• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dias da Semana

Istui Gil-Eredh

Elder Elda
Calendários

Olá, estou fazendo uma pequena versão dos Calendários Élfico, Gondoriano e dos Hobbits, mas preciso de ajuda. Está será a pergunta mais idiota que eu já fiz aqui, mas alguém aí se lembra dos nomes dos Dias da Semana dos Hobbits, porque só acho os nomes em Inglês. Alguém pode postar aqui?
Se quizerem os Calendários, envia uma Mp pedindo.
 
Última edição:
Olá, estou fazendo uma pequena versão dos Calendários Élfico, Gondoriano e dos Hobbits, mas preciso de ajuda. Está será a pergunta mais idiota que eu já fiz aqui, mas alguém aí se lembra dos nomes dos Dias da Semana dos Hobbits, porque só acho os nomes em Inglês. Alguém pode postar aqui?
Se quizerem os Calendários, envia uma Mp pedindo.

Se vc tiver O Retorno do Rei, dá uma olhadinha nos apêndices.... Não me lembro de cabeça! Mas na hora do almoço passo pra vc mesmo assim!
 
Última edição:
Pois é, mas o problema é que só tenho nas versões em inglês, e aí fica meio sem sentido, porque tem toda uma linha de evolução dos dias de semana, desde os 6 élficos até os Hobbits, passando pelos 7 dos homens.
Já estou agradecendo. O Retorno do Rei que tem aqui em casa, só tem em inglês. Então quem puder passar. E meus estudos, alguém sabe onde eu poderia postar eles. Posto neste ou no De Fã para Fã?
 
Então vamos lá! A ordem era: Dia das Estrelas, Dia do Sol, Dia da Lua, Dia das Duas Árvores, Dia dos Céus e Dia dos Poderes(valar).

Quenya: Elenya, Anarya, Isilya, Aldúya, Menelya, Valanya(ou Tárion)
Sindarin: Orgilion, Oranor, Orithil, Orgaladhad, Ormenel, Orbelain(ou Rodyn)

Lembrar que o calendário do Condado vem dos Dúnedain e o deles de Númenor e os Númenorianos alteraram o 4º dia para Aldëa(Orgaladh) em reverencia somente a Arvore Branca da qual Nimloth era descendente e, como eram todos marinheiros, iseriaram um dia em sua própia homenagem que era o Dia do Mar, Eärenya(Oraearon) depois do Dia dos Céus.

Obs.: eu quero um cópia, hein! Espero ter ajudado....
 
Eu sei, hehe, sério. Os dias de semana seriam.

Quenya > "Westron" > Inglês > Português
1º Dia = Elenya > Sterrendei > Saturday > Sábado
2º Dia = Anarya > Sunnendei > Sunday > Domingo
3º Dia = Isilya > Monendei > Monday > Segunda-Feira
4º Dia = Aldëa > Trewsday > Tuesday > Terça-Feira
5º Dia = Menelya > Hevenesdei > Wednesday > Quarta-Feira
6º Dia = Eärenya > Meresedei > Thursday > Quinta-Feira
7º Dia = Valanya > Hihdei > Friday > Sexta-Feira

Mas o problema é os hobbits tinham nomes de dia de semana diferentes.
Diferentes como Tardia, Soldia, Ludia, Bordia, Celdia, Mardia, mas eu não tenho certeza se os nomes dos hobbits estão corretos, e não sei como é a tradução de Hihdei (Valanya). A resposta encontra-se nos Apêndices do Retorno do Rei, quando se fala no nome dos dias da semana hobbit. O problema é que eu só achei em inglês (não tenho o RdR, ainda).

Quanto ao Calendário, eu não sei onde postar, mas quem desejar: istimo_ainencaitor@hotmail.com , ou manda uma MP.
 
Vamos lá denovo então
Formas Arcaicas: (1) astrodia, (2) Soldia, (3) Lundia, (4) Arbordia, (5) Ceudia, (6) Mardia, (7) Altodia
Já na época da Guerra do Anel: Trodia, Sodia, Ludia, Bordia, Cèdia(com acento assim mesmo), Madia e Aldia

Agora eu acho que acertei
 
Bom aqui está, o texto está compactado em ZIP e foi editado em formato do antigo Wordpad (Word 6.0) para que todos possam ler.

Espero que gostem.

Qualquer dúvida, conselho, ou correção me mande MP.
 

Anexos

  • Calendário.zip
    11,9 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Fiz uma adaptação da versão do Gwaith-i-Phethdain, mas o deles só ia até 2001 e não tinham os dias da semana, nem a descrição histórica, então a parte dos dias da semana fui eu que fiz, e as tabelas com as correlaçôes para 2006 e 2007 também são minhas, assim como a ajuda para calcular os anos posteriores.
P.S.: Já coloquei os nomes traduzidos dos hobbits.
 
Última edição:
Claro, só peço para colocar a nova versão, porque a antiga ainda não tinha a tradução dos dias dos hobbits que a Nileth passou. É só baixar denovo hehe. E se for possível coloque os agradecimentos, pois o texto original é do Gwaith e sem eles, nada de tradução.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo