• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discos voadores: você acredita?

Ah para com essa sindrome do vira latas!

Somos evoluídos SIM SENHORA, temos realizações fantásticas, conhecemos coisas que muitos povos aliens poderiam considerar inacreditáveis.

EAinda temos a Angelina Jolie e fazemos cerveja. :winner:

Até pq o exemplo que eu dei pode ser INVERTIDO: nosso sinal chegando pra um povo que ainda não tenha criado rádios, por exemplo.

E não vem com o argumento ridículo dos naturebas "Evoluídos? Nós matamos nosso planeta, matamos nossos semelhantes!", BALELA. Até o dia que me PROVAREM que outra civilização que possua os mesmos (ou superiores) conhecimentos e realizações tecno-cientificas NÃO tenha criado armas, usado os recursos do planeta natal, etc, etc; eu simplesmente não vejo lógica nessa ideia.
 
Legal essa reportagem.
Eu acredito sim em discos voadores e que exista vida inteligente em outros pontos do universo.
E já tive o que a reportagem afirma ser um "Encontro de 0 grau": estava em um acampamento no interior de SP e vi uma luz muito intensa que diminuia e aumentava de tamanho, em seguida outra luz se juntou a ela e então, numa velocidade muito grande, atravessou o céu e desapareceu.
Foi muito bacana e nunca vou esquecer disso.
 
Ramalokion disse:
Ah para com essa sindrome do vira latas!

Somos evoluídos SIM SENHORA, temos realizações fantásticas, conhecemos coisas que muitos povos aliens poderiam considerar inacreditáveis.

EAinda temos a Angelina Jolie e fazemos cerveja. :winner:

Até pq o exemplo que eu dei pode ser INVERTIDO: nosso sinal chegando pra um povo que ainda não tenha criado rádios, por exemplo.

E não vem com o argumento ridículo dos naturebas "Evoluídos? Nós matamos nosso planeta, matamos nossos semelhantes!", BALELA. Até o dia que me PROVAREM que outra civilização que possua os mesmos (ou superiores) conhecimentos e realizações tecno-cientificas NÃO tenha criado armas, usado os recursos do planeta natal, etc, etc; eu simplesmente não vejo lógica nessa ideia.

:rofl:

Eu vou ter sindrome de vira-lata pro resto da vida, Rama, eu sinto muito. E embora eu concorde com vc que os seres humanos tenham descoberto coisas incríveis ao longo dos anos, nunca vou deixar de dizer que possuímos sentimentos primitivos. Eu sou natureba chata e vou continuar sendo, com a diferença que eu aceito todos os pontos de vista, e nunca vou tentar convencer ningué de que eu tenho razão. É claro que talvez os alieníngenas não sejam evoluídos e talvez nem existam, e também acho que, se uma outra espécie na Terra tivesse evoluído da mesma maneira que nós, estariam agora fazendo a mesma coisa. Mas permaneço, como toda ecologista mala-sem-alça, dizendo que, já que somos tão inteligentes, podemos fazer as coisas de uma maneira menos agressiva. :hug:
 
Olha eu sou mais Glen A. Larson, penso que é ele quem diz que todos nós somos ETs, alguém aqui assistiu Battlestar Galactica?

Eu aposto na teoria de que somos mutantes e se não sabemos mais sobre o assunto é porque não defendemos o que é diferente, somos medrosos, e tememos até a nós mesmos. Deixamos tudo nas mãos do governo, dos cientistas.

Várias teorias são bem interessantes, para mim, a primeira é bem representada por Galactica, outra, um livro antigo que foi relançado em 2009, Os exilados de capela, ele dá calafrios. Com um universo tão grande e só os terráqueos "inteligentes"? O livro O Contato dá também o que pensar.

Os filmes tipo Contatos Imediatos do 3º e Star Wars trazem um lance de inconsciente coletivo muito interessante, talvez por isso o sucesso.
 
Lelolelélêlegal, eu dou importância para o que foi escrito e sua forma.
Há pessoas que afirmam ser fruto de sua imaginação, ou visão do passado ou futuro, descrição de pesadelos ou sonhos.

A idéia deste livro é muito interessante. Como chegou a mente do escritor é interessante, quando estou estudando a biografia, no mais reconheço uma idéia fascinante estando ela inserida em qualquer dos códigos de comunicação. No caso, essa foi uma indicação de uma pessoa que sabia que eu adorava ficção científica e que era muito imaginativa. Ela queria saber se fazia sentido para mim na questão da revolta que há em algumas pessoas, e em suas visões sobre a vida e as hierarquias, e não é que fez?! :rofl:

Edit: Você é espírita, eu li no Palavras Cruzadas, que legal. O tipo de visão de uma vida não interrompida é algo fascinante que os espíritas tem. É o que mais se assemelha a discussão de sermos eternos ou não.
 
A minha opinião é meio que uma mescla de várias que já vi por aí. Não descarto a possibilidade de vida em outros lugares, mas o conceito de inteligência está ligado ao conceito humano de inteligência (aka "racionalidade"), o que aí já acho bem mais difícil de acontecer, até se formos pensar em evolução e probabilidade.
 
Ramalokion disse:
Ah para com essa sindrome do vira latas!

Somos evoluídos SIM SENHORA, temos realizações fantásticas, conhecemos coisas que muitos povos aliens poderiam considerar inacreditáveis.

EAinda temos a Angelina Jolie e fazemos cerveja. :winner:

Até pq o exemplo que eu dei pode ser INVERTIDO: nosso sinal chegando pra um povo que ainda não tenha criado rádios, por exemplo.

E não vem com o argumento ridículo dos naturebas "Evoluídos? Nós matamos nosso planeta, matamos nossos semelhantes!", BALELA. Até o dia que me PROVAREM que outra civilização que possua os mesmos (ou superiores) conhecimentos e realizações tecno-cientificas NÃO tenha criado armas, usado os recursos do planeta natal, etc, etc; eu simplesmente não vejo lógica nessa ideia.

Oi Rama. Não em que ponto vc se baseia para dizer que somos evoluidos. Eu ñ acredito. Acho que um macaco é mais inteligente. Por exemplo, nós precisamos trabalhar se queremos comer, beber e ter onde dormir, ele ñ, tem tudo à mão. Destruimos o planeta inteiro, sua flora e sua fauna, não acredito que seres evoluídos e inteligentes fariam isso! Sem contar as guerras, a discriminação, preconceitos... Como sempre falo, não julgo um rato pq ele só faz mal p/ nós enquanto nós fazemos mal p/ o mundo todo!
 
Concordo com absolutamente tudo o que o Ramalokion disse. Um livro do Sagan para leigos desmistificando pseudo-ciência - O Mundo Assombrado Pelos Demônios - trata em grande parte disso. Os argumentos usados por pessoas que alegaram ter sido abduzidas ou ter visto alienígenas chegam a ser patéticos e são todos refutados lindamente. Ainda estou lendo este livro mas recomendo a todos. Inclusive achei que o livro seria mais dividido mas pelo que parece a maior parte é dedicada a esse assunto.

Eu acho que pode sim existir vida fora daqui, mas se existe, nós não chegamos nem perto de descobrir.
 
Como a Ariane já falou, acho uma prepotência muito grande pensar que só aqui existe vida, outra coisa é o fato de ligarmos vida ao oxigênio, quem vai saber se por lá não tem vida que respira gás carbônico? ligamos vida ao nosso corpo e isso não é verdade, sabemos apenas de nós. Acredito em seres mais evoluídos sim, do mesmo jeito que acredito em menos evoluídos, o universo já diz tudo pelo seu nome, universo, infinito. E Rama, eu tb considero que nem a Ariane e a Rafa que quem acaba com o planeta é burro, o ser-humano cria coisas maravilhosas do mesmo jeito que destrói outras, na terra vc vale o que tem, isso é fato!, a história do macaco que a Rafa falou diz tudo, agora vou parar pra não pegar outro caminho.

Eu acredito plenamente em disco voador e etc e tal, e as pessoas que se dedicam a estudar isso não podem ser chamadas de idiotas, é a mesma coisa de achar que quem faz música não trabalha.
 
Rafaela disse:
Oi Rama. Não em que ponto vc se baseia para dizer que somos evoluidos. Eu ñ acredito. Acho que um macaco é mais inteligente. Por exemplo, nós precisamos trabalhar se queremos comer, beber e ter onde dormir, ele ñ, tem tudo à mão. Destruimos o planeta inteiro, sua flora e sua fauna, não acredito que seres evoluídos e inteligentes fariam isso! Sem contar as guerras, a discriminação, preconceitos... Como sempre falo, não julgo um rato pq ele só faz mal p/ nós enquanto nós fazemos mal p/ o mundo todo!
Rafa

vamos seguir sua linha de raciocínio então, certo?
1) Macacos não tem agricultura. Se algo aconetcer (e falod e algo natural, nada de influência humana - seca, chuvas, terremoto, etc..), eles perdem comida, bebida... e MORREM;

2) Quantos Macacos vc conehce que usam antibióticos? Soro antiofídico? Agora adivinha só quantos MORREM por picada de cobra, doenças "simples" (pra nós), frio...

3) Aliás trabalhamos pq queremos ter conforto. Se vc acha confortavel passar a vida toda sob chuva, sol e friagem, rezando pra não atacado por um bicho maior, endo como passatempo principal caçar piolhos nos tesu amigos...

4) Por fim: cite UMA música feia por macacos (ah e não vale isntrumentos criados por humanos!), um LIVRO escrito por macacos...

Na boa: somos evoluídos sim, e prova de nossa evolução temos a nossa volta: remédios, roupas, aparelhos eletronicos, literatura, música etc.. mas tem MUITO mais! Digo que somos evoluídos sim pq APRENDEMOS, hoje sabemos que não dá pra fazer as coisas como a 100 anos atrás, estamos mudamos! Isso é EVOLUÇÃO!

Por fim: citar as coisas ruins é fácil e polular; agora vamos citar as milhões (sim são milhões) de pessoas BOAS! E as pessoas que PLANTAM árvores? As que ajudam os MACACOS? As que ajudam OUTRAS pessoas!

Eu sei que é mais "cool" falar mal, mas na boa: extremos são sempre ruins.


PS: CABAL... acho que respondi acima; entretanto a questão sobre quem "estuda" isso é simples pra caramba. ESTUDAM O QUÊ? Possibilidade sim, é até útil (ou PODERÁ mostrar-se útil), agora, os caboclos que dizem que já fomos visitados, que tem contato com esses seres, etc... Até prova em contrário são bem bobinhos ou muito espertinhos.
 
Então Rama, mas temos todo esse conforto, mas milhares de pessoas morrem todo ano por causa da poluição, acidentes de carro, armas (que fabricamos), guerras (só na 2ª Guerra morreram milhões), sem contar que por causa da nossa busca por "conforto" daqui alguns anos vai faltar comida e estaremos fazendo guerra por água. Então pesando os prós e os contras, sei lá... os índios vivem muito bem com a natureza, eles conhecem as plantas medicinais e se tratam com elas, as mesmas plantas que cortamos para construir shoppings e edifícios.

Eu sei que hoje é dificil para nós regredirmos tanto, mesmo que seja para salvar nosso planeta, eu mesma, não vivo sem tv! Mas me envergonho disso, me sinto culpada pelo que aconteceu com o mundo por nossa causa, por isso vou estudar algo que ajude o meio ambiente e não história que sempre foi o que mais amo na vida, pq na verdade é o início da destruição do nosso planeta.

Ah, outra coisa, todo mundo odeia ratos, por causa das doenças que causam em nós e tudo o mais, mas sabe que se não tivesse acontecido A Peste Negra e matado 1 ou 2 terços da população da Europa como aconteceu, hoje lá seria um deserto, pq a Europa estava com muitas pessoas, acima da média.
 
Isso saiu em uma revista a algum tempo, mas foi uma das razões para eu escolher a profissão que vou seguir:

Carta Escrita no Ano 2070

Ano 2070 acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água.
Creio que me resta pouco tempo.
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos.
Tudo era muito diferente.
Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins
e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras.
Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.

Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira.
Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.

Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA,
só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão
irreversivelmente contaminados ou esgotados.

Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos
por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo;
tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século
passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela
desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não
tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera, imensos desertos
constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias
urinárias são as principais causas de morte.

A indústria está paralisada e o desemprego é dramático.
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego
e pagam-te com água potável em vez de salário.

Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas.
A comida é 80% sintética.
Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.

Os científicos investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta
de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos,
como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto.
A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão
dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar,
não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é
fortemente vigiado pelo exército, a água voltou a ser um tesouro muito
cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.
Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove,
e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida;
as estações do ano têm sido severamente transformadas
pelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX.

Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.

Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito
que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar
banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse,
o saudável que era a gente. Ela pergunta-me:
Papá! Porque se acabou a água?

Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado,
porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou
simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos
pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será
possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou
a um ponto irreversível.

Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse
isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!

(Documento extraído da revista biográfica "Crônicas de los Tiempos" de Abril de 2002.)
 
Rafaela disse:
Então Rama, mas temos todo esse conforto, mas milhares de pessoas morrem todo ano por causa da poluição, acidentes de carro, armas (que fabricamos), guerras (só na 2ª Guerra morreram milhões), sem contar que por causa da nossa busca por "conforto" daqui alguns anos vai faltar comida e estaremos fazendo guerra por água. Então pesando os prós e os contras, sei lá... os índios vivem muito bem com a natureza, eles conhecem as plantas medicinais e se tratam com elas, as mesmas plantas que cortamos para construir shoppings e edifícios.

Eu sei que hoje é dificil para nós regredirmos tanto, mesmo que seja para salvar nosso planeta, eu mesma, não vivo sem tv! Mas me envergonho disso, me sinto culpada pelo que aconteceu com o mundo por nossa causa, por isso vou estudar algo que ajude o meio ambiente e não história que sempre foi o que mais amo na vida, pq na verdade é o início da destruição do nosso planeta.

Ah, outra coisa, todo mundo odeia ratos, por causa das doenças que causam em nós e tudo o mais, mas sabe que se não tivesse acontecido A Peste Negra e matado 1 ou 2 terços da população da Europa como aconteceu, hoje lá seria um deserto, pq a Europa estava com muitas pessoas, acima da média.
Simplificar gera roblemas como esses seus argumentos...

Olha só: se não fossem as guerras hoje não teríamos muito dos recursos tecnológicos que usamos no dia a dia. Plástico, forno de microondas, nylon, remédios, carros, motocicletas, aviões mais seguros... Isso só de bate pronto.

esse papo de que "indio vive melhor que nós" só engana que quer ser enganado. Chega numa tribo que teve contato com o homem branco, que tenha tido oportunidade de desenvolver (escolas, médicos, trabalho) e veja quantos vão querer ficar no emio do mato morrendo e sofrendo sem perspectiva.

Se ser indio fosse ão bom eles nãoteriam sido dizimados.

O ponto não é como vc quer fazer parecer: desenvolvimento leva a destruição; mas sim: Desenvolver com responsabilidade.

Somos evoluidos, animais e indios estão numa situação BEM píor que a nossa (ou vc acha MESMO que não existe violência entre indios e animais?)
 
acho q a falta de sintonia entre rama e rafa é q estão falando sobre evoluções diferentes e ainda ñ perceberam. evolução tecnológica. evolução moral. evolução espiritual. evolução humana. tudo assume uma conotação própria conforme os conceitos arraigados na mente de quem está falando e ouvindo.

postei um texto sobre esse assunto essa semana, no meu blog, chamado o paradoxo do nosso tempo.
 
JLM disse:
acho q a falta de sintonia entre rama e rafa é q estão falando sobre evoluções diferentes e ainda ñ perceberam. evolução tecnológica. evolução moral. evolução espiritual. evolução humana. tudo assume uma conotação própria conforme os conceitos arraigados na mente de quem está falando e ouvindo.

postei um texto sobre esse assunto essa semana, no meu blog, chamado o paradoxo do nosso tempo.

Isso mesmo JLM. Vc nos salvou! O que eu quero dizer é sobre o descaso das pessoas. As pessoas poluem e a GRANDE maioria não faz nada. não sou contra o progresso. Adoro tvs de ultima geração, filmes com efeitos especiais melhores, carros (adoro carros), mas acho que temos de ver o que estamos fazendo com o planeta e tentar fazer algo AGORA ou será tarde como na carta que postei. Tem muita tecnologia ambiental hoje mas por enquanto é cara, então as pessoas, muquiranas como são, preferem poluir. Uma vez vi uma mulher na tv que se fosse no meu bairro tinha ido quebrar a cara dela por dizer o que disse em rede nacional: era sobre uma base de tratamento de esgoto e ela disse que não ia pagar R$ 14,00 por isso!!!!!!!!!! E de toda a cidade só 20 casas pagavam pelo tratamento. Eu acho que o governo tinha de obrigar. Igual a reportagem que vi sobre a espuma de detergentes, sabão, etc, no Tiete se não me engano... isso me faz até passar mal. A Amazônia do Brasil sofreu um desmatamento do tamanho do RJ (tudo pelo desenvolvimento e conforto, é claro), e a Amazônia é o pulmão do mundo! Por mim colocavam o exército lá e metia bala em neguinho que fosse derrubar as árvores.
 
Bem, temos outra alternativa, vamos tirar até a última gota de vida da Terra e nos mudamos para o Gliese 581 C.

é um planeta extra-solar que orbita a estrela anã vermelha Gliese 581 da constelação de Libra, localizado a 20,5 anos-luz da Terra, equivalendo a 113 trilhões de Milhas. A estrela em que orbita possui 1/3 da massa do Sol e emite 50 vezes menos energia. Este planeta aparenta orbitar na zona habitável, tal como a Terra no sistema solar, o que significa que poderá conter água no estado líquido. É o primeiro planeta extra solar habitável encontrado na história.

A descoberta do planeta foi anunciada por astrônomos da França, Portugal e Suíça (24 de abril de 2007), e liderada por Stéphane Udry do Observatório de Genebra usando o instrumento HARPS do ESO (Observatório Europeu do Sul), localizado no Chile. A equipe usou a técnica de velocidade radial

Baseando-se numa projecção da temperatura à superfície, Gliese 581 c poderá ser o primeiro planeta extra-solar semelhante à Terra. Possui um diâmetro cinquenta por cento maior que o da Terra (estimativa baseada na sua massa), e quase cinco vezes mais maciço, fazendo com que a gravidade à superfície seja 2,15 vezes mais forte que a terrestre. Porém, se sua superfície contiver grande quantidade de gelo ou água, sua gravidade será 1,3 vez maior que a da Terra. Um terráqueo de 50 quilos pesaria 80 em Gliese 581c. O planeta pode estar sempre com a mesma face virada para a sua estrela-mãe. Este efeito pode fazer com que o Gliese 581c apresente diferenças de temperatura bastante consideráveis entre a face sempre iluminada e a face em noite eterna. Por outro lado, as partes entre as duas faces podem possuir um clima moderado, mais propício para o surgimento da vida.[1] Em alternativa, a circulação atmosférica pode redistribuir o calor da estrela de forma mais equilibrada, permitindo uma habitabilidade maior.

Cientistas da NASA disseram que o novo planeta, caso fosse possível, poderia ser alvo de pesquisas tripuladas, já que existe a tendência de que os seres humanos possam sobreviver às condições do novo planeta.

Na verdade vários planetas gigantes-gasosos como Júpiter já foram descobertos em órbitas muito mais promissoras do que Gliese 581 c em torno das suas estrelas, dentro da zona habitável onde poderia existir água líquida na superfície dos seus satélites naturais. O entusiasmo com o planeta de Gliese 581 é pelo facto de que ele é o primeiro mundo semelhante à Terra encontrado na zona habitável de uma estrela enquanto que nunca foi avistado um satélite natural de outros mundos gasosos fora do Sistema Solar.

Tirado da Wikipedia
 
Mas esse é o ponto: quando digo que evoluimos eu digo em TODOS os aspectos. Citei exemplos tecnológicos apenas pq os exemplos citados pela rafa foram refernetes a isso, sobre a evolução moral eu falo no meu post. leiam o finalzinho.

E repito: somos evoluidos sim pq sabemos mudar, nos adaptar. E, fato óbvio, ainda temos muito oq ue aprender ams estamos no caminho. Isso em TODOS os sentidos.

generalizar é tão simplista... e irritante que fica complicado.
 
Não acredito,nem desacredito...Como falam de fantasmas,lobisomem,saci-pererê kkkk aiai,só que Ets,enfim,tudo que for vida no espaço,realmente nos faz pensar em muitas hipóteses e não chegar a conclusão nenhuma,ou seja,é o que mais nos deixa "encucados"
 
Ontem assisti o filme O Dia em Que a Terra Parou e me lembrou desse tópico e da conversa que o Rama e eu tivemos ontem.
O filme conta a história de um ET que veio a Terra para conversar com nossos líderes sobre o que estamos fazendo com o planeta, até teve uma resposta que ele deu a secretaria de Defesa dos EUa: ela disse o que ele queria com o "nosso planeta" e ele disse que a Terra NÃO era nossa.

Bem, impediram ele de se encontrar com os líderes e queriam estudá-lo. Então ele foi p/ o plano B que era destruir toda a humanidade e assim salvar o planeta.

No fim, uma mulher e um menino conseguiram mostrar p/ ele que somos capazes de mudar, mas só em situações extremas.
 
Ramalokion disse:
Se ser indio fosse ão bom eles nãoteriam sido dizimados.

Eu queria entender com qual significado vc escreveu isso?

Quem dizimou os índios? foram eles mesmos? ou vc quer dizer que eles eram tão ultrapassados e por isso foram dizimados? Porra Rama, sinceramente me desculpe, mas acho que vc falou uma merda sem tamanho. Se ninguém tivesse interferido eles estariam vivendo bem até hoje, com certeza absoluta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo