1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diferenças entre Multiclasse e Hibridos

Tópico em 'D&D 4ª Edição' iniciado por vitormarshall, 27 Jul 2010.

  1. vitormarshall

    vitormarshall Usuário

    Olá pessoal!

    Faz muitos anos que não jogo nenhum RPG. Venho a vocês perguntar algumas coisas que andei lendo e não tive tempo de comparar e entender exatamente: Quais as diferenças entre multiclass e hibrido?

    Imagino que tenham diferenças colossais envolvendo um e/ou outro. Quem puder me esclarecer fico agradecido! Lembrando que a regra para híbridos está somente no Livro do Jogador 3.

    Abraços!
     
  2. KingElessarEledwhen

    KingElessarEledwhen Elder Dragon

    Sim há diferenças colossais mesmo. Funciona assim basicamente...

    Multiclasse: Você consegue fazer alguns truques de uma classe secundária, um poder dela ou alguma coisa pequena. Obtido com talentos.

    Híbrido: Você literalmente mistura as duas classes, ganhando coisas essenciais das duas. Obtido como classe mesmo, vc seleciona dois híbridos e então pronto... faz seu híbrido conforme as regras.

    Em resumo o multiclasse permite "truques" enquanto o híbrido seria uma Mago que treinou no exército por exemplo(algo bem mais influente, ou seja, vc tem metade de duas classes). Um é sutil o outro quebra totalmente o conceito da classe(pois as estratégias mudam e vc praticamente gera uma classe nova).
     
  3. vitormarshall

    vitormarshall Usuário

    Bem bacana!

    Para o híbrido, os pré requisitos de atributos continuam a mesma coisa para as classes escolhidas ou seguem alguma diferença por existir essa mistura de híbrido?

    Não sei se fui claro. Por exemplo: Se faço um híbrido de guerreiro (força) e mago (inteligência), as habilidades e tudo o mais da classe continua utilizando os atributos chave ou há alguma mudança?

    Desculpe a pergunta nesse nível básico, realmente ainda não li nada sobre o híbrido por falta de tempo.

    Obrigado mais uma vez!
     
  4. KingElessarEledwhen

    KingElessarEledwhen Elder Dragon

    Infelizmente(ou felizmente pq talvez ficasse apelo) os poderes e habilidades não são alteradas quanto aos "requisitos" que vc citou, portanto um Mago/Guerreiro terá q ter alta inteligência e força pra usar efetivamente os poderes de ambas as classes. Mas isso não é muito problema na prática, se vc for analisar vc acaba perdendo -1 ou -2 nos ataques e ganha versatilidade, portanto eu sinceramente não diria que um híbrido é sequer inferior a um personagem normal no combate(pensa só, um cara de espada ganha +3 de proficiência no ataque e um mago não ganha este tipo de bônus no ataque com o implemento dele, e isso não faz o mesmo inferior, portanto acho que -1 ou -2 não são fatores tão decisivos para classificar uma classe melhor que a outra). No PHB 3 tem um tabela interessante que informa alguns exemplo:

     
  5. vitormarshall

    vitormarshall Usuário

    Entendi. Realmente analisando pela versatilidade este personagem setorna muito mais útil.

    Posso estar falando besteira, mas no caso a proficiência não está totalmente ligada à arma em questão? O que quero dizer é que perdendo estes modificadores de atributos, não acho que a proficiência, por exemplo, compense estas perdas no atributos.

    Pesando as perdas vs. versatilidade realmente temos um equilíbrio, caso o jogador saiba usar este hibrido com efetividade, do contrário teremos uma perda maior ja que não teremos nem uma classe nem outra completamente.

    Abraço!
     
  6. totto

    totto Usuário

    Posso estar errado mas pel que entendi amigos teremos alguma perdas grandes se misturarmos no caaso do exemplo mago com guerreiro que utiliam atributos opostos, porém se misturarmos duas classes que são baseadas em atributos parecidos tipo barbaro e guerreiro ou ainda paladino, vc teria um PJ que ataca como um bárbaro mas defende como um guerreiro ou paladino e recebendo a vantagem das duas classes, e as perdas seriam minimas, aliás seriam apenas a perda pelo uso de armadura no bárbaro, o que compensaria podendo utilizar os poderes dos dois.
     

Compartilhar