• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ditongos

Eriadan

Well-Known Member
Aiya! Sou um estudioso da grafia Tengwar, já fiz vários cursos sobre a grafia online, e hoje suponho que saiba escrever fielmente. Agora, quanto a essas fontes, será que elas não são desprovidas de um detalhe importante?: os símbolos equivalentes aos ditongos. Não sei se você sabem, quando há ditongos (duas vogais juntas) onde existe um "i" ou um "u", usa-se um símbolo especial. Não dá para explicar todo o sistema agora. Mas quero só saber qual é o problema: não é necessário ou é um erro das fontes, vocês não usá-los? :|
 
Bom, não há nenhum problema com as fontes. Qualquer uma das fontes de tengwar mais conhecidas vêm com um mapa de caracteres. No arquivo, basta você ver qual tecla corresponde a yanta, por exemplo, que é usado em ditongos decrescentes em -i no MTP. Nesse exemplo, o "yanta" corresponde ao "l" (ele minúsculo) no teclado.

Acho que com isso já dá pra você intender o resto. :wink:
 
ok... o que eu não entendo é por quê, às vezes, ignoram esses mesmos ditongos tais, crescentes e decrescentes, na escrita online...
Proveito pra te parabenizar, parece que tem um bom conhecimento tengwariano. :wink:
 
Eldonärion, você poderia nos citar exemplos? A princípio nunca ignoramos os ditongos, pelo menos não propositadamente.

Tenn' enomentielva!
 
ok. quando o diego fernando pediu que escrevessem o nome dele em tengwar, por que colocaram o ponto do "i" sobre o "d" e o "e" na haste individual (me esqueci o nome que se dá a ela...)? não se colocaria, no caso, o sinal de i crescente, o que parece um "a" minusculo, sabe, com o tehta de "e" sobre ele? ou tanto faz, nessa situação? :?
 
Engraçado que esse tópico é da época de meus pimeiros posts, qndo eu não tinha conhecimento direito da Valinor, e achava que só eu sabia escrever Tengwar :cool: dá pra ver a prepotência, n eh? :lol: quem dera, aprendi pra car... só lendo as dúvidas e as respostas de vcs. Brigadão =]

Mas, neste assunto minhas dúvidas continuam. Em diversos exemplos, vi o uso da primeira tehta sobre a consoante, e a segunda sobre uma haste curta, quando se deveriam ter usado os ditongos... os ditongos são desprezíveis ou foram erros das fontes? :quest:
 
Um detalhe: Diego forma um hiato com "ie" e não um ditongo. Não esqueça que nem todos os encontros vocálicos são ditongos e somente esses têm as tengwar "especiais", enquanto que nos hiatos usa-se a tehta da primeira vogal sobre a tengwa antecedente e a tehta da segunda vogal sobre um suporte curto.

Acho que isso sana sua dúvida!
 
Ahá! Sana perfeitamente! :cerva: Sempre achei, realmente, que ditongos fossem todos os encontros de vogais! Mas, perdoe a ignorância :oops: e a preguiça de ir ao dicionário :mrgreen: , mas aproveitando pra deixar público logo, pois acho que muitos também devem cometer esse erro, qual a diferença entre ditongo e hiato? :quest:
 
A diferença fica se há uma vogal "subordinada" a outra vogal. Essa "vogal subordinada" é chamada de semi-vogal, que é a parte fraca do ditongo. Caso ambas as vogais sejam realmente vogais (ou seja, em Diego o I e o E tem o mesmo "peso", por assim dizer), acontece um hiato. A palavra saúde é um hiato por causa do Ú. Sem o acento agudo, seria apenas um ditongo decrescente.
Para explicações mais específicas procure em uma gramática.


Tenn' enomentielva!
 
Eu diria que é um hiato porque é pronunciado separado, não por causa do acento. O acento apenas indica esse fato, o que, realmente, é bastante útil para ajudar a determinar se é um ditongo ou um hiato.
 
Pra quê tanta complicação? :ahn?: No dicionário que eu procurei dizia simplesmente: hiato é quando as vogais juntas não estão na mesma sílaba; ditongo é quando estão na mesma silaba. Essa explicação está errada ou incompleta...?
 
lógico que está incompleta. você precisa saber a razão de vogais estarem juntas ou separadas para poder diferenciar ditongo de hiato quando bater os olhos na palavra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo