1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dicas de conservação de livros

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 5 Jul 2010.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Temos um tópico com o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , mas acho que está faltando aqui um cantinho para trocarmos figurinhas sobre como conservá-los. Das coisas mais simples às mais complexas, do que alguém te ensinou ou você aprendeu sozinho. Enfim, já que gostamos tanto dos nossos livros, vamos ver se aprendemos cada vez mais a conservá-los, né?

    Eu vou começar com uma dica para quem não suporta rabiscar o livro. Quem trabalha com pesquisa sabe que uma hora ou outra você TEM que marcar as passagens mais importantes do que está lendo, e aí lá vai a caneta grifa-texto amarelona esculhambar seu livro, certo?

    Bom, eu primeiro tinha adotado o método dos post-its, mas sou meio desorganizada e não marcava certinho o trecho em questão, aí quase sempre tinha que reler a página inteira para achar o que queria grifar. Aí agora eu descobri umas tagzinhas (parecidas com aquelas flechinhas de marcar página) que funcionam exatamente como o marca-texto, mas que podem ser retiradas depois.

    Anexando aqui para vocês verem como é (as fotos estão uma caca pq são do celular, preguizzz de pegar minha câmera, hehe):

    [attachment=2298]

    [attachment=2299]
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    achei em uma papelaria perto de onde dou aula, custou algo em torno de 5 reais. considerando que acabei a monografia e não usei tudo, acho que vale a pena ^^
     
  3. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Que maneiro, ajuda um bocado mesmo hein? Eu ainda sou antiquado e uso um bloco onde anoto conforme leio e depois uso somente as anotações como guia para encontrar os trechos que quero, deixando o livro intacto. Confesso que não consigo encher as beiradas das folhas com anotações, mesmo que feitas a lápis.[/align]
     
  4. Lilian Sinfronio

    Lilian Sinfronio Usuário

    Achei 10 a idéia, mas não adianta me iludir... sei que não vou achar disso por aqui!

    Mas gostei tb da ideia do licas, acho muito organizado anotar tudo o que precisa.
     
  5. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Organizado e trabalhoso, XD. Mas é um sacrifício que estou disposto a fazer.
     
  6. imported_Barbie

    imported_Barbie Usuário

    Faço e sigo o mesmo, Lucas. Acho que é por isso que tenho um pouquinho de ciúme ao emprestar livros, pois deixo-os sempre intactos e uma dica, que eu faço após ler: passo aquele papel filme e coloco na estante, conserva e muito.
     
  7. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu tenho tags para meu RMCCI e meus dicionários, parecidinhas com as da Anica, mas aquelas que deixam orelhinhas. Quando leio algo que tenho q escrever sobre depois, coloco post-its nas páginas mesmo.... agora, se estou fazendo trabalho, parto para as anotações, ou num caderno a parte, ou num arquivo de citações no comp mesmo... Mas não sou um exemplo conservacionista não...
     
  8. Bruno Masei

    Bruno Masei Usuário

    Nossa, demais essas tags.

    Eu geralmente uso como marca-texto uma folha em branco onde sempre anoto coisas sobre passagens, anoto páginas e parágrafos, faço comentários. Assim me ajuda no final do livro quando sempre escrevo um texto sobre eles.
     
  9. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Sei lá, não faço nada demais, só sigo aquelas dicas mais normais do tipo: não usar clipes para marcar as páginas; não dobrar as folhas por quebrar as fibras do papel; não abrir muito para não estragar a encadernação; não puxar pela borda superior da lombada (em bibliotecas e livrarias); não riscar com caneta (ou lápis).

    Ultimamente tenho me sentido tentado a desobedecer essa última regra e riscar os livros (os meus [e os baratos], claro) Mas é tão difícil... Lembro de um trote da USP tempos atrás para
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Mas não sei se é uma boa ideia: se na hora de apagar se rasga o livro... Acho que post-its podem ser muito úteis como solução temporária, mas imagino que a cola deles tenha um efeito ruim a longuíssimo prazo.

    O Livros e afins tem um post sobre
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  10. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Como é isso?
    Você encapa o livro ou envolve ele todo com o papel filme?
     
  11. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Minha irmã tem o hábito de passar papel filme (ou film, sei lá...), mas sei lá, não me agrada olhar para a estante e ver os livro envoltos em plástico.
     
  12. Tataran

    Tataran Usuário

    Eu, também, tenho alguns livros em sacos plásticos do tipo ZipLoc, principalmente, para reduzir a reclamação da minha esposa do mau cheiro dos meus livros antigos. :timido:

    Contudo, é importante ter em mente que ensacar os livros em material plástico não é recomendado por nenhum especialista em conservação. Dois são os principais possíveis problemas.

    Em primeiro lugar, o próprio plástico pode se deteriorar com o tempo, danificando o livro que pretendia proteger. Mas, também, é possível que, ao não deixar o papel respirar, isso crie um tipo de "microclima" que pode colaborar por degradar o livro.

    Em resumo, na minha opinião, se for para colocar o livro em plástico, tem que escolher um tipo que não seja propenso a se deteriorar e tem que ficar sempre de olho. Nada de abandonar o livro dentro do plástico por anos, sem nem abrir para ver o que está acontecendo.
     
  13. imported_Barbie

    imported_Barbie Usuário

    Eu encapo e guardo-os na minha estante, isso evita amarelar as páginas e pegar poeira, já que não pego livros emprestados em bibliotecas, se eu não compro no máximo pego emprestado com alguns amigos.
     
  14. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    Eu tento deixar meus livros o mais conservado possível, sem rabiscos, nem dobraduras. Acho que os únicos livros meus baqueados são a coleção especial SdA + Hobbit, que eu deixei no box que veio pensando que ia fazer bem, mas amarelou tudo, quase começou a mofar; e Deus, um delírio, que um cupim maldito se adentrou e começou a comer, ainda bem que foi bem pouco.
     
  15. G.

    G. Ai, que preguiça!

    eu conservo os meus livros o maximo possivel!
    quando eu acabo de lê-los, ainda parecem que acabaram de sair da livraria.
    quando eu vou ler eu não abro o livro todo porque se não ele amassa todo na lobada e nas extremidades da capa!
     
  16. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Báh adorei o tópico! Eu uso esses mesmos marcadores que a Anica mostrou, não precisei mais rabiscar meus livros depois que encontrei eles XD

    Duas coisas que aprendi e que fazem toda diferença na minha estante de madeira para combater as traças:

    1 - Colocar pedacinhos de cedro espalhadas pela estante, fui em uma madeireira e e comprei uns restos de cedro usado na fabricação de móveis.

    2 - Na limpeza da estante uso óleo de cedro, deixo secar bem depois lustro com flanela para não engordurar o livros.

    Nunca mais tive problemas com traças por aqui!
     
  17. G.

    G. Ai, que preguiça!

    legal a dica, Mi!
     
  18. Rachel

    Rachel Usuário

    Vou já providenciar cedro, as traças comeram um dos livros da coleção q herdei, já veio comido. Não sei se veio alguma tracinha junto c os livros. Mas qual é a relação cedro/traça?
     
  19. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Pimenta do reino também é um bom antídoto contra traças... Mas o melhor de todos os remédios contra traças é: luminosidade / umidade. Quanto mais claro e menos úmido for o local, melhores protegidos estarão seus livros! Mas acredito que bater um veneno de um em um mês seja de bom tom também... (por isso que colocar livros empacotados em caixas aparentemente herméticas em dispensas ainda mais herméticas não seja uma boa solução!)
     
  20. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Ajuda na conservação de livro

    Gente, comprei o novo livro do universo HP: A Magia do Cinema, Harry Potter, da Panini. É um livro incrível, tem tudo sobre a saga, vem com várias coisas referentes à série, como o Mapa do Maroto, a carta que o Harry recebe para ingressar em Hogwarts, mais um monte de coisas.

    Preciso de ajuda pq eu não quero deixá-lo na estante pegando pó. Quero deixá-lo lá mas... sei lá, embrulhá-lo em plástico será que vai estragar? Colocar ele em uma caixinha de plástico será q estraga também? Alguém sabe um jeito de deixá-lo bonitinho e limpinho como ele está?

    Olha umas fotos dele. Para os fãs do HP esse livro é um tesouro!


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar