• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Distribuição de renda no Brasil

Adoro esses mapas com o coeficiente de Gini.
Apenas um país que me parece a Suécia está em amarelo, e um país como EUA que é tido como exemplo de muita coisa, tem uma distribuição de renda igual a países da América Latina e partes da África. Isso me faz questionar se a pobreza no Brasil é devido somente a distribuição de renda, pois pra mim quem acredita que o Brasil é um país rico é um iludido. Nosso PIB é grande mas nossa população também, se você distribuir isso, vai ver que estamos entre os mais pobres e não os mais ricos.
 
Adoro esses mapas com o coeficiente de Gini.
Apenas um país que me parece a Suécia está em amarelo, e um país como EUA que é tido como exemplo de muita coisa, tem uma distribuição de renda igual a países da América Latina e partes da África. Isso me faz questionar se a pobreza no Brasil é devido somente a distribuição de renda, pois pra mim quem acredita que o Brasil é um país rico é um iludido. Nosso PIB é grande mas nossa população também, se você distribuir isso, vai ver que estamos entre os mais pobres e não os mais ricos.

Acho que nem entre os mais pobres, nem entre os mais ricos. Estamos mais ou menos no meio, isso sim.

Não dá para considerar um modelo linear, ou seja, que estamos mais pertos da parte de baixo porque 12000 está mais próximo de 3000 que de 40000. A economia tende a crescer mais geometricamente que linearmente, pois os recursos são reinvestidos - não estou dizendo que esse seja um modelo acurado, mas é menos aberrante.

Além disso, a partir do momento em que a renda ultrapassa em muito aquela necessária para a simples sobrevivência, menos tendência de gastar as pessoas têm, e em coisas mais supérfluas. O bem estar não aumenta linearmente com a renda, mas menos que isso.

Acho que estamos na média dos logaritmos dos PIB's PPC.
País com PIB per capita de 3000 (Gana) - log dessa renda: 3,47
País com PIB per capita de 12000 (Brasil) - log dessa renda: 4,07
País com PIB per capita de 40000 (Suécia) - log dessa renda: 4,62
 
Eu já desconfiava disso... e o pior é observar que esses mesmos 1200 reais, numa cidade grande ou capital, mal servem de algo.

Aí a gente vê que vive (pelo menos eu e moradores de grandes centros) em outra realidade, muito superior à da maioria dos brasileiros.
 
É o que sempre falo que eu prefiro ver o Brasil lutar pra ser 5° lugar de IDH do mundo, do que essa maldita ambição desse governo que eu tanto odeio em querer a todo custo ser a 5a maior economia do mundo, mas sem investir pesadamente em educação e saúde e continuando com essa péssima distribuição de renda.
 
Pois é. De nada adianta ser a 5a economia, se em certas coisas estamos em penúltimo lugar, como na educação.

Ou com uma péssima distribuição de renda. É nessas horas que a expressão "pra inglês ver" se torna bastante efetiva, rs. Dizem tbm que a progressão continuada e a "pseudo alfabetização" do brasileiro médio (estudos mostram que 75% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, lêem, escrevem precariamente, mas mal conseguem interpretar um texto) é pra pensarem que no Brasil nós estamos "educando" os jovens de maneira correta.
 
É o que sempre falo que eu prefiro ver o Brasil lutar pra ser 5° lugar de IDH do mundo, do que essa maldita ambição desse governo que eu tanto odeio em querer a todo custo ser a 5a maior economia do mundo, mas sem investir pesadamente em educação e saúde e continuando com essa péssima distribuição de renda.

Pois é. Falam do ressurgimento do Islã político após o mau desempenho das ditaduras laicas pós-independência dos árabes.

A fé com maior força na política mundial, no entanto, é essa, a "religião do PIB". Tem que crescer, custe o que custar.

Mas eu até entendo isso como uma postura unilateral. É muito difícil algum país resolver ser quem vai largar a peteca. Há toda a questão da competitividade: aquele que larga o pibismo tende a ser engolido econômica, diplomática e, em ultima instância, militarmente pelas outras nações. Terras mais ricas se defendem melhor no comércio internacional, compram mais caças e bombas e têm mais voz nos organismos internacionais.

É muito difícil adotar um modelo que seja o menos eficiente na variável econômica para privilegiar o social, ou mesmo por em pauta uma outra ideologia, uma outra concepção de mundo qualquer. Pergunte ao Dalai Lama, ou ao Trotsky.

É a humanidade como um todo que tem que se repensar.

EDIT: quanto ao assunto do tópico, é claro que, mesmo com programas bem geridos e com uma melhor distribuição de renda e de patrimônio, não seremos a Suécia da noite para o dia. Ainda temos um PIB per capita que é mediano. Mas, ao menos, teríamos uma sociedade mais justa, sem pobreza extrema e com os direitos básicos assegurados, ainda que não de uma forma 5 estrelas como na Europa.
 
Última edição:
PIB per capita mediano não, ele é baixo mesmo, o 75º no ranking.
O Brasil é muito grande, e com muita gente, precisa mais do que alguns trilhões para ter uma per capita boa.
Mas vem crescendo, já ta na hora de distribuir mais o bolo ai.
 
Mas eu até entendo isso como uma postura unilateral. É muito difícil algum país resolver ser quem vai largar a peteca. Há toda a questão da competitividade:

O Brasil há anos vive um circulo vicioso. Ambiciona ter um PIB elevado, mas não tem a educação como um alicerce forte da sociedade e aí sua mão-de-obra não é qualificada o suficiente em setores estratégicos fundamentais pra dar esse salto. Quer ser competitivo sem ter estrutura pra isso.

E entra governo e sai governo continuamos nisso. Até quando?
 
Um pouco de food for thought (e uma certa provocação também, é claro). Como no começo do curto vídeo o entrevistador fala de distribuição de renda, acabei lembrando desse tópico:

 
Última edição por um moderador:
PIB per capita mediano não, ele é baixo mesmo, o 75º no ranking.
O Brasil é muito grande, e com muita gente, precisa mais do que alguns trilhões para ter uma per capita boa.
Mas vem crescendo, já ta na hora de distribuir mais o bolo ai.

Como eu disse, acho que você está caindo num erro ao comparar os tamanhos através de uma função linear. Com todas as suas falhas, penso que um modelo logarítmico ainda é melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo