• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Decadência do sinal AM/FM estendido

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Objetivo é melhorar o sinal das rádios; adesão não é obrigatória.
Segundo o governo, medida atende reivindicação antiga das emissoras.

A presidente Dilma Rousseff vai assinar nesta quinta-feira (7) um decreto que possibilita a migração de emissoras AM para o sistema FM em todo país. O objetivo, segundo o governo, é atender a um pedido antigo das emissoras, principalmente as do interior do país, que queriam melhorar a qualidade do sinal.

A edição do decreto já havia sido anunciada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no dia 17 de outubro. De acordo com Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a expectativa é de que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.

Nas estimativas da Abert, as rádios que aderirem à mudança vão fazer um investimento total de cerca de R$ 100 milhões em novos transmissores e outros equipamentos. Segundo Paulo Bernardo, o governo deve criar mais incentivos de crédito para o setor.

O Ministério das Comunicações informou que a migração para o FM não é obrigatória e que, em dois anos, todas as emissoras interessadas já devem ter efetuado a troca do sistema.

Ainda segundo o ministério, as rádios terão um ano, a partir da assinatura do decreto, para solicitar a migração. Ao receber o pedido, o ministério vai analisar se há espaço no espectro da região onde a rádio opera e, se houver, vai liberar a emissora para atuar no novo sistema. A expectativa da pasta é de que haja mais disponiblidade de espectro para as FMs à medida que emissoras de TV migrarem para o sinal digital, abrindo espaço para a radiofrequência.

Fonte

------------------

Até que enfim isso finalmente saiu do papel.
A tecnologia do AM já tá pra lá de ultrapassada e nas grandes cidades cheia de interferências e ruídos.
 
Quero ver se haverá banda para todas essas novas rádios.

O FM vai ter sim
Quando a digitalização da TV estiver conluída, a banda dos canais 5 e 6 do VHF será liberada pra rádio como diz um trecho dessa noticia aqui

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, explicou que, com a futura liberação do espectro de 700 mega-hertz (MHz), onde hoje operam as televisões analógicas, parte desse espaço será ocupado pelas rádios AM.

“Hoje a faixa de frequência do FM atual vai de 88 MHz a 108 MHz. Os canais 5 e 6 vão de 76 MHz a 88 MHz. É o que agente chama de faixa contígua ao FM. O decreto conterá que nos municípios onde tem outorga e todas as AM cabem no espectro atual de FM elas migram automaticamente e devolvem sua frequência AM para o governo. E nas emissoras que vão para os canais 5 e 6, elas começam a operar e terão um prazo de transmissão simultâneo até cinco anos”, explicou.

O presidente da Abert disse ainda que, para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo deverá editar uma portaria obrigando todos os receptores produzidos no Brasil já virem com atualização do software para a faixa estendida.
 
Acho muito bom, principalmente porque, hoje em dia, é normal sintonizar rádios FM pelos celulares, sendo que eles não sintonizam rádio AM.
 
O AM (Amplitude Modulada) é o sistema mais simples e básico de transmissão que existe desde a invenção do rádio, mas chegou a hora de se aposentar com todas as honras.

Quem for colecionador e tiver aqueles antigos rádios valvulados, que se prepare pra ouvir neles enquanto dá, pois logo logo irão cair no vazio total do silêncio.
 
Pocha, daqui a pouco só vai ter rádio digital e eu não vou poder mais ouvir no meu radinho tradicional. :(
 
Pocha, daqui a pouco só vai ter rádio digital e eu não vou poder mais ouvir no meu radinho tradicional. :(

Fique tranquilo o cenário não é de morte total não. Em pequenas cidades e vilarejos isso tende a se manter porque o rádio analógico é a tecnologia de mais fácil manutenção.

Assim como diziam que o disco de vinil e as válvulas seriam totalmente sepultadas sem direito a volta, esse velório jamais aconteceu. Seus fiéis apreciadores não deixaram isso acontecer, mantendo uma pequena indústria analógica nostálgica ainda bem viva.
 
Sei que meio que não tem a ver, mas tem uma rádio do Brasil, lá do RS, que tem a tal "banda mundial", onde só ela pode transmitir. Acredito ser a Rádio Gaúcha.

Mais a ver: ótima notícia - as rádios hoje em dia não precisam de tanto alcance, são absolutamente regionalizadas, então que se melhore a qualidade do sinal, migrando pra FM

(e vamos matar de uma vez o VHS - TV Analógica - quero meu 4G em 700 MHz)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo