• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Direita ou Esquerda ?

TT1

Dilbert
Bom, eu gostaria de saber qual a ideologia partidária que vocês seguem. Qual partido político mais se aproxima das idéias de vocês ? Alguém é filiado a algum partido ?

Respondendo ao meu próprio tópico, eu sigo a ideologia Direita, e atualmente eu estou sintonizado com as idéias do PSDB. Eu gostava muito do PV mas depois do racha de 2001/2002 eu passei para um lado mais conservador da política, o PSDB.
 
Em matéria de política eu praticamente sou filiado ao PSDB. Sempre fui fiel às políticas do governo FHC e considero que avançamos muito em seu governo, apesar de toda a oposição dos petistas e outras esquerdas que votavam contra todos os projetos, simplesmente pra ser "do contra". Hoje, como governo, eles estão vendo como é realmente governar um país. Já fizeram até um mea-culpa.

Agora, se eu soubesse que o governo Lula seria assim, eu não teria votado no Serra não, votaria no Lula sim. O exemplo prático que tiro é a reunião de Davos em que Lula foi estrela (nãoa do PT, mas dos povos de 3º mundo). Foi reconhecido como grande líder e detentor de milhões de votos, representante de um enorme país democrático e soberano. Se o Lula continuar com uma boa política externa como vem exercendo, é bem capaz que vote nele nas próximas eleições... 8-)
 
Queimando minha lingua, vou postar nesse sub fórum.

Acho que a tendencia é acabar essa divisão direita esquerda. Outras coisas mais importantes dentro da conjuntura de determinado momento fara outras divisões se evidenciarem mais. Não sei ainda exatamente o que, mas é uma impressão que tenho.

No Fórum Social internacional, o que vimos? Bové, que é de direita, junto a estudantes e pensadores de esquerda, alinhado a eles em interesses anti globalizantes. É apenas um caso que eu separei, mas cada vez mais a divisão esquerda e direita se enfraquece.

Vale lembrar que esquerda e direita são conceitos construidos, históricos, que podem perfeitamente serem substituidos por outros para representar a ordem política vigente.
 
Eu ( pode ser ignorância minha mesmo ) não consigo enxergar outro modo de representar a ordem política... eu acho que sempre vão existir os conservadores ( direita/ governo ) e os "não-conservadores" ( esquerda ).

Faramir, me explica melhor isso por favor :D
 
Assim ... pessoas que estão a favor do poder vigente e pessoas que estão contra o poder vigente provavelmente vão continuar a existir. Mas não falei disso, falei do conceito de direita e esquerda.

Você confundiu um pouco as coisas em seu post, TT1. Ser conservador não quer dizer ser de direita. Os comunistas eram conservadores na extinta União Soviética, enquanto os liberais pretendiam mudar o sistema. Já no Brasil a direita sempre teve uma tradição conservadora, exatamente por estar no poder.

Falo que as características da esquerda, seja socialista ou moderada, ou coisas que caracterizm a direita, seja ela "fascista" ou liberal podem perder lugar para divisões mais adequadas ao contexto político/social dentro de algum tempo.
 
Eu sou da Direita, mas, procuro ficar aberta a outras idéias. :mrgreen: Agora, quanto ao modo de agir, acho que mesmo sendo Direita ou Esquerda, um Governo dificilmente terá condições de ir contra o sistema vigente na sociedade humana, quero dizer que mesmo que um Governo de Esquerda queira romper com o FMI, como muitos partidos costumam falar em época de eleição :tsc: , é impossível fazer isso realmente, pois se tentar será esmagado pelo sistema. Mas, então, será que nada muda? Sim, pode mudar mas, não é nada fácil e imediato como prometem :(
 
Sou de esquerda.... socialista.. mas não acho que seja possivel implantar socialismo em lugar nenhum do planeta....

e não acho que um partido de extrema esquerda ganhando as eleições vá mudar alguma coisa tão rápido... como a Tar-Telperiën falou, não dá pra acabar com um sistema e começar outro.....
 
Não Bombs... vc sabe do que estou falando, não pra Lula chegar e falar que vai romper com o FMI.... e vc sabe disso, não tem como ele fazer isso e o país continuar numa boa.. no mínimo sofreríamos umm embargo fudido.....

e acho que eu já te disse que era um sonho meu que isso acontecesse, mas eu sei que não dá.
 
Mila Telcontar disse:
como a Tar-Telperiën falou, não dá pra acabar com um sistema e começar outro.....

Dá pra mudar sim. O que não dá é pra dormir hoje no sistema capitalista e acordar amanha com um mundo todo socialista :roll: .

De modo geral eu posso dizer que não sou nem de direita nem de esquerda. Aliás... me fala em qual desses dois lados ta alguem que é simpatizante do ideal anarquista mas que sabe que ele não vai se concretizar (pelo menos não neste século). É o lado que eu estou :mrgreen:

Brincadeirinhas à parte... eu concordo com o Faramir. A gente chegou em um ponto em que essa história de esquerda e de direita é pura balela. Fora um ou outro partido extremista que aparece às vezes por aí, hoje em dia todos os partidos são essencialmente de centro. Porque não há mais espaço para ideologias utópicas, pelo menos não se você vive dentro da realidade. Os partidos são de centro por conveniencia. Há a realidade e o que você pode fazer dentro dela, que é muito pouco, independente de se ter um governo de direita, de esquerda ou de centro.
Qualquer bom governo vai ter que ser capaz de ver e de se adaptar a isso.
 
Eu? Não sou nada.
Pode parecer um flood já que eu nem ligo pra política, mas eu queria dizer que não dou a mínima pra ela. Seja lá qual for o partido, sempre vai haver a força para que ele dê em coisas ruins e favoreça um certo grupo mais que outro.
E além disso se os políticos quase sempre mentem tanto, quando poderei saber em quem estou votando de verdade? Nunca. Não se conhece nem a si mesmo qrto mais aos outros...
Por isso que eu num voto, num votei ano passado e num vou votar em ngm no ano q vem. Vou anular.
 
Sou de esquerda, comunista, acredito realmente em que uma sociedade justa é possível. Também acredito que o meio de se conseguir atingir esse estado é a revolução. Mas não sou nem um pouco Stalinista e acho que o momento da revolução virá (ou não) naturalmente, sem que intelectuais se metam. Por isso acho que o melhor caminho para a esquerda é realmente o moderado. A esquerda radical tenta definir o que é melhor para o povo sem escutar o povo, isso é repetir os erros que levaram as revoluções russa e chinesa ao fracasso (parcial, ao menos).
Eu votei no Lula, porque eu sei que ele vai tentar melhorar a vida da população, e isso é o mais importante, mesmo que ele tenha que manter e até fortalecer o capitalismo no Brasil.
 
Em alguns momentos eu me identifico mais com a esquerda, e em outros com a direita. O que importa realmente pra mim é o meio-termo, sem extremismos de qualquer lado. Ambos os lados tem muito a ensinar para o outro, e não tem sentido essa eterna disputa ente esquerda e direita. O centro é o melhor caminho.

Uma coisa muito interessante que eu ouvi outro dia é que não existe esquerda e direita, mas apenas governo e oposição. O governo vai ser sempre conservador, e a oposição vai querer sempre mudar tudo, não importando se eles se dizem de esquerda ou de direita. Não sei se é verdade, mas é uma coisa pra se pensar...
 
Essa coisa de dizer que direita e esquerda não existem mais foi o artifício usado pelos neo-liberais para impor o pensamento único, ludibriar os países a abrirem os seus mercados. Assim, "a URSS acabou, o comunismo foi junto. O sonho foi bonito enquanto durou mas agora vamos acordar e sermos realistas, o capitalismo é o sistema e a única solução para o mundo crescer é abolir o protecionismo". Quem disse isso foram os mesmo que falavam que comunista comia criancinha. E muita gente caiu, e a maioria gostou. Os esquerdistas de classe média viraram rapidamente os sociais-democratas, cansaram de sentirem culpa de terem dinheiro. Metade do PSDB veio do PCB, só que agora eles tomam champanhe. E mesmos os que não mudaram de lado passaram a duvidar de suas posições (o que não foi necessariamente ruim), se escondeu nesses anos, só agora que passaram a agir de novo, ainda timidamente.
 
Vejamos se consigo reformular e tentar expressar melhor o que eu queria dizer... Sim, o sistema pode mudar, o que eu queria dizer é que ele não vai mudar facilmente e em curto prazo. É algo muito complexo, a ruína de um sistema surge dentro do próprio sistema vigente, fruto de várias contradições que ele mesmo cria e que vão se acumulando. Li num artigo, já meio antigo, que o Capitalismo não vai durar mais de 50 anos daqui em diante, pois ele virou um rolo compressor que destrói tudo que está à frente e que os próprios capitalistas já não têm domínio dessa máquina. Daí, qual será o novo sistema não se sabe, não se sabe nem se ele será melhor do que o antigo...
Quanto ao "não poder ir contra o sistema", ainda acho que é insensatez confrontar o sistema e por exemplo romper com o FMI. O momento atual ainda não permite isso, é preciso saber a hora certa. Um governante é responsável por toda uma nação e para que ele possa conduzí-la da melhor forma possível, é preciso muitas vezes jogar de acordo com as regras que aí estão, mesmo que elas sejam injustas :osigh: como disse é preciso esperar o momento certo. Realmente, ainda tô pra ver um país que se deu bem com a ajuda do FMI, mas, afrontá-lo seria sofrer retaliações econômicas severas que castigariam ainda mais a situação do país. Confesso que isso pode soar como covardia (mesmo pra mim :( ), mas, acho que é complicado mesmo quando se trata de tentar sobreviver dentro de uma selva de competição, corrupção e busca desenfreada de poder. A linha que divide a postura de autodefesa e de tornar-se um deles é muito tênue, confesso :(
Mas, voltando ao tópico de Direita e Esquerda, concordo quando dizem que eles não existem, mas, sim o conceito de situação e oposição.
Acho que o ponto chave é não radicalizar. Ser flexível o bastante pra conseguir o melhor pra nação :wink:
 
Hi, mal fui editar e apertei o botão errado. Algum mod conserta, por favor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo