• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diminuição de imposto de jogos e o uso politico disso

O que você acha sobre o uso da diminuição de impostos de jogos para fins politicos?


  • Total de votantes
    3

felipeocr

Usuário
Bom, sabemos que os consoles novos chegaram com preços altos aqui no Brasil, principalmente comparados aos preços praticados pela maioria nas gerações anteriores, principalmente por causa do dolar.

Esses dias o javoltou comentou sobre uma possivel redução de imposto dos jogos para 30%, para agradar os jogadores, enquanto isso tem um projeto parado no senado para zerar o imposto para jogos.

O que acham disso?

Eu particularmente acho ridiculo, ta tentando ganhar votos em cima de um publico que não tem conhecimento politico, além de estar degradando o mercado.
 
Última edição:
A geração passada saiu bem caro também. O PS4 estava por 4 mil a 5 mil em alguns lugares. Somente depois que o preço foi diminuindo.

Ao meu ver isto só mostra como o mercado de jogos eletrônicos está forte no Brasil e da importância que ele se tornou. Houve um crescimento muito grande na venda de consoles e jogos por aqui, além de produtos paralelos relacionados aos games. O mercado cresceu e os políticos em si começaram a perceber que tem uma grande parcela de eleitorado neste meio e poder econômico. É claro que eles vão usar isto para agradar esta parcela.

Eu particularmente não vejo nada de mal do Bolsonaro vir twittar que vai reduzir a taxa de imposto para jogos eletrônicos. Ele já está eleito e isto não irá mudar. Ele precisa mostrar serviço no governo, mostrar propostas para as pessoas que colocaram ele lá no poder (e para os que votaram contra também). O que eu espero mesmo é que essas taxas diminuam e até quem sabe se tornem zero. Os jogos por aqui estão cada vez mais caros e os salários não tem acompanhado esses valores.
 
Pelo que andei vendo, a PEC 51/2017 está parada desde o dia 07/08/2019 e sua última notícia foi em janeiro deste ano, antes da pandemia estourar e acabar de vez com a economia. Era uma proposta boa e não sei até que ponto o orçamento da União ficou comprometido para que a PEC vingasse. E até agora, nem Senado ou Câmara Federal tocaram no assunto. Essa redução da alíquota em 10% não vai ajudar o mercado; vide que nem mesmo somos produtores de tecnologia e nem fabricamos os componentes dos consoles em solo nacional. Tudo é importado e com o dólar a quase 6 reais, essa redução não vai mexer nos preços finais de jogos e videogames.
 
A geração passada saiu bem caro também. O PS4 estava por 4 mil a 5 mil em alguns lugares. Somente depois que o preço foi diminuindo.

Na geração passada o Xbox One foi lançado por R$2199 e o Wii U por R$1899, seguindo o preço global, o unico console que teve um lançamento fora do padrão foi o PS4, por causa da exceletissima dona Sony e seus fãs Brasileiros.

Ao meu ver isto só mostra como o mercado de jogos eletrônicos está forte no Brasil e da importância que ele se tornou. Houve um crescimento muito grande na venda de consoles e jogos por aqui, além de produtos paralelos relacionados aos games. O mercado cresceu e os políticos em si começaram a perceber que tem uma grande parcela de eleitorado neste meio e poder econômico. É claro que eles vão usar isto para agradar esta parcela.

Eu particularmente não vejo nada de mal do Bolsonaro vir twittar que vai reduzir a taxa de imposto para jogos eletrônicos. Ele já está eleito e isto não irá mudar. Ele precisa mostrar serviço no governo, mostrar propostas para as pessoas que colocaram ele lá no poder (e para os que votaram contra também). O que eu espero mesmo é que essas taxas diminuam e até quem sabe se tornem zero. Os jogos por aqui estão cada vez mais caros e os salários não tem acompanhado esses valores.

Olha, eu concordo que o Brasil esteja com um mercado forte, e com uma boa importancia globalmente, mas creio que isso não deva ser usado para fins politicos, sim acho que os impostos devem ser zerados, conforme a proposta que esta circulando no senado, mas dai usar a diminuição de impostos para fins politicos, é outros 500.

O javoltou prometeu redução dos impostos para 30%, por que estava com boa vontade com os jogadores, porém a proposta para zerar os impostos ta rolando no senado, então essa medida do governo com certeza faz com que a do senado seja enfraquecida, por pura vontade de ganhar votos.

Outro fator que implica bastante, é o preço do dolar, que influencia diretamente no preço dos jogos, o mercado de hardware para PC tem imposto de 2%, e esta com preços altissimos, exatamente por causa disso.
 
Última edição:
Sinceramente não vejo essa redução como fator de peso pra alguém ter votado ou querer votar novamente no Bolsonaro e menos ainda achar que isso possa gerar uma massa expressiva em favor dele. O que pesou na eleição dele foram vários outros fatores e discutir isso caberia um tópico a parte.

É claro que por motivos óbvios e já bem conhecidos o ideal seria a aprovação da PEC e ela tem toda a minha torcida, mas enquanto isso não acontece, no cenário atual, melhor ter esses 30% do que nada.
 
Segundo o site da IGN Brasil esta medida já foi aprovada e será publicado amanhã no Diário Oficial (27/10).


É como diz na notícia, ainda não se sabe o que irá acontecer com os preços, pois não há planos para abaixar tão imediatamente, mas quem sabe com uma baixa no dólar não tenhamos alguns preços mais acessíveis.
 
Não vejo cenário animador pra uma queda significativa do dólar tão cedo. Chegamos a experimentar no meio do ano um breve período em que chegou a ficar abaixo de R$ 5,00, mas durou muito pouco.
 
Segundo o site da IGN Brasil esta medida já foi aprovada e será publicado amanhã no Diário Oficial (27/10).


É como diz na notícia, ainda não se sabe o que irá acontecer com os preços, pois não há planos para abaixar tão imediatamente, mas quem sabe com uma baixa no dólar não tenhamos alguns preços mais acessíveis.

Agora resta ficar atento para fazer pressão para aprovarem a proposta que esta no senado, e não deixar cair no esquecimento por causa dessa "ajuda para aliviar o gamer".

Governo javoltou ferrando mais uma vez o Brasileiro. Tentando se pintar como algo bom ainda. Não da nem pra comentar algo assim. :/
 
Governo javoltou ferrando mais uma vez o Brasileiro. Tentando se pintar como algo bom ainda. Não da nem pra comentar algo assim. :/
Mas o console do Xbox Series teve uma boa redução. O Xbox Series S sair por 2.800 reais no lançamento é um baita preço convidativo. Para aqueles que estão super ansiosos para comprar o console da nova geração, eu diria que é um preço acessível. Eu mesmo paguei 2 mil no meu PS4 depois de 1 ano e meio de lançamento oficial.

Eu não vou ficar entrando no mérito do Governo do Bolsonaro, mas esta medida até o momento foi boa, pois ajuda a diminuir um pouco o preço, ainda mais com esta alta do dólar. A proposta de zerar os impostos para importação de jogos eletrônicos irá continuar lá. Esta medida não invalida aquela. Apenas foi aprovada mais rapidamente.
 
Agora resta ficar atento para fazer pressão para aprovarem a proposta que esta no senado, e não deixar cair no esquecimento por causa dessa "ajuda para aliviar o gamer".

Governo javoltou ferrando mais uma vez o Brasileiro. Tentando se pintar como algo bom ainda. Não da nem pra comentar algo assim. :/

Ferrando?? Discordo

Uma coisa é se se o governo tivesse feito uma manobra de bastidor que tivesse feito a PEC ter sido rapidamente engavetada antes desse desconto ter sido concedido, coisa que não aconteceu. Ela está parada, mas está "viva".

Ainda que eu não aprove dezenas de coisas que esse governo faz e do qual não tenho a menor simpatia, não se pode misturar ódio pessoal puramente inflamado contra esse governo (vide algumas mensagens que já vi você postar e apagar), com uma atitude que na minha opinião não tem nada de eleitoreira e não foi negativa. Acho que é preciso ter bom senso e separar uma coisa da outra.
 
Eu não vou ficar entrando no mérito do Governo do Bolsonaro, mas esta medida até o momento foi boa, pois ajuda a diminuir um pouco o preço, ainda mais com esta alta do dólar. A proposta de zerar os impostos para importação de jogos eletrônicos irá continuar lá. Esta medida não invalida aquela. Apenas foi aprovada mais rapidamente.
Uma coisa é se se o governo tivesse feito uma manobra de bastidor que tivesse feito a PEC ter sido rapidamente engavetada antes desse desconto ter sido concedido, coisa que não aconteceu. Ela está parada, mas está "viva".

O problema não é que a PEC do senado esta engavetada, o problema é enfraquecer a medida, principalmente enfraquecendo a pressão para que ela seja aprovada, e ai sim engavetando ela.

A PEC que esta no senado, foi feita em cima de um abaixo assinado virtual, que mobilizou varias pessoas, hoje a pressão para aprovar ela era forte, porque o mercado sofre com os impostos altos. Agora com a diminuição do IPI para 30%, com certeza vai haver um efeito analgesico na pressão que as pessoas e o mercado estavam fazendo em cima da proposta para ela ser aprovada. 30% parece um valor baixo. É nisso que eu acho que foi uma pessima medida, que na verdade esta ferrando ainda mais o mercado, na verdade ela só serve como medida eleitoreira, pois a medida que realmente pode mudar o mercado, é a que corre pelo senado, medida que ja estava com dificuldade de andar por lá, agora corre o risco de ficar totalmente de lado e porque não ai sim ser até engavetada, principalmente agora que "os gamers estão bem".

Com esse efeito analgesico, agora quem reclama da redução do IPI para 30%, porque sabe que estava rolando uma medida muito melhor no senado para zerar esses impostos, fica taxado como "reclamando de barriga cheia" ou "reclamando por que" + coloque aqui o que você quiser, caso você esteja satisfeito com a medida que foi feita.

De qualquer maneira, ja foi aprovada, então resta fazermos pressão para aprovarem a proposta que esta no senado, e não deixar cair no esquecimento.
 
Última edição:
Pra mim 30% ainda tá longe de ser considerado valor de imposto baixo. Ainda pesa razoavelmente bem. Eu só veria um possível enfraquecimento se tivesse ficado em torno de uns 5%.

E quem deseja de verdade ver a PEC avançar, não vai se iludir com esse número atual e se contentando com isso.

Continuo não vendo nada de eleitoreiro nisso, pois a chance disso resultar em impacto eleitoral é extremamente pequena, pra não dizer desprezível.
 
Eu também não vejo muito como campanha eleitoral esta medida. A economia no Brasil precisa movimentar e isto irá ajudar de alguma forma. O mercado de jogos eletrônicos é forte no Brasil e gera uma boa renda. Está bem longe de ser uma porcentagem ideal, mas é um avanço pequeno.

Só do Xbox Series anunciar a diminuição no preço dos seus consoles para o lançamento, já é algo muito bom para quem estava querendo comprar. A primeira vista pode parecer pouco 400 reais de desconto, mas para muitos é a diferença de comprar no lançamento ou esperar mais um pouco.
 
No cenário atual qualquer redução por menor que seja é benéfico pra quem fabrica, vende e compra. Sinceramente em não vejo como alguém estar sendo prejudicado.
 
Pra mim 30% ainda tá longe de ser considerado valor de imposto baixo. Ainda pesa razoavelmente bem. Eu só veria um possível enfraquecimento se tivesse ficado em torno de uns 5%.

E quem deseja de verdade ver a PEC avançar, não vai se iludir com esse número atual e se contentando com isso.

Continuo não vendo nada de eleitoreiro nisso, pois a chance disso resultar em impacto eleitoral é extremamente pequena, pra não dizer desprezível.
Eu também não vejo muito como campanha eleitoral esta medida. A economia no Brasil precisa movimentar e isto irá ajudar de alguma forma. O mercado de jogos eletrônicos é forte no Brasil e gera uma boa renda. Está bem longe de ser uma porcentagem ideal, mas é um avanço pequeno.

Só do Xbox Series anunciar a diminuição no preço dos seus consoles para o lançamento, já é algo muito bom para quem estava querendo comprar. A primeira vista pode parecer pouco 400 reais de desconto, mas para muitos é a diferença de comprar no lançamento ou esperar mais um pouco.
No cenário atual qualquer redução por menor que seja é benéfico pra quem fabrica, vende e compra. Sinceramente em não vejo como alguém estar sendo prejudicado.

Bom, eu reafirmo o que disse, essa medida só vai (e eu tenho certeza que esse é o objetivo), enfraquecer a medida que esta no senado para zerar os impostos sobre jogos, onde a ideia era trata-los como livros, musicas e filmes.

Mas agora ja foi aprovada, só resta fazermos pressão para que a proposta que esta no senado seja aprovada, e não deixar cair no esquecimento.
 
Quem tem que desengavetar a PEC é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e cabe aos senadores que estão lá fazer o movimento inicial, colocar em votação, aprovar e remeter ao Executivo para que o presidente sancione ou vete.
Depois destes trâmites, aí sim você pode xingar ou não o Bolsonaro.
 
Bom, para quem quiser ler a proposta, a que esta no senado:


Agora so resta torcer, e tentar pressionar, para não cair no esquecimento.
 
Última edição:
Alterei a enquete a pedido do @Focr_BR

Quem havia votado, vê se consegue votar novamente. Eu zerei a enquete e deve ser possível refazer o voto. Eu iria deletar e criar uma nova, mas apenas editei para fazer um teste. Caso não dê para votar novamente, eu excluo e crio uma nova.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo