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Digimon Adventure tri (idem, 2015)

Só agora eu consegui acabar a série, e revi os filmes 4 e 5 (os filmes ruins) para tanto. Infelizmente o filme 6 segue na mesma linha....

Fico com a impressão de que os filmes 1-3 foram feitos de forma independente entre si, e cada um com seu arco temático próprio, como filmes que são, e os filmes 4-6 foram feitos numa tacada só, como uma série de 12 episódios focada na Mei. Os filmes 4 e 5 acabam bem no clímax, por exemplo, e só fazem mais sentido (ou menos não-sentido) se forem vistos em conjunto.

E nem parece que mantiveram a mesma equipe: enquanto estes 1-3 pegam coisas ultra-exotéricas do canon de Digimon, os filmes 4-6 colocam um HolyAngemon para apanhar do Devimon, ou um Seraphimon aparecendo sem motivo algum, o que contraria convenções bem básicas da série original... Enquanto os três primeiros filmes têm dramas convincentes, os filmes 4-6 tendem ao melodrama longo e sem sentido. Todo o potencial do vilão - que parecia ser o Kaiser, depois o Gennai, e no final não era nenhum dos dois, e pouco é explicado a seu respeito - é jogado para escanteio.... Muito não é respondido, muito deixa a desejar, muito potencial desperdiçado dos filmes anteriores.... Uma pena.... E olha que a meia-hora final do filme 5 foi boa, o filme 6 tinha a chance de pegar esse gancho e salvar a hexalogia como um todo, mas não o fez.

Mas enfim, gostei pra caramba dos filmes 1-3, e dá pra pensar que o filme 3 foi o episódio final, com o digimundo rebootado. O vilão é derrotado com o reboot, ainda que permaneça vivo e pouco explicado. Mas também o filme 6 deixa o vilão vivo e pouco explicado - e a pouca explicação que dá é insatisfatória - então esse headcanon pouco perde em relação ao canon oficial da hexalogia... Pelo contrário, o final aberto do filme 3 é instigante, mesmo se fosse um final genuíno, pois apesar da melancolia do reboot, fica a promessa de novas aventuras e de recuperarem as memórias dos digimons... já o final aberto de 6 é aberto apenas por sê-lo mesmo, não acrescenta nada à história...
 
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Tenho a mesma opinião Haran.

Eu até gostei de algumas coisas, embora não esteja me lembrando agora de que realmente :lol:, mas de maneira geral os filmes de 4-6 não corresponderam a qualidade do 1-3.
 

Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna is Toy Story 3 for anime fans​

A 20-year-old series finally lets the characters grow up and say goodbye to their fans​
By Rafael Motamayor Sep 29, 2020, 7:08pm EDT​

Fights like Star Wars vs. Star Trek or Marvel vs. DC have made it clear that it’s impossible for fandoms to agree about anything. But for a certain type of ’90s kid, there was no fight more important than the war between Digimon and Pokémon. Though the franchises have similar names, were both born as video games, and feature kids going on adventures with strange monsters that fight for them, their latest-feature film projects show the core difference between the two series.​
Where Pokémon: Mewtwo Strikes Back - Evolution is a shot-for-shot remake of the first Pokémon movie, with updated CGI animation and without the original songs, the newly imported movie Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna is the conclusion of 20 years’ worth of stories, closing the book on a beloved franchise by looking back at what made it so special, then acknowledging that neither the characters nor the audience can remain kids forever.​
In its opening scene, Last Evolution begins by taking us back to where it all began, to the streets of Tokyo, where a giant Parrotmon crosses over from the Digital World and starts wreaking havoc, while Maurice Ravel’s “Boléro” plays in the background. Viewers who find it off-putting to see the film blatantly wearing nostalgia on its sleeves by playing the original musical arrangement of the 1990s anime theme song should be warned: this movie probably isn’t for you. But if the mere sound of the late Kouji Wada’s “Butter-Fly” brings tears to your eyes, then you better bring some tissues, because Last Evolution is like Toy Story 3 for anime fans.​
Two DigiDestined ride atop their Digimon in a deep orange virtual field
Image: Toei Animation​
Though the opening scene directly reflects the opening of 2000’s Digimon: The Movie, it quickly lets the audience know that things have changed. This isn’t the ’90s anymore, and technology has grown along with the DigiDestined, who are now coordinating battle strategies in mid-fight like an anime version of The Avengers. Five years after the events of the 2015 film series Digimon Tri, and 10 years after the events of the original series, the DigiDestined have grown up just like the audience has. Izzy (Mutsumi Tamura) is now the CEO of a tech company. Joe (Junya Ikeda) is in medical school. Mimi (Hitomi Yoshida) is working as an influencer who says she’s “spreading kawaii” across the world. Sora (Suzuko Mimori) has apparently left the DigiDestined behind to focus on following her family’s business, as seen in the short film prequel “To Sora.” Even the kids from 2000’s Digimon Adventure 02 are back, after an egregious absence during Digimon Tri. After the nostalgia-filled opening credits, a new threat emerges and goes after all DigiDestined across the world. And Tai (Natsuki Hanae) discovers a timer in his Digivice, counting down to the moment his partnership with his Digimon Agumon will end forever.​
Kizuna is fast-paced and features gorgeous fighting animation, including scenes that combine the art style of the original Mamoru Hosada-directed films with new digital animation techniques. But director Tomohisa Taguchi and the animation team at Yumeta Company clearly made this film for the millennials who grew up with the franchise and want a little more than constant battle scenes. The plot is a detective story with an intriguing central mystery, and the tone is much more melancholic than most modern anime movies, as the end of the partnership between the DigiDestined and their Digimon casts a large shadow over every scene they share. Thankfully, the film gives the characters enough moments to breathe, with mostly silent sequences where they contemplate their future and their past, without dialogue and with a minimalistic score.​
The original Digimon Adventure portrayed some heavy themes for a kids’ show, including divorce, depression, and death. And as the characters grew up, the themes continued to mature. Tai goes out for drinks with Matt (Yoshimasa Hosoya), and he’s now working part-time at a gambling parlor, and has a porn stash in his apartment. He has no idea what he’ll do with his future. Though Joe, Izzy, Mimi, and Sora seem well-adjusted in their 20s, Tai and Matt struggle with deciding what to do with their lives and how to let go of their childhoods as they prepare for an uncertain adulthood.​
The Digimon cast, humans and Digimon together, all gather around to stare into the camera
Image: Toei Animation​
The film begins with the text “the more that people accept the future chosen for them, the less they will age,” and viewers’ enjoyment of the film will depend on how they interpret that phrase. Though we know the film is counting down to the moment the DigiDestined grow up and leave their old adventures behind, there’s no clear idea about what the film considers “growing up.” It’s more specifically about the moment when people realize they can no longer juggle what their lives used to be like when they were kids, and the life they’re now entering.​
But it’s also about the danger of forcing yourself to grow up before you’re ready. It’s about those who think they have to leave their old friends and lives behind, and those fighting to embrace both the past and future as much as they can. Like Toy Story 3, Kizuna goes for a bittersweet conclusion that waves goodbye to childhood while suggesting that eventually, we all learn to find a balance between our responsibilities and our desires. Some audiences may not agree with the way the film handles this theme and its connection to the infamous epilogue from Digimon Adventure 02, which reunites both teams of DigiDestined, as well as their Digimon and their children, in the far future. But for those who are on board with the way the film handles the transition out of childhood, Last Evolution will be like saying goodbye to a childhood friend you don’t often speak to, but still hold close to your heart.​
Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna manages to be the best addition to the Digimon franchise since Mamoru Hosoda was at the helm. Its references to previous franchise installments, its surprising cameos, and its emotional story all help put a bow on 20 years of adventures, while providing a nice returning point for fans who may have skipped the underwhelming Tri series of films. It’s a love letter not only to the entire franchise, but to those who have grown up watching these characters throughout the years. This is the conclusion fans have been waiting for.​

CRÍTICA | DIGIMON ADVENTURE: LAST EVOLUTION KIZUNA​

Novo filme é um dos recortes mais agridoces da franquia de monstrinhos digitais em todos os tempos, sendo uma peça de amor à obra original e uma excelente história sobre as alegrias e dores do amadurecimento.​
Por Igor Lunei / 18 de janeiro de 2021 às 14:45​

Chuto que uma coisa bastante característica do processo de amadurecimento pessoal, vindo com a idade, é a negação da infância. Negação essa que pode ocorrer, ao se posicionar em meios sociais adultos, quando elementos que foram bem inerentes a tal período inicial da vida são deixados de lado, natural ou ativamente da parte do indivíduo.​
Brinquedos, programas de TV favoritos, filmes, músicas, ídolos admirados, ambientes frequentados, amigos feitos: essas são só algumas das peças constituintes do todo infantil que, quando mais velhas, pessoas podem rejeitar. Afinal, estão se formando como sujeitos. Estão “matando seus pais”.​
A cultura pop, em seus múltiplos desdobramentos, retratou essa coming of age ceremony através de diferentes pontos, buscando a identificação de diferentes públicos. Em Toy Story 3 (2010), por exemplo, Andy, o dono dos brinquedos, prepara-se para ir à faculdade e já há algum tempo guardava Woody, Buzz e os demais companheiros de diversão num local isolado.​
Na música, isso também é bem comum: a cantora pop Miley Cyrus, que ficou conhecida quando criança por interpretar a personagem Hannah Montana na série de mesmo nome, do Disney Channel, em 2013, declarou que gostaria de apagar suas músicas antigas. À época, ela promovia seu primeiro disco fora da Hollywood Records, gravadora da Disney, e buscava se distanciar da imagem da personagem que lhe deu fama anos antes.​
Kari, Gatomon, Agumon, Patamon, T.K. e Gabumon.
Reprodução: Toei Animation

Tomando essa ideia de amadurecimento como abdicação da infância, Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna se mostra um dos recortes mais agridoces da franquia de monstrinhos digitais em todos os tempos. É um excelente filme sobre envelhecer, mas fazer isso sem deixar que as coisas boas dos tempos de crianças sejam totalmente apagadas.​
Dirigido por Tomohisa Taguchi (de filmes de Persona) e escrito por Akiyoshi Hongo e Akizuki Yamatoya, o longa-metragem se passa 5 anos após os eventos ocorridos em Digimon Adventure: Tri.​
Nele, digimons já não são uma grande surpresa no mundo humano, várias pessoas carregam seus parceiros digitais e o número só tende a crescer dali em diante, o que leva os digiescolhidos a criarem uma força tática para lidar com problemas relacionados a isso utilizando portais digitais que permitem que eles viagem por todo o planeta.​
Tai e Matt estão prestes a se formar na faculdade, Izzy chefia sua própria empresa, Mimi possui uma start-up, Joe é um médico, TK, Kari e os digiescolhidos da fase Zero Dois, mais novos, levam a vida duma maneira mais descontraída e Sora preferiu deixar tudo isso de lado para trabalhar com arranjos de flores tradicionais.​
Contudo, diversos digiescolhidos ao redor do mundo estão entrando em coma de uma hora para outra, fato esse que parece ser causado por um novo digimon, o Eosmon, que transita pela internet. Como ajuda para investigar o mistério, uma pesquisadora chamada Menoa se apresenta à Izzy e os outros, que já são conhecidos mundialmente por suas atuações.​
Só que o maior de todos os problemas surge quando, durante o primeiro embate contra o novo vilão, um contador surge nos digivices do Tai e do Matt, indicando o tempo que eles ainda teriam como parceiros de Agumon e Gabumon. Caso evoluíssem seus companheiros mais vezes que os ponteiros indicavam, os dois digimons desapareceriam.​
Os personagens principais em Digimon: Last Kizuna.
Reprodução: Toei Animation
São muitos os trunfos em Last Evolution Kizuna, muitos os pontos altos, muitos os momentos onde é possível enxergar a dedicação de todos os envolvidos para não só honrar a mitologia que tinham em mãos, mas também elaborar um filmaço que consegue tocar fundo fãs que cresceram com a franquia.​
Essa é uma história sobre as dores do crescimento, sobre nostalgia, sobre idealização, sobre tristeza e felicidade. Onde vários paralelos podem ser traçados com a vida real utilizando conceitos provenientes da própria série.​
Enxergo o roteiro como um belo retrato da vida adulta. Todo ele é uma grande alegoria para os conflitos existentes nela, em crescer. Seus lados bons e ruins são representados através da figura do Tai. Enquanto ele se vê parcialmente livre, com o direito de viver a vida morando sozinho, tendo seu emprego e quase terminando a faculdade, o rapaz ao mesmo tempo sente-se ligeiramente culpado por abandonar o passado.​
Passado esse que pode ser representado pelo Agumon, como um totem do que viveu em sua infância no Digimundo. Tanto que, até certo ponto do longa, ele ainda sequer havia levado o amiguinho em seu apartamento, mesmo já morando fora há bastante tempo.​
Nessa cena do apartamento, ocorre um embate decisivo entre os pontos de vista “infantil” e “adulto” quando Agumon encontra revistas pornográficas escondidas em baixo da cama do Tai. É “coisa de adulto”, o Digiescolhido responde, tentando contornar a situação. Agumon é a sua infância e não há espaço para sua infância em determinados âmbitos de sua vida. Super sutil, mas tão significativo.​
digimon-adventure-last-evolution-kizuna-1.jpg
Reprodução: Toei Animation

Só que o filme vai ainda mais a fundo nas discussões sobre amadurecer quanto estabelece, através do verdadeiro vilão da trama, um paralelo entre esse crescimento ser ou não natural. Tal vilão, por determinados motivos, teve a infância reduzida, pulou direto para uma fase mais avançada sem ter se preparado de verdade para isso.​
Seu grande plano, ao fim, é forçar a felicidade da infância nos outros, para que eles aproveitem tudo o que ele não pode – ainda que obrigados. De novo, bem sutil, mas estrondosamente significativo.​
Ele abre tantas discussões. Faz pensar sobre viver cada ponto da vida ao máximo do que é disponível, sobre não se cobrar tanto para o futuro, sobre não estabelecer para si metas de sucesso que a sociedade tenta vender como ideais. Os digiescolhidos tiveram o privilégio de caminhar por toda a estrada do crescimento, o que permitiu que, mesmo ao fim dela, tivessem aproveitado o que podiam com seus companheiros digitais. Mas e se isso fosse retirado deles forçadamente?
Um digimon e a garotada.
Reprodução: Toei Animation

Há espaço para a nostalgia, mas ela não está lá só pelo easter egg, sim para uma válvula que toca a trama para frente. O roteiro utiliza alguns elementos que são comuns ao lore de Digimon em situações da trama onde faz sentido que eles apareçam.​
O design da internet em determinado segmento se assemelha bastante ao usado no segundo filme, Our War Game! (2000). Em dois momentos diferentes, envolvendo um Parrotmon e um apito, rolam rimas visuais com o primeiro filme, Digimon Adventure (1999), lançado antes mesmo da estreia do animê, como um preview do que poderiam esperar. A menção a esses filmes dá a Kizuna um sentido de ciclo se fechando.​
Já outras alusões, como as digievoluções combinando digimon e digiescolhido (da temporada Tamers), as aparições da Meico (Tri), do Willis (Transcendent Evolution! The Golden Digimentals, o terceiro filme) e uma versão orquestral de “Target”, trilha sonora de Digimon Zero Two, entrando quando os personagens da segunda temporada aparecem pela primeira vez, são aqueles toques de carinho que tornam tudo muito mais especial.​
Agumon e Tai.
Reprodução: Toei Animation

O filme coloca os espectadores da série original de 1999, agora crescidos, na pele dos personagens. Nós crescemos e agora eles também, com problemas, inseguranças e vitórias que só quem já tem uma certa idade consegue compreender.​
É necessária certa maturidade para entender, por exemplo, a decisão da Sora, que ultrapassou sua infância antes dos outros. Ou para se identificar com a falta de urgência que Davis e os outros Zero Twos lidam com a situação retratada, já que são mais jovens e estão colocando sua atenção em outras experiências. E para ter o coração partido na devastadora cena final, quando Tai e Matt, enfim, se descolam de seu passado.​
Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna é um filme lindo, emocionante, de tirar o fôlego. Uma obra que utiliza as táticas artísticas competentes ao mundo cinematográfico na medida certa para comover o espectador. Uma peça de amor à franquia que nunca havia sido feita antes. Honestamente, será difícil Digimon ficar melhor que isso daqui pra frente.​

Esse filme funciona como uma continuação do Digimon Adventure Tri, ou mesmo uma continuação direta de Digimon Adventure 02, pois só há uma brevíssima referência ao Tri. Soa quase como um remake do Tri, pois algumas temáticas se repetem, ainda que seja um filme mais singelo (menos extravagante no roteiro e menos ambicioso na animação)... Me emocionei mais com as partes 2 e 3 do Tri, mas esse filme soube fazer começo, meio e fim acertados, diferentemente da hexalogia. Enfim, curti bastante, encerra bem 20 anos dessa série marcante pra quem teve a sorte de acompanhar desde a infância...

E funciona relativamente bem com o headcanon que eu defini acima sobre o Digimon Tri - em considerar como canon só as primeiras três partes... Enquanto no Digimon Tri (parte 3) se despedimos dos digimons em certo aspecto deles (suas memórias), aqui nos despedimos em sua totalidade. Que é como as coisas ocorrem na vida, as coisas vão perdendo aos poucos a sua essência, despedidas e semidespedidas, até sumir de vez...
 
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