• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disputa de Autores - 3º Embate

Qual dos autores defendidos neste terceiro embate é o melhor?

  • Albert Camus (Defendido por Kainof)

    Votos: 18 75,0%
  • W. Shakespeare (Defendido por Ana Lovejoy)

    Votos: 6 25,0%

  • Total de votantes
    24
  • Votação encerrada .
Pois bem, terminado o duelo em que o Kainof defendendo o Cavaleiro de Aquário Albert Camus venceu com 75% dos votos.

Obrigado Kainof e Anica e a todos vocês que acompanharam e votaram em seu favorito.

E vamos pra o quarto embate. ;)

Que já tem o tópico aberto.
 
Última edição:
Agradeço a todos que acreditaram no potencial do Camus para seguir adiante e a Ana, que abdicou da disputa.

Apesar de amar Shakespeare de coração

E quem não ama Shakespeare? Hamlet está no meu top 5 literário.

Pra quem nunca leu Camus, recomendo que comece por "A Queda", que é um livro pequeno, escrito na maturidade do autor e característico do estilo dele.

Vamuvê se, agora, o senhor Rômulo cria vergonha na cara e vai criar o tópico do Pablo Neruda que está devendo no autor da semana, né? :hihihi:

Agora que estou de férias eu farei sim. Mas o motivo real para eu criar esse tópico será porque não aguento mais a Bel me cutucando a cada dois dias com isso...
 
Última edição:
Pra quem nunca leu Camus, recomendo que comece por "A Queda", que é um livro pequeno, escrito na maturidade do autor e característico do estilo dele.

"A Queda" é muito bom mesmo, embora - às vezes - te deixe perdido. Depois que li "Notas do Subsolo", fiquei surpreso de ver a influência do Dostô sobre o grande Cavaleiro de Ouro Camus.
 
Kainof, o que você pode me dizer sobre o romance O Estrangeiro de Albert Camus. Trata-se do único livro que tenho dele e que ainda não li.

Abraço.
 
Acabei não votando, massss, votaria no francês.
A apresentação dele pelo Kainof me surpreendeu, pensei que ia ser uma coisa muito filosofal, mas foi muito boa.
Despertou o interesse.
 
Opa, perdão pela demora! Mas antes tarde do que nunca.

"A Queda" é muito bom mesmo, embora - às vezes - te deixe perdido. Depois que li "Notas do Subsolo", fiquei surpreso de ver a influência do Dostô sobre o grande Cavaleiro de Ouro Camus.

A influência de Dostoiévski na obra e no pensamento de Camus é extraordinária. Vemos nos personagens camusianos às vezes reflexos do nervosismo ou melancolia existencial das personagens do russo. Porém, enquanto em Dostoiévski é tudo diálogo, em Camus é tudo silêncio.

Kainof, o que você pode me dizer sobre o romance O Estrangeiro de Albert Camus. Trata-se do único livro que tenho dele e que ainda não li.

É a obra mais conhecida de Camus, também pudera, é a síntese perfeita do pensamento do absurdo que obcecou o autor durante a sua vida. O enredo é bastante conhecido, o argelino Mersault (mar-sal?) vive sua vida banal, cotidiana, arrastada. Nessa primeira parte do livro, Camus apresenta diversos elementos comuns, onde se demonstra o signo do absurdo, num estilo ele mesmo absurdo, povoado de silêncios eloquentes. Lembre que para Camus o absurdo é o abismo entre o anseio humano e a impossibilidade que o mundo apresenta.

Ultrapassada a descrição da vida de Mersault, passa-se à ação que ele cometerá que o levará ao mergulho em direção à consciência do absurdo e, consequentemente, do início da revolta. Ao final do livro, o protagonista alcança a epifania.

É um livro recheado de simbolismos, signos e máscaras sob os quais se ocultam a filosofia do absurdo e da revolta, como todos os romances de Camus. É preciso procurar a profundidade, pois existe uma significação para cada silêncio e gratuidade na obra do fraco-argelino. Conhecer a filosofia do autor antes o levará a um melhor aproveitamento dos romances e contos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo