• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disputa de Autores - 2º Embate

Neste segundo duelo da Disputa de Autores, quem é o melhor?


  • Total de votantes
    25
  • Votação encerrada .
Um visionário, de fato.

Uma coisa que pouca gente sabe é que Verne inventou, inclusive, o sistema de jegue-táxi, ainda hoje comum em alguns lugares aqui do Brasil. Pensando no problema de locomoção de suas sobrinhas Anna Marina e Clara Marina, ele criou um sistema de transporte via jegue, que foi usado pelas meninas durante toda a infância e adolescência. Esse episódio, inclusive, inspirou uma das obras mais famosas de Verne: As 20 mil léguas sub-Marinas.

Ok, parei. Juro.
 
Mas então qual é o propósito do jogo? 8-O

Um duelo entre autores, tendo como base a "defesa" feita por cada um dos "advogados" que indicaram determinado autor.

Por isso coloquei o aviso no início do tópico:

Eleitor: pedimos que, antes de responder esta enquete, aguarde e leia as defesas dos representantes de cada autor.
Para maiores detalhes, acompanhe o tópico Disputa de Autores

:yep:

- - - Updated - - -

E o Morfindel, pelo jeito, abandonou seu cliente. :osigh:
 
Parece que agora o nosso amigo Morfindel entende que a força do seu cliente, por si só, resolverá a contenda. ;)

No entanto, creio que o Morf ainda vai tentar uma última cartada de mestre.

Pois é, então.
E não é esse o objetivo da coisa, né?
Não é pra votar no seu "autor preferido" mas naquele que tem os melhores argumentos, argumentos que são mostrados por seu defensor. :tsc:

Acredito que a maioria das pessoas que votou no Verne o fez porque gosta muito do autor ou porque o prefere ao GG Marques, e não por causa da defesa do Morfindel.

Mas enfim, ainda temos dois dias inteiros, vamos ver se o lobinho desencanta. =/
 
É, tipo...
Não sei quanto aos outros, mas eu tenho esperado os dois debatedores darem tudo de si antes de votar.
Quero crer que estejamos votando no debatedor que soube convencer melhor do que no autor.
Se assim não fosse, cada um de nós já teria seu candidato a campeão desde o princípio, conforme sua preferência literária.


No entanto, claro, se um dos debatedores se amarra demais para entrar na briga, vai perder meu voto por W.O. :lol:
Morfs, quero ver movimento até a meia-noite. :chibata:
 
É, tipo...
Não sei quanto aos outros, mas eu tenho esperado os dois debatedores darem tudo de si antes de votar.
Quero crer que estejamos votando no debatedor que soube convencer melhor do que no autor.
Se assim não fosse, cada um de nós já teria seu candidato a campeão desde o princípio, conforme sua preferência literária.

O problema é que a votação já está aberta. Confesso que votei no Verne porque conheço a obra dele e a fama - como exposta pelo Morfindel - fala mais alto, com o impacto dele sendo sentido cem anos depois de ter seus livros publicados. No entanto, não seria melhor - só uma ideia - colocar a votação para o final em próximas disputas?

Quem manda ser tonto de não prestar atenção direito ao propósito da "brincadeira", Sr. Bruce? :(
 
Pois então. Assim é fácil empatar enquete né. Eu respeito quem admira o Julio Verne. Respeito mesmo. Mas o propósito da brincadeira é um debate de ideias e cada advogado falar do autor que gosta e com isso influenciar outros usuários a gostarem desse autor também. Escrevi três páginas colocando biografia, resenhas, explicando a escola literária do Gabriel García Márquez, trocando ideias e vocês me empatam a enquete sem pelo menos UM único debate de ideias entre eu e o Morfindel (Morfs, não tenho nada contra você, mas vem participar da brincadeira e trocar ideias. Você tá defendendo um autor legal e se for pra eu perder essa enquete, que pelo menos seja com uma defesa de ideias foda.)

UP: Aliás, não tem defesa, né. Só vi a galera votando por causa de preferência.
 
Última edição por um moderador:
Hm, peraí, é uma disputa de autores, defendidos por advogados, não uma disputa de advogados. Dá numa boa pra se esperar que as pessoas pesem o quanto elas gostam de um autor, o quanto elas desgostam do outro, e quão bem (ou mal) os advogados trabalham pra manter ou mudar essas posições.

O GGM tinha uns 5 votos no primeiro dia, antes mesmo do Verne receber a primeira (e única até agora) defesa, o que também não seria de todo "imparcial". E as duas primeiras páginas foram uma patrola...

A frase mais legal que rolou por aqui até agora foi do último post do Gabrielzinho no 1º embate, quando ele disse que queria que a Clarice seguisse em frente, por ela e não por ele. Acho que é esse o espírito da brincadeira. Cada um escolheu um autor de que gosta e faz o que pode pra tentar passar isso adiante... e os demais participam como acharem que devem.
 
Mas se é pra soltar a enquete no vento e cada um participar do jeito que quer, qual é a utilidade das regras? Mas na boa, cada um vota do jeito que bem entender e considerando o que quiser considerar.

Se alguém quiser perguntar alguma coisa sobre o Gabriel García Márquez, estarei aqui. =]
 
Até o presente momento a defesa de Gabo feita por Liv foi bem consistente e convincente. Como participante do fórum e como eleitor que já votou, eu ainda vou ficar no aguardo da sustentação ou palavras finais por parte de Morfs (Advogado de Verne) e como disse bem disse Spartaco “uma última cartada de mestre” possa reverter o jogo que está favorável a Gabo.
 
Só lembrando que eu aceito propostas indecorosas pelo meu voto.
:devil:

Já pensou se a proposta vier do Morfindel?
Tipo, ele te convidar pra ver 50 tons do centro da terra...

:rofl:


attachment.php

verne-300x300.jpg
 
Conte pra nós os motivos de pessoas fodonas como as autoras daquelas frases acharem aquilo tudo do Verne.

:pipoca:

Seus chatos queridos companheiros de fórum, eu só estou entrando de noite então não posso ficar postando durante o dia.

Mas respondendo a nossa amada juíza, ou como ela se denomina, Mestre de Cerimônias, Mc V, Yo! Eu conhecia Verne antes de ler o meu primeiro livro, A Volta ao Mundo em 80 Dias, e todo mundo sabe da história, né? Das várias paródias de desenhos, filmes etc que há por aí. E devo dizer que não era o que eu esperava, era ainda melhor. Todas aquelas descrições, de países distantes, paisagens exóticas e ele nunca pôs os pés fora da França, tudo saído de suas pesquisas em jornais e livros. Ele era genial.

No 20.000 Léguas Submarinas ele criou um submarino que usava eletricidade para se locomover, isso no século XIX. E o Nautilus, nome do submarino, acabou sendo usado para nomear o primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus (SSN-571) construído pelos americanos.

SS-571-Nautilus-trials.gif


No Viagem Ao Centro da Terra ele infelizmente comete uma imprecisão, mas perdoável, pois era algo comum em sua época crer nisso, mas ainda usando de sua mente para criar aquelas paisagens que mesmo sem ser possível existir ele nos faz acreditar ser possível.

Ele foi um visionário, em pleno século XIX ele previu coisas que usaríamos no século XX e XXI. Previu a viagem á Lua com partida do mesmo ponto onde ocorreria a viagem da Apolo, Flórida, e acertou onde a nave na volta cairia com imprecisão de poucos quilômetros no Pacífico.

Eu nem posso falar muito sobre outras invenções, pois ainda não li todos os livros dele, mas ele previu também o tubo de raios catódicos, nossas televisões.

Tá, tá.
Vamos deixar alguma coisa boa para o Morfs falar.
Tipo as invenções malucas do Verne que anteviram diversas tecnologias da vida real. :yep:

Sem querer eu respondi sua pergunta na pergunta da Clara, só olhar a minha resposta acima.

Depois eu volto para postar mais aqui, não se preocupem que eu não me esqueci do tópico nem da brincadeira, mas como eu disse só entro de noite e mesmo assim não posso demorar muito, pois tenho que acordar bem cedo.

Mais alguma coisa? Podem perguntar.
 
A meu ver, o Verne não previu simplesmente coisas que existiriam no futuro... ele inspirou para que outros fizessem essas coisas...

E muitas previsões dele aconteceram porque ele usou os mesmos conhecimentos que outro usaram depois e logica... Tudo isso é um merito enorme, reconheço... Mas não acho que deveriam dar o tom mistico dos documentarios...

Não tenho como garantir que vou entrar na internet amanhã, então não posso esperar mais, mofs...

A defesa da Liv foi muito melhor até então, portanto voto no gabriel garcia marques.
 
AGORA ESSE TÓPICO AVANÇA! (Eu tenho uma pergunta pro Morfs - advogado pode fazer pergunta também?)

Porque eu deveria parar a minha vida agora e ler um livro do Julio Verne? (É que eu voi fazer um post para o Gabriel García Márquez dizendo isso, então queria saber o teu lado. Quem sabe eu me animo e pelo um 20 mil léguas submarinas pra ler?)

E olha só: 16 avaliações de post? Gente, vão lavar uma louça, ok?
 
Curioso o fato de que até agora nenhuma mulher votou no Julio Verne. Questão de gosto ou aquilo de que mulher não gosta de ficção científica procede?



Edit. Não sabia que FCM era mulher, mas mesmo assim a dúvida permanece.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo