1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ditongos

Tópico em 'Tengwar & Outros Alfabetos Tolkienianos' iniciado por Eriadan, 10 Abr 2005.

  1. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Aiya! Sou um estudioso da grafia Tengwar, já fiz vários cursos sobre a grafia online, e hoje suponho que saiba escrever fielmente. Agora, quanto a essas fontes, será que elas não são desprovidas de um detalhe importante?: os símbolos equivalentes aos ditongos. Não sei se você sabem, quando há ditongos (duas vogais juntas) onde existe um "i" ou um "u", usa-se um símbolo especial. Não dá para explicar todo o sistema agora. Mas quero só saber qual é o problema: não é necessário ou é um erro das fontes, vocês não usá-los? :|
     
  2. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Bom, não há nenhum problema com as fontes. Qualquer uma das fontes de tengwar mais conhecidas vêm com um mapa de caracteres. No arquivo, basta você ver qual tecla corresponde a yanta, por exemplo, que é usado em ditongos decrescentes em -i no MTP. Nesse exemplo, o "yanta" corresponde ao "l" (ele minúsculo) no teclado.

    Acho que com isso já dá pra você intender o resto. :wink:
     
  3. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    ok... o que eu não entendo é por quê, às vezes, ignoram esses mesmos ditongos tais, crescentes e decrescentes, na escrita online...
    Proveito pra te parabenizar, parece que tem um bom conhecimento tengwariano. :wink:
     
  4. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Eldonärion, você poderia nos citar exemplos? A princípio nunca ignoramos os ditongos, pelo menos não propositadamente.

    Tenn' enomentielva!
     
  5. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    ok. quando o diego fernando pediu que escrevessem o nome dele em tengwar, por que colocaram o ponto do "i" sobre o "d" e o "e" na haste individual (me esqueci o nome que se dá a ela...)? não se colocaria, no caso, o sinal de i crescente, o que parece um "a" minusculo, sabe, com o tehta de "e" sobre ele? ou tanto faz, nessa situação? :?
     
  6. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Engraçado que esse tópico é da época de meus pimeiros posts, qndo eu não tinha conhecimento direito da Valinor, e achava que só eu sabia escrever Tengwar :cool: dá pra ver a prepotência, n eh? :lol: quem dera, aprendi pra car... só lendo as dúvidas e as respostas de vcs. Brigadão =]

    Mas, neste assunto minhas dúvidas continuam. Em diversos exemplos, vi o uso da primeira tehta sobre a consoante, e a segunda sobre uma haste curta, quando se deveriam ter usado os ditongos... os ditongos são desprezíveis ou foram erros das fontes? :quest:
     
  7. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Um detalhe: Diego forma um hiato com "ie" e não um ditongo. Não esqueça que nem todos os encontros vocálicos são ditongos e somente esses têm as tengwar "especiais", enquanto que nos hiatos usa-se a tehta da primeira vogal sobre a tengwa antecedente e a tehta da segunda vogal sobre um suporte curto.

    Acho que isso sana sua dúvida!
     
  8. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Ahá! Sana perfeitamente! :cerva: Sempre achei, realmente, que ditongos fossem todos os encontros de vogais! Mas, perdoe a ignorância :oops: e a preguiça de ir ao dicionário :mrgreen: , mas aproveitando pra deixar público logo, pois acho que muitos também devem cometer esse erro, qual a diferença entre ditongo e hiato? :quest:
     
  9. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    A diferença fica se há uma vogal "subordinada" a outra vogal. Essa "vogal subordinada" é chamada de semi-vogal, que é a parte fraca do ditongo. Caso ambas as vogais sejam realmente vogais (ou seja, em Diego o I e o E tem o mesmo "peso", por assim dizer), acontece um hiato. A palavra saúde é um hiato por causa do Ú. Sem o acento agudo, seria apenas um ditongo decrescente.
    Para explicações mais específicas procure em uma gramática.


    Tenn' enomentielva!
     
  10. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Eu diria que é um hiato porque é pronunciado separado, não por causa do acento. O acento apenas indica esse fato, o que, realmente, é bastante útil para ajudar a determinar se é um ditongo ou um hiato.
     
  11. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Pra quê tanta complicação? :ahn?: No dicionário que eu procurei dizia simplesmente: hiato é quando as vogais juntas não estão na mesma sílaba; ditongo é quando estão na mesma silaba. Essa explicação está errada ou incompleta...?
     
  12. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    lógico que está incompleta. você precisa saber a razão de vogais estarem juntas ou separadas para poder diferenciar ditongo de hiato quando bater os olhos na palavra.
     
  13. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Ah, não basta saber separar sílabas? :lol:
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    é, vai nessa :joinha:
     

Compartilhar