1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dilma assina decreto para permitir migração de rádios AM para FM

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 7 Nov 2013.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Objetivo é melhorar o sinal das rádios; adesão não é obrigatória.
    Segundo o governo, medida atende reivindicação antiga das emissoras.

    A presidente Dilma Rousseff vai assinar nesta quinta-feira (7) um decreto que possibilita a migração de emissoras AM para o sistema FM em todo país. O objetivo, segundo o governo, é atender a um pedido antigo das emissoras, principalmente as do interior do país, que queriam melhorar a qualidade do sinal.

    A edição do decreto já havia sido
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no dia 17 de outubro. De acordo com Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), a expectativa é de que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.

    Nas estimativas da Abert, as rádios que aderirem à mudança vão fazer um investimento total de cerca de R$ 100 milhões em novos transmissores e outros equipamentos. Segundo Paulo Bernardo, o governo deve criar mais incentivos de crédito para o setor.

    O Ministério das Comunicações informou que a migração para o FM não é obrigatória e que, em dois anos, todas as emissoras interessadas já devem ter efetuado a troca do sistema.

    Ainda segundo o ministério, as rádios terão um ano, a partir da assinatura do decreto, para solicitar a migração. Ao receber o pedido, o ministério vai analisar se há espaço no espectro da região onde a rádio opera e, se houver, vai liberar a emissora para atuar no novo sistema. A expectativa da pasta é de que haja mais disponiblidade de espectro para as FMs à medida que emissoras de TV migrarem para o sinal digital, abrindo espaço para a radiofrequência.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ------------------

    Até que enfim isso finalmente saiu do papel.
    A tecnologia do AM já tá pra lá de ultrapassada e nas grandes cidades cheia de interferências e ruídos.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Quero ver se haverá banda para todas essas novas rádios.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O FM vai ter sim
    Quando a digitalização da TV estiver conluída, a banda dos canais 5 e 6 do VHF será liberada pra rádio como diz um trecho dessa
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, explicou que, com a futura liberação do espectro de 700 mega-hertz (MHz), onde hoje operam as televisões analógicas, parte desse espaço será ocupado pelas rádios AM.

    “Hoje a faixa de frequência do FM atual vai de 88 MHz a 108 MHz. Os canais 5 e 6 vão de 76 MHz a 88 MHz. É o que agente chama de faixa contígua ao FM. O decreto conterá que nos municípios onde tem outorga e todas as AM cabem no espectro atual de FM elas migram automaticamente e devolvem sua frequência AM para o governo. E nas emissoras que vão para os canais 5 e 6, elas começam a operar e terão um prazo de transmissão simultâneo até cinco anos”, explicou.

    O presidente da Abert disse ainda que, para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo deverá editar uma portaria obrigando todos os receptores produzidos no Brasil já virem com atualização do software para a faixa estendida.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Acho muito bom, principalmente porque, hoje em dia, é normal sintonizar rádios FM pelos celulares, sendo que eles não sintonizam rádio AM.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O AM (Amplitude Modulada) é o sistema mais simples e básico de transmissão que existe desde a invenção do rádio, mas chegou a hora de se aposentar com todas as honras.

    Quem for colecionador e tiver aqueles antigos rádios valvulados, que se prepare pra ouvir neles enquanto dá, pois logo logo irão cair no vazio total do silêncio.
     
  6. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Pocha, daqui a pouco só vai ter rádio digital e eu não vou poder mais ouvir no meu radinho tradicional. :(
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Fique tranquilo o cenário não é de morte total não. Em pequenas cidades e vilarejos isso tende a se manter porque o rádio analógico é a tecnologia de mais fácil manutenção.

    Assim como diziam que o disco de vinil e as válvulas seriam totalmente sepultadas sem direito a volta, esse velório jamais aconteceu. Seus fiéis apreciadores não deixaram isso acontecer, mantendo uma pequena indústria analógica nostálgica ainda bem viva.
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Sei que meio que não tem a ver, mas tem uma rádio do Brasil, lá do RS, que tem a tal "banda mundial", onde só ela pode transmitir. Acredito ser a Rádio Gaúcha.

    Mais a ver: ótima notícia - as rádios hoje em dia não precisam de tanto alcance, são absolutamente regionalizadas, então que se melhore a qualidade do sinal, migrando pra FM

    (e vamos matar de uma vez o VHS - TV Analógica - quero meu 4G em 700 MHz)
     

Compartilhar