1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dicas para jogar de feiticeiro D&D 5.0

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Erick Gabriel, 16 Ago 2017.

  1. Erick Gabriel

    Erick Gabriel Usuário

    Olá, sou iniciante e estou querendo dicas de como jogar de feiticeiro, por exemplo entre os pontos 15, 14, 13, 12, 10, 8 como voces distribuiriam? E como vcs jogam no jogo? Eu particularmente queria ser um feiticeiro atacante e não suporte, é possível? eu distribui 15 carisma 14 constituição 13 destreza 12 sabedoria 10 inteligencia e 8 força, mas devo ter maior destreza certo? E como posso ter um sabedoria tão baixa irá me dificultar? Devo trocar destreza e sabedoria? Estou querendo jogar de draconato, eu sei qu emeio elfo é muito melhor mas quero jogar de draconato!
    Podem então me dar dicas? Estou com outra dúvida que é na questão do número de magias conhecidas, como funciona? Tipo se conheço 2 magias só posso conjurar 2 no dia inteiro???????? Ou posso conjurar 2 a vontade nos espaços de magia????? GOstaria de ajuda e esplicações. COmo jogar com feiticeiro com tão pouca magia se isso for verdade???? Esse número de magias ocnhecidas é o suficiente???? (AINDA ESTOU MEIO REVOLTADO COM A REGRA HEHE).
     
  2. Rodrick

    Rodrick Usuário

    Vou explicar como explico pros guris da minha mesa. as magias conhecidas de feiticeiro estão sempre preparadas. os espaços de magia são como MUNIÇÕES COMPARTILHADAS, e as magias são ARMAS QUE COMPARTILHAM A MUNIÇÃO. no lv 2 de feiticeiro, vc ganha 2PF, que literalmente só serve pra ficar um espaço de 1o nível(Leia FONTE DE MAGIA). NO 3O NÍVEL(FALAMOS DE METAMAGIA DPS) vc passa a ter 3 pontos de feitiçaria tanto na quantia tanto no LÍMITE POSSIVEL. isso quer duzer que você pode, com ação bonus em cada turno após descansar, transmutar esses 3PF em um espaço ADICIONAL de 2o nível. As munições limitariam o quanto vc conjura no dia, mas no seu caso, vc cria mais munições, pegou a ideia?
    Com ação bonus, vc pode transmutar seus espaços de 1o nível em 2PF. recomendo pegar metamagica de custo de 1pf, pra assim não desperdiçar pfs, assim que juntar 3, vc cria OUTRO ESPAÇO DE 2o nível e assim por diante.
    você pode conjurar magias de 1o nível no espaço de segundo, já que n precisa preparar magias.

    A partir do 5 nível, você já transmuta em magias de 3o nível(que são 90% do que vc usará em toda sua estadia de feiticeiro, bola de fogo é um clássico).
    Se quer focar em dano, dracônico de fogo é a melhor opção, lembrando que o bruxo celestial(xanatar) tb ganha no 6o nível o adicional de dano. então dependendo de como você montar, um feiticeiro 14/ bruxo 6 pode n ser tão ruim. O talento adepto elemental faz vc ignorar resistencia ao dano de fogo, e o conjurador de guerra faz poder fazer Ao's(Ataque de oportunidade= reação) de magia, desde que tenha só 1 alvo. o RAIO ARDENTE te permite escolher ter só um alvo e bater 3x(2d6) se acertar. lembrando que com charisma 20, vc pode adicionar +5 ao dano por ser feiticeiro draconico lv 6 e ainda +5 por ser bruxo celestial lv 6. isso é +10 de dano de fogo no 1o ataque, ou +5 em 2.

    magias como PISCAR(BLINK) permitem que você nunca seja alvo de ataques, só se forem ações preparadas. como bruxo pegue firebolt(raio de fogo) e metamagica dividida, que com 1 ponto de feiticeria, vc faz 2 ataques em 2 alvos(ou 1, entendimento do mestre) dando 3d10+10 em cada(considero personagem de 12o nível)
    se pegar a metamagica RÁPIDA, vc faz +2 ataques com ação bônus, e +1 ou 2 com sua reação de Ao's.
    Isso totaliza 4*(3d10+10)= 4*28(média de 6)= 112 de dano médio, gastando só 3*3atks= 9 pontos de feiticeria no processo.
    Lembrando que todo 1 no dado vc considera 2, e com a METAMAGICA POTENCIALIZADA, vc pode rerolar esse dano até 5x(considerando seu charisma +5).
    --- Mensagem Dupla Unificada, 27 Ago 2018, Data da Mensagem Original: 27 Ago 2018 ---
    nessa build vc perde uma melhoria de atributo(+6 de 1 e +6 de outro, tem um +4lv perdido ae.
    recomendo que use humano variante e corrija ele com visão abissal. assim, vc usaria seus espaços de 1o nível estando sozinho pra criar uma escuridão mágica, fazendo ter vantagem contra os outros alvos e eles desvantagem contra você.

    Lembrando que este é seu foco em dano.
    Eu pessoalmente prefiro o suporte, pq as magias nunca acabam e eu acabo sem nem usar arma corpo a corpo. Fora que você é sempre o queridinho da equipe rsrs.
    Espero ter ajudado em algo. se curte um feiticeiro mais completo, pegue só 2 lv em bruxo, e use o combo com a rajada mística e o bruxo Lâmina maldita.
    No livro comum, o bruxo Corruptor parece ser o mais ideal pra lv 2.. porém eu prefiro o Faeerico pra lv 6 de bruxo, por conta do teleporte por descanso curto e o intimidar do lv 1.
    O grande antigo tem uma ótima lista espandida de magia e a habilidade de telepatia torna ele um lv 2 de bruxo mt divertido, permitindo rolar intimidação telepática(converse com seu mestre). Eu ainda acho isso mais util se vc for suporte, pra evitar ser alvo e avisar seu amigo lerdo pra sair da area do slow.
     

Compartilhar