• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disputa de Autores - 2º Embate

Neste segundo duelo da Disputa de Autores, quem é o melhor?


  • Total de votantes
    25
  • Votação encerrada .
Nunca li nada do Gabriel García Marquez, porém gostei muito dessa explicação do realismo mágico! :joy:

Parece muito bom! Quem sabe eu não pegue algo dele pra ler... :mrgreen:
 
Isso, pega pra ler. É muito legal! Fiz um tópico com 5 indicações de livros dele. Já volto aqui pra mostrar ^^

- - - Updated - - -

Cinco livros do Gabriel García Márquez que eu super indico - aqui =]
 
Este conceito pode ser definido como a preocupação estilística e o interesse em mostrar o irreal ou estranho como algo cotidiano e comum. Não é uma expressão literária mágica: sua finalidade é a de melhor expressar as emoções a partir de, sobretudo, uma atitude específica frente à realidade. Uma das obras mais representativas deste estilo é Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Apesar de aparentemente desatento à realidade, o realismo mágico compartilha algumas características com o realismo épico, como a intenção de dar verossimilhança interna ao fantástico e ao irreal, diferenciando-se assim da atitude niilista assumida originalmente pelas vanguardas do início do século XX, como o surrealismo.
Tem algm livro dele que voce considere um exemplo perfeito do realismo magico?
Acho que posso usar um pouco desse estilo nos livros que pretendo escrever, então é bom aprender mais sobre ele :)
 
Recomendo você ler "Cem anos de solidão". As coisas "mágicas" que acontecem em Macondo (a cidade fictícia) estão arraigadas na cultura deles. Ninguém tira coelhos de cartolas ou coisas do tipo, mas o elemento sobrenatural está em todo lugar. É parte dos habitantes, do seu comportamento. A magia está neles, entende? Por exemplo: Em um determinado momento, uma personagem "sabe" que vai morrer e avisa para a comunidade, assim todos tem a oportunidade de escrever cartas para os mortos a serem entregues por ELA. Ninguém pergunta se ela está com medo ou como sabe que vai morrer. É estranho isso? É sim, mas é "estranho" de uma forma natural. E isso transparece para o leitor e fica uma coisa natural.

Pelo o que nós conversamos, você quer isso nos seus livros, né? Que as coisas "estranhas" se tornem naturais aos olhos do leitor. Também indico "Do amor e outros demônios", é uma história de amor mas também mostra bastante dos elementos do realismo mágico. Espero ter ajudado. =]
 
São Estilos diferentes ~.~, não da pra comparar, emfim, é a minha inútil opnião
 
Nenhuma opinião é inútil. Fórum de discussão serve pra isso. =]
 
Li no ultimo ano "100 anos de solidão" "memórias de minhas putas tristes", "General em seu labirinto" "ninguém fala ao coronel" (acho que é assim o nome do livro) gabriel é genial, talvez ao lado de Neruda e Erico Verissimo sejam os maiores autores do seculo XX da américa latina. júlio verne li quando era guri, tem focos diferentes, realidades diferentes.
 
Pelo o que nós conversamos, você quer isso nos seus livros, né? Que as coisas "estranhas" se tornem naturais aos olhos do leitor. Também indico "Do amor e outros demônios", é uma história de amor mas também mostra bastante dos elementos do realismo mágico. Espero ter ajudado. =]
Pretendo ler primeiro "do amor e seus demonios" dele, por causa da assinatura que voce usava com um trechinho dele ha um tempo atras...

A minha ideia é apresentar elementos tecnologicos como comuns, mesmo que sejam ainda totalmente impossiveis na tecnologia atual... e talvez até alguns elementos estranhos ^^

E desculpa, Liv, mas realmente, combate de um lado só não da. CADÊ TU, MORFS? :P
 
rangermorfando_thumb%5B1%5D.jpg
?
 
Li no ultimo ano "100 anos de solidão" "memórias de minhas putas tristes", "General em seu labirinto" "ninguém fala ao coronel" (acho que é assim o nome do livro) gabriel é genial, talvez ao lado de Neruda e Erico Verissimo sejam os maiores autores do seculo XX da américa latina. júlio verne li quando era guri, tem focos diferentes, realidades diferentes.

Ninguém escreve ao coronel. O nome é esse =]

Me fala sobre "O general em seu labirinto", esse eu não lembro de ter lido. É legal?


Pretendo ler primeiro "do amor e seus demonios" dele, por causa da assinatura que voce usava com um trechinho dele ha um tempo atras...

A minha ideia é apresentar elementos tecnologicos como comuns, mesmo que sejam ainda totalmente impossiveis na tecnologia atual... e talvez até alguns elementos estranhos ^^

E desculpa, Liv, mas realmente, combate de um lado só não da. CADÊ TU, MORFS? :P

Ah, fala sério! Vota em mim pelo esforço, uai! :dente: Lê "Do amor e outros demônios" sim, é curtinho e delicioso. E depois me conta o que achou!
 
Nós livros de Gabriel García Márquez, quais alguns exemplos de elementos fantásticos ?

Pergunta difícil. Vou postar em spoiler uns trechos de Cem anos de solidão que mostra isso, ok? Mas se você quiser mais exemplos só falar =]

•"Uma comoção descomunal imobilizou-a no seu centro de gravidade, plantou-a no lugar, e a sua vontade defensiva foi demolida pela ansiedade irresistível de descobrir o que eram os apitos alaranjados e os balões invisíveis que a esperavam do outro lado da morte."
•"As coisas tem vida própria."
•"O essencial é não perder a orientação."
•"O que acontece é que não aguentamos o peso da consciência."
•"Os filhos herdam as loucuras dos pais."


Cap 1

[primeiras linhas] MUITOS anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. Macondo era então uma aldeia de vinte casas de barro e taquara, construídas à margem de um rio de águas diáfanas que se precipitavam por um leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos. O mundo era tão recente que muitas coisas careciam de nome e para mencioná-las se precisava apontar com o dedo.
________________________________________
As crianças haviam de recordar o resto da vida a augusta solenidade com que o pai se sentou na cabeceira da mesa, tremendo de febre, devastado pela prolongada vigília e pela pertinácia da suaimaginação, e revelou a eles a sua descoberta:
— A terra é redonda como uma laranja
________________________________________
Só quando começou a desmontar a porta do quartinho é que Úrsula se atreveu a lhe perguntar por que o fazia, e ele lhe respondeu com certa amargura: “Já que ninguém quer ir embora, nós iremos sozinhos.” Úrsula não se alterou.
— Nós não iremos — disse. — Ficaremos aqui, porque aqui tivemos um filho.
— Ainda não temos um morto — ele disse. — A gente não é de um lugar enquanto não tem um morto enterrado nele.
Úrsula replicou, com uma suave firmeza:
 
Bom saber, "estou" com esse livro aqui :D Eu quero ler outros do Gabo, só li o Crônica de uma morte anunciada... mas é aquele esquema: esse é um autor que acho que vou gostar tanto que quero ter meus prórpios livros dele, ao invés de pegar emprestado com alguém ou numa biblioteca... o que li dele, já que foi o primeiro(e único até agora) peguei na biblioteca da minha escola antiga, hehe

Não li nada do Verne ainda. E vou esperar o Morfs aparecer pra votar :yep:
 
Bom saber, "estou" com esse livro aqui :D Eu quero ler outros do Gabo, só li o Crônica de uma morte anunciada... mas é aquele esquema: esse é um autor que acho que vou gostar tanto que quero ter meus prórpios livros dele, ao invés de pegar emprestado com alguém ou numa biblioteca... o que li dele, já que foi o primeiro(e único até agora) peguei na biblioteca da minha escola antiga, hehe

Não li nada do Verne ainda. E vou esperar o Morfs aparecer pra votar :yep:

Dá uma olhadinha no "top 5" que eu indico. O link tá nessa página =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo