• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dimensões

Também essa palavra é usada pra denotar um mundo, plano ou coisa do tipo. Essa última utilização é muito vaga, e nunca vi ninguém usando-a com clareza, no sentido de não explicar o que é uma "dimensão", como seria a relação entre as várias dimensões e os porquês delas existirem separadamente.

Na verdade, não.

3 dimensões podemos ver.

a 4 seria o tempo. ou seja, para cada valor de x em tempo, temos um espaço tridimensional diferente.

espaço quadridimensional (temporal) seria uma forma aproximada de ver nosso universo.

assim, consideremos uma quinta dimensão. para cada valor de x nessa dimensão, teríamos um universo diferente.

Como nosso universo real tem muito mais dimensões (consideremos esse "muito mais" como um número N), então deveríamos ter uma dimensão N+1 para citar.

Essa seria o "outra dimensão".
 
Rousoku, agora você me confundiu. Você estava falando que nosso universo é quadridimensional, usando a primeira definição de "dimensão" que eu citei. Até aí tudo bem, mas depois você começou a falar em vários universos, caindo naquele conceito que vc citou e misturando os dois.
 
Eu também não entendo isso. A dimensão que vcs estão falando é a dimensão no sentido de profundidade, largura, altura ou no sentido de mundo?
 
Eu fiquei sabendo que 3 dimensões são visiveis, a partir da 4ª são descobertos através de calculos e é só na algebra mesmo.

No livro do Stephen Hawking ele fala sobre o tempo.(não sei ao certo o que ele fala)
 
é existem quatro visiveis... mas eu acredito q existem infinitas a gente q num v... tipo tudo na matematica evoluiu desse jeito, ate os conjuntos numéricos... até R eles so tinham uma dimensão, isso é uma reta, depois, com a invenção do i e dos numeros complexos, eles ficaram planos... e deve ter numeros solidos, etc... eu tenho quatorze anos, so sei disso pq leio d revistas d cunho cientifico... entao pq nao evoluir mais ainda... na fisica as coisas evoluem tb, haha... movimentos compostos e etc... mas tem uma espécie d evolução linear
MRU - MRUV - MRAUV (Movimento retilineo de aceleração uniformemente variada)... num sei se existe esse termo mas seria aceitavel esse.... e existe outro depois e pra sempre...mas eu acredito nas varias dimensoes
 
sao só 3 dimensoes visiveis, nao 4...

na matematica o conjunto dos complexo é um plano... e para por ai... mas da pra vc criar um numero complexo dentro de um complexo, ai seria algo tridimencional...
 
é... eu gostava do Cauchy... ate ele achar a raiz d -1 demorou pra kct.... sim mas eu ja pensei nisso, pq se norte=+ entao o norte d todas as direções é a própria direção... mas se o norte do norte é o norte, o leste do leste vai ser o sul... vc gira o angulo do multiplicador em relação a +...
outra coisa, pq os números so evoluem d dois em odis + e -, i e -i... se existisse um mais, outro 120 graus antihorario, e o outro 120 graus horario?
 
Visivel são 3 dimensões mesmo.Tá certo......

Mas eu acredito sim nessas coisas.....de dormir e sua mente ir p/ outro lugar.....
Alguém explica o afto d as vzs sonharmos com uma coisa q vai acontecer e realmente acontece?Puxa..eu acredito mesmo! :D
 
Eu acho que se existir ET, ou entao os OVNIs que muitas pessoas afirmam ter visto, nao acho que eles viajariam desde o planeta deles até o nosso, pois demoraria anos e anos na velocidade da luz. O que poderia ser é eles existirem em outra dimensao e conseguirem vir para a nossa. Tipo Stargate.
 
Minas Ecthelion disse:
Eu acho que se existir ET, ou entao os OVNIs que muitas pessoas afirmam ter visto, nao acho que eles viajariam desde o planeta deles até o nosso, pois demoraria anos e anos na velocidade da luz. O que poderia ser é eles existirem em outra dimensao e conseguirem vir para a nossa. Tipo Stargate.

Você está falando dos buracos-de-minhoca ( wormholes ).

É a maneira mais viável da viagem interplanetária - a distorção do espaço-tempo.
 
Rousoku, agora você me confundiu. Você estava falando que nosso universo é quadridimensional, usando a primeira definição de "dimensão" que eu citei. Até aí tudo bem, mas depois você começou a falar em vários universos, caindo naquele conceito que vc citou e misturando os dois.

Eu também não entendo isso. A dimensão que vcs estão falando é a dimensão no sentido de profundidade, largura, altura ou no sentido de mundo?

Pois é. Vocês não entenderam.

Vocês querem saber se eu falo da dimensão do tipo A, ou tipo B.

E o que estou dizendo é que não existem os tipos A e B. É tudo um tipo só.

Dimensão no sentido de "mundo" É dimensão no sentido de altura, largura e profundidade.

4 dimensões são visíveis. (numa maquete, apenas 3, já que não há tempo. mas numa filmagem percebe-se as 4)

Vou fazer uma progressão:

Num sistema com uma dimensão (reta), existem vários valores adimensionais paralelos, ao longo da reta. Num sistema com duas dimensões (plano), existem vários sistemas de uma dimensão (reta, por exemplo, em X - largura) paralelos, ao longo da segunda dimensão (Y - altura). Num sistema com três dimensões (espaço atemporal), existem vários sistemas de duas dimensões (planos) paralelos, ao longo da terceira dimensão (Z - profundidade). Num sistema com quatro dimensões (espaço temporal), existem vários sistemas tridimensionais (espaços atemporais) paralelos (e, nesse caso, seguidos) ao longo da quarta dimensão (T - tempo). E assim sucessivamente, até o número de dimensões do nosso universo, N (número esse desconhecido), onde existiriam vários sistemas com N-1 dimensões, paralelos ao longo da Nésima dimensão.

Então, o universo tem N dimensões. Se acrescentarmos mais uma dimensão (continua sendo no sentido de altura, largura, etc), seria a dimensão N+1. E ao longo dessa dimensão, encontraríamos vários sistemas de N dimensões paralelos. Ou seja: vários universos paralelos.
 
MRU - MRUV - MRAUV (Movimento retilineo de aceleração uniformemente variada)... num sei se existe esse termo mas seria aceitavel esse
Já existe, não? Movimento Uniformemente Variado. Aceleração uniforme.
 
Vela disse:
Pois é. Vocês não entenderam.

Vocês querem saber se eu falo da dimensão do tipo A, ou tipo B.

E o que estou dizendo é que não existem os tipos A e B. É tudo um tipo só.

Dimensão no sentido de "mundo" É dimensão no sentido de altura, largura e profundidade.

4 dimensões são visíveis. (numa maquete, apenas 3, já que não há tempo. mas numa filmagem percebe-se as 4)

Vou fazer uma progressão:

Num sistema com uma dimensão (reta), existem vários valores adimensionais paralelos, ao longo da reta. Num sistema com duas dimensões (plano), existem vários sistemas de uma dimensão (reta, por exemplo, em X - largura) paralelos, ao longo da segunda dimensão (Y - altura). Num sistema com três dimensões (espaço atemporal), existem vários sistemas de duas dimensões (planos) paralelos, ao longo da terceira dimensão (Z - profundidade). Num sistema com quatro dimensões (espaço temporal), existem vários sistemas tridimensionais (espaços atemporais) paralelos (e, nesse caso, seguidos) ao longo da quarta dimensão (T - tempo). E assim sucessivamente, até o número de dimensões do nosso universo, N (número esse desconhecido), onde existiriam vários sistemas com N-1 dimensões, paralelos ao longo da Nésima dimensão.

Então, o universo tem N dimensões. Se acrescentarmos mais uma dimensão (continua sendo no sentido de altura, largura, etc), seria a dimensão N+1. E ao longo dessa dimensão, encontraríamos vários sistemas de N dimensões paralelos. Ou seja: vários universos paralelos.

Rousoku, agora eu entendi melhor, mas pra ter certeza de que eu entendi: quer dizer que a cada instante teríamos um universo novo?



Bem, eu também vou dizer como é que acho que poderiam existir outras dimensões, explicando como poderiam ser feitas viagens de "longas distâncias". Quando eu disser "dimensões", entenda-se "dimensões espaciais".

Primeiro, imagine que houvesse um tipo de ser que vivesse em apenas uma dimensão. Ou seja, ele vive numa linha (embora isso seja fisicamente impossível, acho). Agora suponha outro tipo de ser que viva em duas dimensões (um plano). Se ele atravessar a linha do primeiro ser, vai dar a impressão de aparecer do nada e desaparecer sem motivo aparente. Como o ser só vive em uma dimensão, se o universo dele for curvo ele não vai ter consciência disso.

Isso permite que o segundo ser percorra aparentemente longas distâncias em muito pouco tempo. Assim: imagine que a linha comece num ponto A, e vá muito longe até um ponto B e depois volte para um ponto C muito próximo do ponto A. Pro que vive em uma dimensão, a distância de A a C pode parecer muito longa (e o caminho entre esses pontos lhe parece reto). Mas o ser que vive em duas dimensões pode perceber que na verdade eles ficam muito próximos, e então ele atravessa o ponto A e logo em seguida o ponto C, num curto período de tempo, dando a impressão de que pode aparecer e desaparecer onde quiser ao ser que vive na linha.

Agora imagine nós, que vivemos em três dimensões. Também temos o "poder" de desaparecer e aparecer no universo do segundo ser, e percorrer distâncias que pra ele seriam longas se seu universo for curvo. Desse modo, como esses universos seriam um plano ou, pior, uma linha, a probabilidade de não estarmos neles é muito maior do que a de estarmos.

Num processo análogo, pode existir alguma coisa que vive em quatro dimensões, e que portanto pode chegar até nosso mundo, aparecendo e desaparecendo, percorrendo "longas" distâncias, e principalmente nos deixando confusos pensando em coisas como viagens no tempo e buracos de minhoca! E na verdade não teria nada disso, eles simplesmente vivem em uma dimensão espacial a mais.
 
tem um livro chamado Fronteiras do Universo q propõe a existência de mais de uma dimensão....na verdade ele diz q existem milhões de dimensões...q elas coexistem mas q uma naum sabe q a outra existe...a própria ambientação do livro naum é na "nossa" dimensão
 
Stein disse:
Minas Ecthelion disse:
Eu acho que se existir ET, ou entao os OVNIs que muitas pessoas afirmam ter visto, nao acho que eles viajariam desde o planeta deles até o nosso, pois demoraria anos e anos na velocidade da luz. O que poderia ser é eles existirem em outra dimensao e conseguirem vir para a nossa. Tipo Stargate.

Você está falando dos buracos-de-minhoca ( wormholes ).

É a maneira mais viável da viagem interplanetária - a distorção do espaço-tempo.

Acho que era mais ou menos isso. Alem de Stargate, tem um outro filme,se bem que Stargate ta mais pra universo paralelo. Esso outro filme fala de uma juncao entre dois pontos distantes do universo pra viajar. Acho que era O Enigma dio Horizonte
 
ah tah... mass eu so falei aquilo la em cima pra falar q, sei lah, devem existir milhoes, como o livro propõe.................................
sobre o filem o enigma do horizonte, é esse mesmo... o fisico constroi uma maquina q simula um buraco negro, e, pra quem nao sabe, a alta gravidade dele distorce tudo, até o vácuo... assim, eles dobram o universo como uma folha, e o buraco negro fica sendo o furo entre as duas partes da dobradura.... mas a maquina do filme foi mais poderoso do q o cara imaginou, e ela o levou para outro universdo... depois q voltou, td mundo ficava doidinho
 
bom vamos lá:

Balbo Bolseiro disse:
Não é a única maneira, eu acredito em vida após a morte, mas sem esse negócio de dimensões.
O que ocorre é que o termo "dimensão" é usado com vários significados diferentes. Existem as dimensões de profundidade, altura, largura. Existem teorias supondo a existência de várias dessas dimensões, que não são percebidas por estarem "enroladas" e comprimidas. Também essa palavra é usada pra denotar um mundo, plano ou coisa do tipo. Essa última utilização é muito vaga, e nunca vi ninguém usando-a com clareza, no sentido de não explicar o que é uma "dimensão", como seria a relação entre as várias dimensões e os porquês delas existirem separadamente.

Concordo com vc, o termo dimensão é usado com significados diversos. É por isso que eu digo que vida após a morte só é possivel com a existência de outra dimensão. Caso contrário´não passaria de sonho, ou ilusão. Mas entenda outra dimensão, com ooutro plano, paralelo ou não. Outro dia, não sei onde foi que eu li, que a dimensão dos mortos, o outro plano, seria num nivel um pouco maior que o nosso. Digamos sei lá um meio metro sempre acima do nosso solo, dando portanto a impressão qdo se vêem espirritos de que eles estão voando, qdo na verdade estão caminhando em sua própria dimensão. Se não me engano era um livro espirita, e portanto, se tratando de religião, é questionavel. Prefiro não entrar nesses detalhes e vai só por curiosidade.


Balbo Bolseiro disse:
Mas podemos simplesmente dizer que eles apagam e acendem luzes, dando a impressão de desaparecer e aparecer repentinamente, e também que se movem a velocidades absurdas, ou que existem vários deles. Esse é um modo mais simples de explicar, embora nem tanto esclarecedor!

Sim concordo, é uma forma de explicar os OVNIS, e não posso dizer que é correta nem que é errada, afinal por enquanto não há provas concretas de nada. Se digamos eles apagassem as luzes, isso não explicaria o fato de sumirem do radar. Tá certo existem aviões que são invisiveis ao radar, mas não são invisiveis ao olho humano. Houve vários depoimentos de pilotos que disserão que os OVNIs alcançaram uma velocidade incrivel e simplesmente sumirão. Talvez a quebra de alguma lei natural da fisica (como por exemplo da lei da velocidade da luz, mas que eu ainda acredito que seja impossivel quebra-la) faça surgir algum tipo de fenda ou buraco negro (teoria absurda mas os OVNIs tb são :mrgreen: ). Bom A questão é que muito provavelmente eles não existem na nossa Galaxia. talvez em Sirius, ou Alfa Centauri, sei lá. A questão é que são planetas muito distantes msm, e uma viagem que direta seria extremamente dispendiosa e demorada. Pra quem gosta de ficção cientifica, um digamos "salto" espacial seria mais provavel. Esse salto seria um atalho entre uma outra dimensão e a nossa, gastando muito menos energia pra fazer isso. É claro que tratando a possibilidade de existir Seres Extraterrestres a gente estaria lidando com a possiblidade de existência de uma outra ciência muito superior a nossa, e portanto todas essas teorias e conjunturas seriam completamente equivocadas.


Balbo Bolseiro disse:
Pavanelli, isso não significa que "não possuímos a quarta dimensão". Isso só acontece porque somos fisicamente pequenos demais pra perceber isso que você citou no exemplo, mas faça a mesma coisa substituindo a Terra por uma laranja e nós por uma formiga; se coloque como observador. Pronto, mas ainda não percebemos quatro dimensões espaciais.

Possuir a quarta dimensão é poder controlá-la. Mas uma vez depende do ponto de vista. Do ponto de vista da FISICA, não não possuimos a quarta dimensão, uma vezque não podemos observá-la, nem controlá-la nem nos aproveitarmos dela. O máximo que podemos fazer é medi-la. E embora sejamos seres de 3 dimensões, sofremos os efeitos da quarta dimensão.
Agora explicando o que eu tinha dito, o caminho mais curto entre 2 pontos é uma elipse, pra efeitos de calculos astronomicos, fisica aplicada etc. Geometricamente, qdo vc for utilizar calculos que envolvem 3 dimensões o menor caminho relamente é uma reta. Afinal vc estará lidando com um sistemas de forças em equilibrio estático, estarão paradas.
No caso de sistemas complexos, o menos caminho será uma elipse pois vc estará lidando com velocidades de corpos. Quer um exemplo? Nesse ser exemplo da laranja, vc fez um sistema simples: Laranja - Eu - formiga. Tudo bem realmente dae eu concordo con vc. Agora pensa no seguinte sistema: Laranja - Eu - Formiga - Terra - Sol. Supondo os 3 primeiro na superficie da terra, do ponto de vista do observador a trajetória da formiga será curva, pq é uma curva msm. Do ponto de vista da formiga será reto. Do ponto de vista de alguém no sol, será uma tremenda confusão, uma vez que sera o movimento da formiga associado ao movimento de translação da terra, ao movimento de rotação da msm, e ao movimento de rotação do Sol!! Vários movimentos!!! Isso é um sistema complexo.


Agora deixa eu dar um exemplo mas simples de pq o menor caminho entre dois pontos é uma elipse num sistema de 4 dimensões. Imagine um Foguete no sol que quer ir pra Terra no menor caminho possivel. Em 3 dimensões seria uma reta. Botando a quarta dimensão, seria necessári oanalisar a tragetória da Terra. Em 1hora a terra está em uma posição. Em 2horas em outra posição e por ae vai. O menor movimento do foguete será uma elipse com centro no centro do movimento elipitco da Terra. PQ? Pq a terra tem velocidade, e velocidade é diretamente ligada ao TEMPO! A quarta dimensão.


Agora, eu tava lendo algumas coisas aki, e me surpreendi: 12 dimensões mensuraveis????????? :eek:
Só uma outra coisa: O ser humano só é capaz de lidar com as 3 dimensões juntas. Não pode lidar com nenhuma delas separadas. Já as maquinas podem manipular artificialmente as 4 dimensões criando um sistema artificial. E a matemática aplicada à computação pode criar quantas dimensões quiser!! Por exemplo a matriz!
Pra quem já estudou matrizes no colegial:
Matriz[x][y][z][k][w]!!! 5 dimensões, completamente NÃO visualizavel.
 
Pavanelli disse:
Se digamos eles apagassem as luzes, isso não explicaria o fato de sumirem do radar. Tá certo existem aviões que são invisiveis ao radar, mas não são invisiveis ao olho humano. Houve vários depoimentos de pilotos que disserão que os OVNIs alcançaram uma velocidade incrivel e simplesmente sumirão. Talvez a quebra de alguma lei natural da fisica (como por exemplo da lei da velocidade da luz, mas que eu ainda acredito que seja impossivel quebra-la) faça surgir algum tipo de fenda ou buraco negro (teoria absurda mas os OVNIs tb são :mrgreen: ). Bom A questão é que muito provavelmente eles não existem na nossa Galaxia. talvez em Sirius, ou Alfa Centauri, sei lá. A questão é que são planetas muito distantes msm, e uma viagem que direta seria extremamente dispendiosa e demorada. Pra quem gosta de ficção cientifica, um digamos "salto" espacial seria mais provavel. Esse salto seria um atalho entre uma outra dimensão e a nossa, gastando muito menos energia pra fazer isso. É claro que tratando a possibilidade de existir Seres Extraterrestres a gente estaria lidando com a possiblidade de existência de uma outra ciência muito superior a nossa, e portanto todas essas teorias e conjunturas seriam completamente equivocadas.

Sim. Eles também poderiam se teletransportar. Uns australianos conseguiram fazer isso (ou algo parecido) com uma partícula, então não seria descartável essa possibilidade, que é a mais prática e não exige quebra da velocidade da luz nem a existência de buracos de minhoca.

Pavanelli disse:
Possuir a quarta dimensão é poder controlá-la. Mas uma vez depende do ponto de vista. Do ponto de vista da FISICA, não não possuimos a quarta dimensão, uma vezque não podemos observá-la, nem controlá-la nem nos aproveitarmos dela. O máximo que podemos fazer é medi-la. E embora sejamos seres de 3 dimensões, sofremos os efeitos da quarta dimensão.

Acho que não entendi... que efeitos seriam esses? A quarta dimensão seria o tempo?

Pavanelli disse:
No caso de sistemas complexos, o menos caminho será uma elipse pois vc estará lidando com velocidades de corpos. Quer um exemplo? Nesse ser exemplo da laranja, vc fez um sistema simples: Laranja - Eu - formiga. Tudo bem realmente dae eu concordo con vc. Agora pensa no seguinte sistema: Laranja - Eu - Formiga - Terra - Sol. Supondo os 3 primeiro na superficie da terra, do ponto de vista do observador a trajetória da formiga será curva, pq é uma curva msm. Do ponto de vista da formiga será reto. Do ponto de vista de alguém no sol, será uma tremenda confusão, uma vez que sera o movimento da formiga associado ao movimento de translação da terra, ao movimento de rotação da msm, e ao movimento de rotação do Sol!! Vários movimentos!!! Isso é um sistema complexo.

Justamente. Mas o que a velocidade importa? O que importa são as trajetórias.

Pavanelli disse:
Agora deixa eu dar um exemplo mas simples de pq o menor caminho entre dois pontos é uma elipse num sistema de 4 dimensões. Imagine um Foguete no sol que quer ir pra Terra no menor caminho possivel. Em 3 dimensões seria uma reta. Botando a quarta dimensão, seria necessári oanalisar a tragetória da Terra. Em 1hora a terra está em uma posição. Em 2horas em outra posição e por ae vai. O menor movimento do foguete será uma elipse com centro no centro do movimento elipitco da Terra. PQ? Pq a terra tem velocidade, e velocidade é diretamente ligada ao TEMPO! A quarta dimensão.

Isso também. Por que elíptico? No exemplo da formiga, o problema era que ela ignorava a existência de uma dimensão espacial. Não consigo entender como uma dimensão temporal possa influir na distância, embora já tenha lido sobre isso, e assim Einstein também afirmasse.

Pavanelli disse:
Já as maquinas podem manipular artificialmente as 4 dimensões criando um sistema artificial. E a matemática aplicada à computação pode criar quantas dimensões quiser!! Por exemplo a matriz!
Pra quem já estudou matrizes no colegial:
Matriz[x][y][z][k][w]!!! 5 dimensões, completamente NÃO visualizavel.

Não é que o computador crie dimensões. Não entendo muito disso, mas acredito que ele simplesmente dê a coordenada de cada variável ou valor como um código que possibilite sua identificação, o que não implica em dimensões, embora esse mesmo sistema talvez pudesse ser usado para medir um sistema com 5 delas.
 
Quanto a história da terra numa trajetória elíptica, errado. A menor distância éuma linha reta entre o ponto de origem e o ponto da posição final da terra.

Ex. se vc dá um tiro para a frente, e na sua frente não tem nada. Mas uma pessoa passa correndo na frente da bala bem na hora, desavisada, e leva o tiro. A bala percorreu uma linha reta, numa direção que no instante To a pessoa não estava.

Já as maquinas podem manipular artificialmente as 4 dimensões criando um sistema artificial. E a matemática aplicada à computação pode criar quantas dimensões quiser!! Por exemplo a matriz!
Pra quem já estudou matrizes no colegial:
Matriz[x][y][z][k][w]!!! 5 dimensões, completamente NÃO visualizavel.

Como bem estuda a Álgebra Linear. Mensurável é diferente de visualizável. 4 dimensões são visualizáveis, mas apenas 3 são graficamente representáveis.

Rousoku, agora eu entendi melhor, mas pra ter certeza de que eu entendi: quer dizer que a cada instante teríamos um universo novo?

Não. A cada "instante" teríamos um espaço atemporal novo. Seu raciocínio foi até a 4ª dimensão: tempo. Vc parou na metade. A N-ésima dimensão não é visualizável, então teríamos que representá-la de forma não visual.

Ex. você já jogou The Sims ? Então, vamos trocar a palavra "Vizinhança" por "Universo com N dimensões". Dentro de uma vizinhança, ou seja, universo, temos N dimensões, entre elas tempo (o tempo passa para os Sims), as 3 visíveis, etc. Mas temos um contador no canto superior esquerdo. Ali marca-se a dimensão N+1. Para cada valor X aplicado naquela dimensão, temos alí dentro um novo universo (vizinhança). Dando a impressão que essa dimensão é um outro "mundo". Na verdade, essa dimensão não é um outro "mundo", mas sim um índice dos infinitos mundos paralelos. Quer dizer, vizinhanças. ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo