• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dicas de conservação de livros

acho que se você embrulhá-lo num saco plástico mais ou menos fino e deixá-lo num local iluminado e arejado não tem problema... Você pode fazer uns furinhos no saco pra deixar entrar ar no livro (não sei se isso é necessário!), mas acredito que ajude...

Passar um espanador de vez em quando ajuda também -- do mesmo modo que deixá-lo um pouco separado dos livros mais poeirentos (estes eu aconselho deixar mais em baixo da sua estante, pois aí a poeira cai mais facilmente no chão e você economiza na hora de ir limpar [preguiça ligada])
 
Então, eu faço assim mesmo, deixo os mais velhos embaixo, esse eu coloquei em cima, minha dúvida é se o plástico vai estragá-lo, por não entrar ar e o risco dele suar.
 
Nunca deixe seu gato se sentar em cima dos seus livros. Mantenha distância um do outro! Digo por experiência própria: Minha prima deixou o gato dela fazer cocô no meu Eclipse, e mancha está lá... Enorme.
 
Acho que o mais básico do básico é mantê-los em local seco, arejado e longe do sol. Acrescente-se a isso que idealmente a estante teria porta com vidro (para barrar poeira e permitir a visualização). Acho eu. Em teoria, também, prateleiras de metal. Mas são horríveis, então madeira bem tratada deve suprir.

Quando eu fizer Bíblio, alguém há de me orientar com os pormenores, os casos especiais, etc. Para uma bibliotequinha particular, acho que isso chega.
 
Hmm, eu quando me mudei pra São Gabriel, comecei a temer as traças. Nunca vi umazinha sequer na vida, mas mesmo assim. Até hoje nunca vi aqui, mas tomei minhas precauções.
Quando se trabalha com exsicata, algumas pessoas tem o costume de colocar especiarias, como cravo-da-índia e canela em pau junto ao material que está seco, para diminuir a incidência de insetos. Tomei essa iniciativa, deixei um espaço atrás dos livros, bem pequeno e coloquei montes de cravos atrás. Além de ficarem com um cheiro bom, acho que espanta as traças, nunca vi elas até hoje. Pra mim funciona. E é bem melhor que os produtos químicos para esse fim...
Então, fica a dica, se alguém que tem problemas mesmo com traças se prontificar a testar e nos contar do resultado...
O melhor é o cheiro que fica no livro, haha.
 
[align=justify]Ultimamente tenho usado um mimi-aspirador de pó manual, daqueles de limpar teclado de computador, para limpar alguns livros poeirentos de biblioteca antes de ler... É a minha versão caseira de uma mesa de higienização.

Imagino que os biblioteconomistas não concordariam muito com isso, mas, por causa de alergia, é algo estritamente necessário por questões de saúde.

E é impressionante a quantidade de poeira que alguns livros guardam...
[/align]
 
Houston, we have a problem :bloqueio:

Foram duas mudanças em menos de 2 anos. E, na última, meus livros lindos ficaram quase dois meses empilhados no chão do quarto até eu comprar uma estante =/
Daí, ontem eu estava exibindo minha estante nova pro namorado e ele pegou a caixa da trilogia His Dark Materials. Os 3 livros são capa-dura e têm aquela capinha removível de papel; os dois primeiros, por baixo da capinha, são azuis com a lombada de tecido, o terceiro tem a capa-dura toda ilustrada com uma das cenas da história. Enfim, o drama é que as partes de tecido do dois volumes azuis estavam com pontinhos esbranquiçados e um leve cheiro de mofo, indicando que eles pegaram umidade em algum momento. Os outros livras da estante parecem sãos e salvos. Como limpo esses dois (que agora estão fora da caixa e sem as capinhas) e o que fazer (ou não fazer) pra isso não acontecer de novo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo