1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dica infalível de leitura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por .Penny Lane., 3 Ago 2009.

  1. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Ok, eu sei que a minha pergunta é impossível de ser respondida.
    Eu sei que cada pessoa é de um jeito, e que o que cada um lê obviamente varia entre todo mundo, e que não existem pessoas exatamente com os mesmos gostos.
    Mas é que hoje fui confrontada com a frase: "você parece que gosta muito de ler... me indica alguns livros!"
    Ai eu "você gosta do que exatamente?"
    Aí a pessoa: "qualquer coisa."

    Eu sei que é impossivel responder, mas então vou direcionar a pergunta pra um público mais específico: pessoas que gostam de ler, mas que estão acostumadas basicamente a Harry Potter, Crepúsculo...
    Quer dizer, existe algum livro que vocês leram e "despertou" vocês? Ou a mudança foi gradual? Ou ainda... eu não sei exatamente o que perguntar, mas... existe algum livro que vocês recomendariam pra qualquer pessoa que diz que gosta de ler, mas não leu muito, e que é quase garantia de que ela vá gostar?(impossível, eu sei...) Não precisa ter mudado a vida de ninguém...
    Enfim, um livro fora dos best-sellers, mas que costuma agradar.
     
  2. Izze.

    Izze. What? o.O

    Algo que sempre recomendo é Harry Potter. =B
    Foi o que me despertou e tal, e quem não leu tem que dar uma chance pro livro.

    Se a pessoa em questão não for religiosa fanática, tipo aquela que não leva as piadas somente na brincadeira e vê heresia em tudo, eu recomendo Belas Maldições, do Neil Gaiman e Terry Pratchett.

    E Uma Crença Silenciosa em Anjos, de R. J. Ellory. Um dramalhão que muita dona de casa gostaria de ler, mas não sei se aguentariam tanto choro e injustiça, mas a leitura vale muito a pena. =D
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    eu acho que O Retrato de Dorian Gray do Oscar Wilde é um ótimo livro para fisgar leitores. As frases espirituosas do Lord Henry chamam a atenção (até porque são obviamente espirituosas) e o que é legal é que o leitor pode tomar um gosto pela atmosfera vitoriana e aí já engata um Conan Doyle que com Sherlock Holmes já é diversão às pampas. :timido:
     
  4. Diego-

    Diego- Usuário

    Creio que a mudança seja gradual. Não é do dia pra noite que se descobre que há algo mais além de Harry Potter, Crepúsculo e companhia por aí. Não que sejam ruins, mas a grande maioria que lê isso, lê somente isso, e aí já começo a ver um problema.

    Não que vá despertar, mas Revolução dos Bichos eu considero uma boa indicação, não tem linguagem díficil, não é grande, eu recomendaria o Revolução e aí já dava uns blábláblá Orwell na pessoa e quem sabe já não rola depois um 1984, esse aí já seria um bom "despertador".
     
  5. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Esse foi meu primeiro livro, me fisgou em cheio em um periodo que eu tinha a leitura e a literatura como inimigas públicas declaradas. Recomendo a quem está começando...

    Posso estar enganado, mesmo por que ainda nao terminei de ler, mas sinto que "A menina que roubava livros" também tem um tom bem agradável para iniciantes, um convite da dona morte a acompanhar Liese...

    E acredito, como já disseram, que o avanço é gradual... até chegar aos "temidos" clássicos....rs
     
  6. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    tenho um na manga q costuma agradar gregos & goianos:

    eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do marçal aquino.

    até quem lê só tirinhas de jornal gosta desse livro. o meu exemplar já tá uns meses fora de casa, só na mão dos amigos.

    os livros de crônicas do luis fernando verissimo tb agradam e são relativamente curtos e rápidos de se terminar. se alguém q ñ lê nada termina um livro em 2 dias fica todo faceiro, igual pinto ciscando na bosta.
     
  7. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Bem Harry Potter é a melhor pedida para ambos os sexos. Crepúsculo para meninas, mulheres, senhoras... É dificil falar qual o livro a pessoa que não tem costume de ler começar a ter esse hábito. Eu comecei com livros adolescentes, Pedro Bandeira principalmente, quando cancei deles eu peguei As Brumas de Avalon, não é muito recomendável para quem não tem hábito de ler.
     
  8. Liv

    Liv Visitante

    Sempre indico Sherlock Holmes e Agatha Cristie. Mas depende da "conversa" da pessoa, né.
     
  9. lipecosta

    lipecosta Usuário

    Sempre indico 1984 e Crime e Castigo. O Retrato de Dorian Gray e Admiravel Mundo Novo tbm sao boas dicas.
     
  10. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Esses dias um amigo pediu, indiquei agatha christie, que é minha favorita. :D
     
  11. mandah

    mandah Usuário

    Eu também sempre indico Agatha Christie, acho que literatura policial é algo que prende e faz querer ler muito. Ao menos eu comecei assim.
     
  12. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Agatha Christie é infalível (pelo menos na minha experiência como indicadora)

    Stephen King é uma boa pedida para novos leitores, indico sempre a Dança da Morte e Saco de Ossos

    O Retrato de Dorian Gray é uma excelente pedida (como a Anica tão bem explorou)

    Para o público feminino eu tenho indicado Tracy Chevalier (A Moça com brinco de pérola)

    E eu sempre indico Gaiman e Dumas, mas daí é meu lado missionário mesmo
     
  13. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Engraçado que indicações é justamente o próximo tema que vou abordar no C-SIDES. Mas assim, sou da opinião de que não existe uma ciência correta para se indicar qualquer trabalho artístico, porque ele depende da sua interpretação da obra e nunca, nunca mesmo, as pessoas vão interpretar exatamente duas obras de arte da mesma forma. Então o máximo que se pode fazer é tentar indicar usando o background da pessoa como própria fonte de consulta. Se a pessoa diz gostar de qualquer coisa é porque ela simplesmente não sabe do que gosta ou não sabe expor isso de forma clara.

    Um dos livros que me chamaram a atenção foi Lolita.
     
  14. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Adorei isso :rofl:

    Eu sempre indico Agatha Christie e Conan Doyle, mas acho muito difícil indicar livros, eu sou muito eclética na leitura, já li desde Dostoiéviski a HP e adoro os dois então acho bem difícil indicar.
     
  15. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Sei lá, indicar um livro para quem nunca leu antes é meio complicado, pessoas que não lêem muito não podem pegar um livro com palavras muito difíceis como Sherlock Holmes que tem muitas palavras, digamos, em desuso hoje em dia, Agatha Christie nuncal li então não posso dizer, mas tem de se indicar livros com leitura fácil e fluente, digamos que um bem legal seria Feliz Ano Velho para quem não é mais tão adolescente, ou até mesmo, tem uma coleção que tem todos os clássicos com uma linguagem mais fácil (e BEEEM resumida), não lembro mais o nome da coleção mas quando era nova li muitos livros dessa coleção, quando me acostumei mais com a leitura procurei a versão mais longa.
    Vou procurar o nome da coleção e depois eu digo.
     
  16. imported_Wilson

    imported_Wilson Please understand...

    Depende muito da pessoa realmente. Mas policial e terror costumam ser universais. Stephen King, James Ellroy, sei lá... Neil Gaiman acho que deve agradar a maioria também. Especialmente se começarem por Filhos de Anansi.
     
  17. Anne

    Anne Visitante

    Eu indico o Sherlock, Aghata Christie e Marian Keyes. Conquistei há pouco tempo uma amiga minha com uma seleção Claudia Tajes, LFV e Marian Keyes, sendo que ela não gostava de ler.
     
  18. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Bem, um livro com o qual conquistei 2 amigas foi Crepusculo.
     
  19. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Fazer o que? Como eu não sou religiosa, eu sou missionária dos autores que eu gosto: Gaiman, Dumas, Messadié, etc... ^^ A gente tem que direcionar o instinto fanático...
     
  20. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Bom como eu sou tão aleatório pra temas delivros lidos (as únicas constantes creio que são vampiros e roamnces históricos que enolvam Roma e Grécia), eu semrpe tento indicar algo pra pessoa após um mini questionário...

    Aí fica bem fácil de indicar algo.
     

Compartilhar