1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diferenças conceituais entre "Governo" e "Estado"

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Vikingaälva, 15 Fev 2012.

  1. Vikingaälva

    Vikingaälva Samson came to my bed

    ... então, alguém sabe me dizer qual a diferença entre Governo e Estado?
     
  2. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Intuitivamente, sem me embasar em nenhuma fonte erudita, penso que Estado refere-se a estrutura em princípio permanente, enquanto governo são as políticas passageiras que passam pelo Estado. Por exemplo, o exército faz parte do Estado, e não do governo, embora o exército seja influenciado pelo governo em algum grau.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Isso me fez lembrar as aulas de Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social da Política Brasileira) que eu tive na 6a e 8a séries respectivamente. Tenho os livros guardados até hoje. Resumidamente:

    O Estado é um conjunto de insituições onde o governo é uma delas.

    E o governo é a instância/esfera maior de todas elas com reconhecimento legal para exercer autoridade sobre o Estado.

    E como o Haran Alkarin colocou as forças armadas são outras instituições que fazem parte do Estado e aí vez por outra como já aconteceu aqui, alguns governos perdem o seu reconhecimento através de golpes militares que é o raro momento onde outra instituição se interpõe sobre outra para exercer o controle do Estado.
     
    Última edição: 16 Fev 2012
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Pearl

    Pearl Usuário

    Bom, vou colocar algo de uma apostila que eu tenho aqui. Espero que ajude.

    Forma de Governo: é modo de escolha dos governantes e o título no qual são investidos no Poder. Assim, temos uma forma de governo em que o poder é conferido de forma vitalícia (Monarquia) e outra em que a tônica é de alternância entre os poderes, pois os governantes são titulares de mandatos temporários (Répública)

    Forma de Estado: não se confunda com forma de governo; forma de governo é modo de escolha dos governantes; forma de estado tem a ver com a configuração territorial do poder, isto é, trata da maneira que o poder se reparte pelo território. Existem Estados em que há apenas um centro produtor de normas, um centro normativo - são os Estados Unitários, que adotam a forma unitária de Estado. Por outro lado, na esteira dos EUA, existem países em que, além do poder central, existem outros centros produtores de normas, os centros regionais. São os Estados Federais, ou Federações, que adotam a forma federativa de Estado.
     
  5. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    Eu costumo resumir essa definição da seguinte forma:

    - Governo: Vigência
    - Estado: Entidade
     

Compartilhar