu ver! Pra mim os Valar são como disseram, Criaturas angelicais, já q são partes do pensamento de Eru!
Eu to começando a ler o Silmarillion agora e isso fica bem claro! Apartir do momento q eles provem de Itúvatar não se pode dizer q eles são deuses puros, talvez semi-deuses ou deuses inferiores, não consigo entender isso direito!
Acho q eles ficam melhor como anjos da hierarquia maxima e os maiar de hierarquia inferiores!

"A vida é muito simples, portanto não complique a sua!"
 
essa discucao ta teologica demais!
Naum tem como fugir do principio universal de uma forca unica sobre todas as coisas.
Agora quer fundir a mente?
Entaum de onde vem Eru?
Meu palpite e que do vazio, portanto o vazio estaria tecnicamente acima de Eru.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo