1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Discussões e relatos sobre o materialismo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Shazan, 21 Ago 2006.

  1. Shazan

    Shazan siscapuliu

    [Básico]

    Fiquem à vontade para discutir todo tipo de materiaismo (pré socrático, cultural, dialético, científico, histórico...) e mesmo relatos do que para vocês representa a denominação de materialimo mais comum na contemporaneidade (inclusive relatos de experiências próprias!)

    Mas considerem à definição comum e mais interessante:De repente alguém queira expor até que ponto se considera materialista ou não. E até que ponto identifica isso em terceiros, grupos específicos ou mesmo na sociedade contemporânera como um todo. Queiram por gentileza argumentar sobre suas opiniões subjetivas, ao invés de dizer que "é a minha opinião", o que não rende automaticamente crédito a mesma.

    Retrucarei assim que achar necessário.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    [Complementar]

    Conhecedores de marx, engels e lenin fiquem à vontade. Aí vão algumas citações retiradas da internet que inicialmente deixo a cargo de vocês utilizarem em seus comentários ou base de pensamento, para turbinar as idéias e o tópico. Não sendo, evidentemente, obrigatório concordar com nenhuma delas.
    • A base material ou econômica constitui a "infraestrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época"
    • (...) um pressuposto à existência humana: para viver é preciso comer, beber, vestir-se
    • (...) a história é um processo de criação, satisfação, e recriação contínuas das necessidades humanas; é isso o que distingue o homem dos animais
     
    Última edição: 1 Dez 2006
  2. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Sei lá... Já falei isso em outro tópico, filosofia é sempre um assunto interessante, mas como não sou instruido no assunto vou esperar os filósofos de plantão se pronunciarem e acompanhar com muito gosto o que surgir.
    Valeu pela boa idéia de tópico.
     
  3. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Eu me considero um pouco materialista. Nada muuuuito forte, mas um pouco. Gosto de ver minha conquistas pessoais nas coisas que tenho (meu carro, por exemplo) e pensar o quanto trabalhei por ele. E pow, é bom ter algumas coisas, quem nega ? É como eu sempre digo... "Quando dizem que o dinheiro não pode comprar a felicidade, eu simplesmente acho que eles não estão tentando o suficiente".

    O que eu acho que já é inválido seria a pessoa ficar obsessiva por coisas materiais, fazendo isso se impor sobre outras coisas mais importantes.
     
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Porra... eu não sei se sou. Na verdade me sinto um pouco se pensar que tenho muita coisa que quero comprar e que sei que comprarei quando tiver grana. Mas no geral penso que se precisamos acumular bens para no minimo viver, não seria errado pensar que todos nós somos materialistas sim. Uns menos outros mais.
     
  5. Almië

    Almië cute as a button

    Eu sou materialista. Aliás, segundo um amigo meu, eu sou uma porca capitalista infiltrada em território inimigo.
     
  6. The_King_Arthas

    The_King_Arthas Usuário

    Existe alguém que não se apegue a bens, valores nem prazeres materiais? Digo até caras que se isolam não conseguem isso totalmente, conseguem? E mesmo que seja, qual o ponto nisso?
    Não pergunto como indignado, mas sim como querendo saber. Afinal, o materialismo, é, por si só, ruim?
     
  7. Canslli

    Canslli Usuário

    Acho que o materialismo começa a ficar ruim quando começa a interferir nas outras esferas da nossa vida. Quando um objeto qualquer chega a ser mais importante na sua vida do que uma relação com outra pessoa por exemplo, ae o negócio está começando a passar dos limites.

    Eu, como não estou em nenhuma relação importante exceto amigos e família, me dou ao luxo de poder cobiçar uma bateria eletrônica foda pra colocar no apto e não pensar em mais nada além disso. :babar: :dente:
     
  8. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Materialismo historico dialético nao tem absolutamente nada em comum com

    "Atitude ou o comportamento daqueles que se apegam aos bens, valores e prazeres materiais"
     
  9. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Seria importante se já não estivesse no primeiro post, quando disse que poderiam discutir materialismo filosófico ou a definição mais comum, empírica.

    Em todo caso, tenho algumas observações pessoais para compartilhar com vocês, assim como quotes gerais do pessoal. Faço isso daqui a algumas horas, quando voltar pra casa.

    Sem mais, abraços
     

Compartilhar