1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Discriminação ou exercício de direito?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Tijolada, 28 Fev 2011.

  1. Tijolada

    Tijolada Banned

    [size=large]Clube obriga babá a usar branco e barra ida a restaurante
    [/size]


    O crachá deve estar sempre no pescoço e a roupa deve ser toda branca. Em alguns dos mais tradicionais clubes de São Paulo, não basta às babás apresentarem carteirinha, como os sócios. É preciso estar trajada de acordo com as regras.

    É assim no Pinheiros, no Paineiras e no Paulistano, todos na zona oeste, cujos títulos chegam a R$ 25 mil.

    No Pinheiros, algumas babás relatam que são cobradas a usar calçados fechados, mesmo em dias quentes. No Paulistano, é preciso usar "sapatênis, sapatos ou tênis da mesma cor do uniforme".

    "Acho discriminação", diz a babá Silvana Santana, 36, que vai ao Pinheiros duas vezes por dia. Na semana passada, ela teve apreendida sua carteirinha (onde se vê escrito "acompanhante") porque vestia bermuda jeans e blusa branca. Foi avisada de que só o patrão poderia retirar o documento.

    Outra passou por uma "blitz de babás" e teve a carteirinha retida, pois não usava branco. Ficou "constrangida e envergonhada."

    Sua empregadora, que preferiu não se identificar, afirma que ficou tão incomodada que enviou uma carta ao clube explicando que ela não usa uniforme em casa e pedindo que não tivesse de fazê-lo no clube. "Foi indeferido. Alegaram que é regra."



    Babás entram no clube Pinheiros vestidas de branco; traje é obrigatório em clubes tradicionais de SP
    Juliana Rodrigues, 25, também babá, diz que já lhe chamaram a atenção no Pinheiros porque sua blusa branca tinha "uma florzinha no canto" e porque usava sandália "neste calor".

    Diz ainda ser proibida de ir ao restaurante acompanhada apenas das crianças e conta que um sócio já pediu que ela se levantasse de um banco perto da piscina.

    O Pinheiros confirma que as babás só podem ir ao restaurante infantil.

    Sócia do clube, a professora Nuria Carbó, 35, considera o uniforme discriminatório. "Passaram a vir de branco porque muitos sócios reclamaram da presença delas." Já Paula Krishnan, 37, também sócia, acha que a regra é uma forma de controle. "Assim como os funcionários do clube, [as babás também] têm identificação."

    O coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Martim Sampaio, vê discriminação na exigência da roupa branca e, sobretudo, no veto ao restaurante.

    "O clube tem o direito de saber quem está adentrando a dependência, até por questão de segurança, mas a carteirinha basta para isso", diz.

    "É um constrangimento ilegal a empregada ter que se vestir de forma diferenciada e é absurdo impedir que ela entre no restaurante. Ser obrigada a levantar do banco é um apartheid social."

    Segundo o Pinheiros, o clube tem 37 mil sócios e 1.500 acompanhantes de idosos, crianças e deficientes cadastrados. Eles devem apresentar crachá "e portá-lo em local visível durante a sua permanência no clube, como acontece com funcionários em qualquer organização". Uniforme e crachá servem para identificação, diz.

    Afirmou que algumas áreas possuem "regras específicas para acesso, podendo ser reservados exclusivamente aos associados". Paineiras e Paulistano não se manifestaram.



    fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/881944-acidente-com-trio-eletrico-deixa-15-mortos-em-bandeira-do-sul-mg.shtml
     
  2. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Pois é, preconceito babaca existe no país inteiro. De Norte ao Sul. :hanhan:
     
  3. Tijolada

    Tijolada Banned

    Tipo este seu post?
     
  4. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Não, tipo seu tópico insinuando seu preconceito por paulistas.
     
  5. Calib

    Calib Visitante

    Ora, acho que clube particular faz as regras que quiser.
     
  6. Anica

    Anica Usuário

    concordo com o calib. o clube é particular, ele tem as regras dele - por mais estapafúrdias que sejam, devem ser cumpridas. pisa na bola é o patrão da babá que não avisa sobre essas regras, fazendo a moça passar pelo constrangimento e talz. mas se é privado, não tem essa de preconceito ou o que for.
     
  7. Izze.

    Izze. What? o.O

    Exato. Meu lugar, eu faço as regras. Que nem ir na casa da tia chata e não poder colocar os cotovelos em cima da mesa. É absurdo, mas em um pito dela a gente cala a boca e fica sentado direitinho =B
     
  8. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    tb ñ vejo tta tempestade assim. kda sociedade cria as regras q quer & merece. 1 clube pode criar as regras q quiser, desde q estas ñ sejam criminosas. ñ vejo discriminação em exigir roupa, ainda + se é porque os associados assim estipularam. se 1 associado ñ tá contente com essa regra, ou luta pra mudar o código do clube ou muda d clube. se o empregado tb ñ gosta, pode exigir q o patrão pague o uniforme d trabalho se quiser q ele leve suas crianças no clube, ou então mudar d empregador.
     
  9. Tijolada

    Tijolada Banned

    Eu não insinuei nada, eu afirmei expressamente.
     
  10. Dthemis

    Dthemis Usuário

    já levou galho de algum paulista, Tijolada? Essa raiva aí é típica de corno.
     
  11. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Sim, vc expressou isso abertamente em outro tópico. Neste, apenas insinuou. Saca a diferença ou quer que desenhe? :sacou:
     
  12. Calib

    Calib Visitante

    Verdade: neste tópico, ele não afirmou nada.
     
  13. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Editei pontuação...
     
  14. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    O manolo tá de sacanagem. Sem querer dar uma de admin, mas isto é pra dar close topic e FUCKIN' BAN. O nego entrou no Meia Palavra só pra trollar...
     
  15. Tijolada

    Tijolada Banned

    Não, neste eu sequer insinuei, é só ler direito que é facinho de entender.

    Analfabetismo funcional é foda.
     
  16. Tijolada

    Tijolada Banned

    Não, mas já fui assaltado por dois desses tipinhos. Um sobreviveu.

    Não é raiva, não desejo mal nenhum, só não quero contato com essa gente, simples assim. É meu direito escolher minhas companhias, e essas eu descarto, obrigado.
     
  17. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Ô! Nem me fale...
     
  18. Tijolada

    Tijolada Banned

    Imagino... só você deve saber (ou não) o quanto sofre com isso...
     
  19. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Sofro demais, cara... Vc não pode imaginar... Me pergunto o porque da minha existência. Um mundo bom desses e eu, um ser tão insignificante, atrapalhando a caminhada das pessoas de bem... Me desculpa por eu existir?
     
  20. Calib

    Calib Visitante

    Alguém bane. Oi?

    8 de 9 posts são ofensivos. :puke:
     

Compartilhar