1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diário de um ano ruim (J.M. Coetzee)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 8 Jul 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    [align=justify]Um escritor, já velho, é convidado por uma editora alemã a escrever ensaios a respeito de assuntos à sua escolha, à guisa de opiniões para serem publicados em uma coletânea chamada ‘Opiniões Fortes’. Esse escritor contrata uma moça jovem e bonita para auxiliá-lo, datilografando os textos. Ele acaba se interessando pela moça, que ao mesmo tempo que o rejeita- ela é noiva de um jovem empreendedor- cede em pequenos pontos, de maneira sutil e quase imperceptível. Nisso ela é impulsionada por seu afã de dar alguma alegria à um velho que não pode fazer nada além de desejar, e por seu namorado- que tenciona tirar alguma vantagem do relacionamento.

    Uma história interessante, mas que poderia ser um tanto quanto banal, não fosse seu autor o sul-africano radicado na Austrália J. M. Coetzee. Não é apenas a prosa afiada e as ‘opiniões fortes’ do próprio autor que tornam o livro especial. O modo como ele compôs a obra é um tanto quanto peculiar: em cada página existem três partes, uma para os ensaios- que versam sobre temas como George W. Bush, terrorismo e literatura-, uma para a versão do escritor –que nos é apresentado apenas como Señor C.- do que se desenrola entre ele e a datilógrafa, Anya, e ainda a versão dela dos fatos.[/align]

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar