• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disco (anos 70 e 80)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium


A música disco (também conhecida em inglês disco music ou, em francês, discothèque) é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos também foram populares na época. O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormente apenas clubes.

As principais influências musicais incluem o funk, a música latina, psicodélica e a soul music. arranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, a guitarra é raramente usada em solos.

Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãos The Jacksons. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de "Rainha da Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores. O filme Saturday Night Fever contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.

fonte
 

Erendis

Master Pretender
Eu também curto bastante o estilo, provavelmente uma herança do meus pais, que desde que me conheço por gente ouviram ABBA. E sabe, do ABBA em diante é só "ladeira abaixo", a gente começa a ouvir...

E quando vê já está em drogas mais pesadas, como

Brincadeiras a parte, eu gosto muito desse estilo de música, ouço desde criança e sempre tem aquele gostinho de lembrança boa.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Uma coisa que é bem marcante nesse gênero é que as guitarras perdem espaço e aí o baixo é bastante valorizado ganhando uma sonoridade contagiante que muitas vezes gruda na mente que nem chiclete como a clássica introdução do Good Times do Chic.

E quando vê já está em drogas mais pesadas, como

Esse é o famoso Lobisomem Americano em Londres :rofl:
 

Giuseppe

Eternamente Humano
É um estilo bem legal, até alguns músicos que não eram de disco tiveram uma fase disco nos anos 1970.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
É um estilo bem legal, até alguns músicos que não eram de disco tiveram uma fase disco nos anos 1970.

Um exemplo bem sucedido foi o Queen emplacando Another one bites the dust que acabou sendo bastante executada com os principais sucessos da Disco nas pistas de dança.

Mas não podemos esquecer que tivemos alguns oportunistas que tempos depois adoraram surfar na onda pra ficar só na boa, tipo Gabriel o Pensador com seu 234-5678 pegando a base do maior clássico do Chic e não bastasse isso dando a maior dor de cabeça pra quem possuia essa linha telefônica.
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.920,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo