• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Direitos humanos?

É mais que certo vocês pensarem assim, se isso de fato aconteceu gera-se um trauma sem precedentes, vocês são tào vitmas quanto quem apontou a arma, olhando em relação ao que cada um merecia.

Elrorique, você não paga impostos, e fazendo isso não deveria ter no mínimo que esperar algo diferente disso?q ue o policiamento impedisse essa ação criminosa e tals?
Mas enfim, aconteceu.Eu nÀo quero que você saia dos teus sentimentos de revolta quanto à uma situaçào realmente revoltosa e banque uma de Jesus...rs

O que falo aqui não é quanto ao que nós, meros mortais, devemos fazer, ninguém aqui agora tem que passar a ser psicólogo de bandido.Só deixo essa marca do pq dos direitos humanos pois se algum dia, alguma de vocês tiver poder pra mudar alguma coisa, que mude pra melhor.

Mude visando o bem comum...
 
Ah, ai é fácil falar...exatamente pq a questão é bem mais abrangente que os Direitos Humanos só pensam em aparecer na TV qdo tem alguma rebelião ou algo do tipo.

Cadê o governo, o Estado, o diabo que for qdo as coisas poderiam ser evitas e não o são? Onde estão os professores e diretores das escolas públicas e até particulares qdo os vândalos e marginais estão se formando?!
 
Ah, ai é fácil falar...exatamente pq a questão é bem mais abrangente que os Direitos Humanos só pensam em aparecer na TV qdo tem alguma rebelião ou algo do tipo.
Na verdade, a TV só os procura quando tem rebelião ou algo do tipo. A TV não está interessada em esclarecer o que esse pessoal realmente faz, o que ela quer é audiência.

Thatá Rose disse:
Cadê o governo, o Estado, o diabo que for qdo as coisas poderiam ser evitas e não o são? Onde estão os professores e diretores das escolas públicas e até particulares qdo os vândalos e marginais estão se formando?!
Pois é. O desrespeito aos direitos mais básicos por parte do Estado é gritante, e muito mais gritante nas classes mais baixas. A gente tá discutindo isso tudo aqui, mas ninguém té percebendo que nós somos a nata da nata da nata na sociedade extremamente desigual em que nós vivemos. O pessoal da periferia têm seus direitos básicos muito mais desrespeitados que a gente. Muita gente lá passa fome, sofre violência (seja por parte da Polícia ou de criminosos) e principalmente não têm educação.

Não são só os nossos direitos que são desrespeitados quando nós somos assaltados, seqüestrados ou o que for. Os direitos dos mais pobres são desrespeitados desde que eles nascem. Isso ajuda a formar os "vândalos" que você citou.
 
Não são só os nossos direitos que são desrespeitados quando nós somos assaltados, seqüestrados ou o que for. Os direitos dos mais pobres são desrespeitados desde que eles nascem. Isso ajuda a formar os "vândalos" que você citou.

Bem isso que eu to tentando dizer.
Não estou no mérito do que se deve fazer ou não, pra melhroar realmente a situaçào vai ter que se esquecer um pouco algumas partes dos direitos humanos, pq tem infrator incorrgível mesmo que estivesse no melhor dos sistemas prisionais.
Mas lembra a nossa situaçào é excepcional, nào esqueçam do que é realemnte certo em situaçào normal, não deixe a anromalidade parecer normal, por mais que nesse país as vezes se confunda.
 
Não são só os nossos direitos que são desrespeitados quando nós somos assaltados, seqüestrados ou o que for. Os direitos dos mais pobres são desrespeitados desde que eles nascem. Isso ajuda a formar os "vândalos" que você citou.

Mindu, como eu já disse lá em cima, não se pode culpar o governo de tudo também...tem muita gente que é cabeça fraca mesmo, se permite tornar um criminoso ou ser influenciado.
Eu já falei, cresci com crianças da favela que tem aqui no Bairro, vi muitos que tinham tudo pra se tornarem um destes "animais" que rondam por ai livremente. Porém o que eles tem de diferente é o amor próprio e alma, eles mesmo com tanto preconceito, dificuldades, fome, violência, hoje são pessoas de bem, com trabalho, educação que se permitiram ter.

Tiveram seus direitos desrespeitados sim, como tantos de nós, mas isso não os tornou fracos, muito pelo contrário. E eu falo dos Direitos Humanos como falo pq conheço gente de lá de dentro e a forma como eles trabalham. E, já ouvi e vi alguns que na frente da TV são todos almas caridosas e por trás querem mais que os "criminosos" se explodam...não é a mídia que os constroem.


Mas entendo o lado que vc menciona.
 
Não esquecendo onde é que se quer chegar, tudo bem.
Casca podre sempre tem...só nào podemos virar uma também.
As ações tem que ser enérgicas, mas que nào se perca o mais importante, que é tentar fazer dar certo.
 
Eu não li o tópico inteiro, não sei se já disseram isso, mas vou dizer porque é minha opinião.

Não acham curioso como essas discussões de direitos humanos só surgem com relação ao modo de tratamento de criminosos? Eu nunca vi ninguém propor essa discussões por causa das pessoas debaixo de viadutos ou das pessoas vivendo na miséria no Nordeste... só por bandidos.

Vejam, eu sou totalmente a favor de direitos humanos, de uma sociedade se não igualitária em situação, pelo menos igualitária em oportunidades básicas, em estrutura. Porém a questão de direitos humanos vira, em grande parte dos casos, uma desculpa para passar a mão na cabeça dos bandidos. Não acham que nossa sociedade já faz isso demais? Nós vivemos todos reféns de marginais que não têm o menor respeito pela vida humana, nem pelos direitos de ninguém. Nosso país gosta muito de resolver as questões nas conversas, no "deixa disso". Eu sinceramente acho que falta um pouco de atitude. A realidade da vida é que nem tudo são flores. Outros países, muito adiantados em questões sociais, tiveram em sua história guerras, revoluções armadas, revoltas populares, e muitos têm até hoje sistemas de punição tão severos que são constantemente atacados pelos militantes dos "direitos humanos". Mas como eu disse, nem tudo são flores. Algumas coisas têm que ser enfrentadas com a severidade que merecem. Algumas pessoas devem ser punidas com a severidade que merecem. Essa cultura de todo mundo ser muito bonzinho, muito correto, colabora para essa sociedade muitas vezes apáticas e conformadas diante das situações.

Pra mim, bandido tem que ser tratado como bandido. Bota uma bala no safado e manda a conta pra família. Se ele não tive família, faz trabalhar um mês antes pra pagar a bala. Não essa festa da uva que é aqui, onde os caras têm celulares, ganham feriados prolongados para passar com a família, etc. E isso vale para qualquer tipo de criminoso, tanto traficante quanto político corrupto. Infelizmente a questão no Brasil é tão complexa que se falar em pena é muito complexo, pois para haver justiça seria preciso que praticamente toda a estrutura do país e até cultural da população fosse reformulada.

Enfim, eu acho que quando se discute direitos humanos temos que ter cuidado para nos certificarmos de que estamos discutindo direitos para seres humanos, e não apenas regalias para criminosos.
 
É por essas e outras que eu digo, o Brasil vai pra frente!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

tem uns que postam aqui que nossa...kkkkkkkkkkk...é piada
 
Cadê o governo, o Estado, o diabo que for qdo as coisas poderiam ser evitas e não o são?

Onde estão os professores e diretores das escolas públicas e até particulares qdo os vândalos e marginais estão se formando?!

Hum, vc não vive nessa sociedade? Vc não está incomodada com isso tudo? Me pergunto então: cadê vc fazendo alguma coisa? Vc toma alguma ação, participa de alguma ong, faz protesto ou algo assim? É sempre muito fácil passar a culpa adiante, quando nós sentamos na frente do pc com o .. na mão.. E eu digo por mim tb, mas temos q admitira que realmente o que mais assusta é o famoso-quase-clichê dito: "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King

E nisso eu ainda cito esse aqui :

O desrespeito aos direitos mais básicos por parte do Estado é gritante, e muito mais gritante nas classes mais baixas. A gente tá discutindo isso tudo aqui, mas ninguém té percebendo que nós somos a nata da nata da nata na sociedade extremamente desigual em que nós vivemos. O pessoal da periferia têm seus direitos básicos muito mais desrespeitados que a gente. Muita gente lá passa fome, sofre violência (seja por parte da Polícia ou de criminosos) e principalmente não têm educação.

Não são só os nossos direitos que são desrespeitados quando nós somos assaltados, seqüestrados ou o que for. Os direitos dos mais pobres são desrespeitados desde que eles nascem. Isso ajuda a formar os "vândalos" que você citou.

Bravo! :clap:


Vândalos e marginais se formando? Nossa, que isso? Se eles estão na escola vc já pode afirmar isso deles? Já pode pré-julgar assim? O que, vai tirá-los da escola? Isso realmente vai melhorar a situação...


Adorei muito os dois posts aqui embaixo... gostei muito de ver que as pessoas percebem que não é tudo uma via de uma mão só e que a vida não é tão simples assim de se julgar. Nossa, é mto reducionista pensar que bandido bom é bandido morto! Isso não resolve em absolutamente NADA! Pq em seguida me aparece um próximo e aí é o que? Vamos sair logo com metralhadoras à tiracolo, que é mais rápido e prático :P

A lógica de ser-humano honesto, a meu ver, transcendo o momento do crime cometido.

Um sujeito que viveu quase que a vida toda na criminalidade, traficando, roubando, matando, o escambau, é necessariamente um sujeito mau? IMO, não. Nós só conhecemos um homem pelos momentos de uma vida. Você só sabe de mim o que eu vivi até agora, e vice-versa. Sendo assim, qual o direito de julgar o passado esquecendo-nos do futuro? E se não podemos prever o futuro, porquê nos contentar em basearmo-nos no passado das pessoas ao fazermos nossos julgamentos?

Estamos cada vez mais considerando os seres-humanos apenas por aquilo que eles fizeram, que aparentam ser. Miséria não justifica assassinato, ser de favela não obriga ninguém a ser criminoso. Fato. Mas ser da classe média ou alta também não nos torna justiceiros, ainda mais quando olhamos para um criminoso, por "pior" que ele seja, e vemos apenas um delinqüente, não um semelhante.

Acredito que as pessoas podem se arrepender do que fazem. Claro que isso não muda o fato delas terem matado alguém, ou roubado, mas as torna mais nobres, mais dignas, digamos. A vida é um processo que depende tanto do passado quanto do futuro, assim sendo, nossos julgamentos não devem se ater apenas ao passado. Por isso, devemos tratar bem aqueles que inflingem as leis da nossa sociedade, e "tratar bem" não quer dizer por o camarada numa cela com ar-condicionado, tv e frigobar, mas sim garantir as condições mínimas para sua sobrevivência e bem-estar, respeitando os Direitos Humanos, etc.

Ele pode não ser arrepender, pode não contribuir com a sociedade (aliás, nossas penitenciárias não colaboram com isso, pois são raras as que têm aqueles esquemas de trabalho, hortas, etc.) e tornar-se até uma pessoa pior dentro da cadeia, mas não cabe a nós julgá-lo apenas pelo que ele foi ou é. Devemos, pacientemente, por mais tolo que isso possa parecer, acreditar no futuro daqueles que cometem infrações, porquê, do mesmo modo que nós temos grandes chances de não continuarmos sendo sempre "certos", eles também podem deixar de ser "errados".

Se não pode melhorar alguém, não o piore (ou, se não pode dar vida a algo, não a tire (a frase original do SdA é mais bonita, mas não lembro ela agora :mrgreen:)). É assim que eu penso.

Via de regra os Direitos Humanos são realmente necessários, senão o que seria certo?um Estado Dirty Harry? Na teoria o sistema prisional tem por finalidade a reintegração e resocialização do infrator, mesmo pq na visão do Estado a sociedade toda se beneficia com a reinsserção dele, é de interesse de todos, assim como é de interesse de todos que o culpado por um crime seja sentenciado e punido pela conduta imoral praticada, lembrando sempre que essa puniçào deve ser diretamente proporcional à conduta praticada.

Como eu disse, isso é teoria, assim como o Estado deveria dar assistencia e meios pra que alguém que esteja à margem da sociedade, possa vir a novamente fazer parte dela, mediante isso existe a velha maxima "tratar os iguais com igualdade, e os desiguais com desigualdade, para que esses, um dia, sejam iguais".
Para se comentar de Direitos Humanos deve-se deixar a paixão um pouco de lado e pensar de forma analitica.

Por exemplo, é certo que ocorra rebelião com mortes e tals?não...mas a penitenciária dava estrutura para que o preso não ficasse no ócio, mas sim dando condiçòes para que ele pudesse retornar à realidade?...nào também...e essa nào seria a funçào do Estado?...então quem é errado? o preso que age de acordo com aquilo que lhe é proporcionado ou a administraçào penitenciaria que não cumpre com o seu papel?

Do mesmo modo Thatá, essa criança que te pediu dinheiro, lógico que era um viciado, e pq era um viciado?Pq o poder paralelo foi mais influente na vida dele do que a assistência estatal, sem contar que a sua visão de mãe e pai com toda a certeza nào é a mesma que ele possui.Se nem assistência familiar ele teve, com cobrar dele algo que nunca lhe deram?

O grande problema no Brasil é esse, o que falei logo acima é a teoria, mas a prática é totalmente outra, a realidade é pútrida. Pensar nisso tudo o que vcs falaram e achar que eles são os errados é ter uma visão muito superficial do assunto_Olhem quantos erros anteriores nào houveram para que, esse condenado que pratica rebeliào, esse garoto viciado, e essa mãe que permite isso ao filho, errassem também.
Colocando na balança, o erro mesmo é de quem?E quem paga por ele?

"Devemos educar as crianças, para não termos que corrigir os adultos"


Desculpem repetir os dois posts na íntegra, mas os achei magníficos e direto ao ponto! E acho importante que sejam relidos! Poderia de muitas formas repetir o que está dito aí, mas vou poupá-los dessa danação :mrgreen:

Se formos falar de prisioneiros, nossa.. até o famoso 'ladrão de galinha' ao entrar naquele antro saiu de lá já com PhD em assassinato, assalto e tráfico! As prisões brasileiras são absurdas e só condenam mais as pessoas! Eu acho que é INDISPENSÁVEL um método de reeducação através do trabalho e da educação... jogar alguém numa cela só faz crescer oq já está errado. Não é de maneira alguma dar mordomia, mas condições para que as pessoas percebam que é possível viver de forma diferente e serem felizes assim, pois realmente, por mais que seja argumento-clichê muitas pessoas nem sabem que é possível isso. Óbvio que há aquelas pessoas que mesmo crescendo na mer** conseguem, por uma graça dos céus, na minha opinião, serem melhores e aproveitar a vida que tem, mas essas pessoas são absolutamente louváveis!

A pergunta é: vcs aguentariam o tranco?
 
Última edição:
Hum, vc não vive nessa sociedade? Vc não está incomodada com isso tudo? Me pergunto então: cadê vc fazendo alguma coisa? Vc toma alguma ação, participa de alguma ong, faz protesto ou algo assim? É sempre muito fácil passar a culpa adiante, quando nós sentamos na frente do pc com o .. na mão.. E eu digo por mim tb, mas temos q admitira que realmente o que mais assusta é o famoso-quase-clichê dito: "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King


Sim, eu não sou passiva, muito pelo contrário. Eu participo de muito mais coisas, justamente as quais me abriu os olhos pra realidade que poucos conseguem ver ou talvez tenham medo de ver. Mas se eu pago impostos, se eu sou OBRIGADA a votar pra alguém que cuide da cidade, do país, eu vou cobrar sim, eu vou reclamar, eu vou protestar...se é pra cada um se virar sozinho ou pras ONG´s e Comunidades cuidarem de tudo, pra que político então?!

E, sinceramente, passeata pra mim é como greve, motivo pra baderna, trânsito e mais caos na cidade.
 
Sim, eu não sou passiva, muito pelo contrário. Eu participo de muito mais coisas, justamente as quais me abriu os olhos pra realidade que poucos conseguem ver ou talvez tenham medo de ver. Mas se eu pago impostos, se eu sou OBRIGADA a votar pra alguém que cuide da cidade, do país, eu vou cobrar sim, eu vou reclamar, eu vou protestar...se é pra cada um se virar sozinho ou pras ONG´s e Comunidades cuidarem de tudo, pra que político então?!

E, sinceramente, passeata pra mim é como greve, motivo pra baderna, trânsito e mais caos na cidade.

Então ótimo!! Te parabenizo! Pq só fazendo alguma coisa acredito que possamos reclamar... e sobre a bagunça.. ueh, mas o caos da violência tb não atrapalha? Nessas hrs temos que esquecer nossos peqns prazeres burgueses de chegar mais cedo em casa ( muitas veze spq não quer perder novela) e aguentar a baderna sim, pq só assim que se chama atenção nesse país! O problema é que mts vezes a questão é levada assim ( e eu me incluo SEMPRE em tdo que estou falando -vc- aí, esse vc é hipotético para quem quer q esteja lendo) e tds as manifestações são olhadas de soslaio e as pessoas não percebem que ao invés de reclamarem da baderna, deveriam estar ali fazendo parte dela, pois ela é em prol de algo melhor para todos. Aposto que qualquer um daqueles tb gostaria de estar na paz de casa... A gente precisa aprender a se colocar no lugar dos outros.
E isso inclusive, senão principalmente, no lugar de quem não teve nem um décimo das nossas condições e que caminho rumou... tanto o caminho do 'mau' e do 'bem' (para ser bem simplista) merece essa reflexão..
 
Não me parabenize, eu faço o que preciso, o que posso, como qualquer outro deveria fazer.

E, passeata não atrapalha apenas quem quer chegar cedo em casa seja lá pra fazer o que. Atrapalha quem está indo ao médico, quem está numa ambulância prestes a ser operado, quem está indo fazer uma entrevista de emprego, atrapalha a entrega urgente de um órgão doado, por essas e outras sou contra. Acredito que existem outras formas de se tomar partido, de se colocar no lugar dos outros e lutar por um bem comum, acredito que um dia as pessoas irão se conscientizar disso.
 
Não me parabenize, eu faço o que preciso, o que posso, como qualquer outro deveria fazer.

E, passeata não atrapalha apenas quem quer chegar cedo em casa seja lá pra fazer o que. Atrapalha quem está indo ao médico, quem está numa ambulância prestes a ser operado, quem está indo fazer uma entrevista de emprego, atrapalha a entrega urgente de um órgão doado, por essas e outras sou contra. Acredito que existem outras formas de se tomar partido, de se colocar no lugar dos outros e lutar por um bem comum, acredito que um dia as pessoas irão se conscientizar disso.

Deveria, de dever, mas que não fazemos. É sempre mais fácil olhar pro próprio umbigo.

Ok, é claro que 'baderna' atrapalha, mas a falta de segurança, a impunidade e a violência para mim são muito piores... E algo tem que ser feito para chamar atenção dentro da NOSSA realidade... É muito fácil se acomodar e esquecer enquanto se vê 'heroes', a falta de dignidade que tanta gente tem que aprender a viver lá fora...
Com certeza há outras maneiras, e eu adoraria (msm) saber algumas alternativas.. :think:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo