1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Diário da Guerra do Porco (Adolfo Bioy Casares)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Pips, 5 Jan 2011.

1. Pips

Pips Old School.

Um choque entre gerações toma fortes e surpreendentes proporções em Diário da Guerra do Porco, publicado originalmente em 1969, que agora recebeu em 2010 um nova edição pela editora Cosac Naify.

O universo através do estilo narrativo de Adolfo Bioy Casares (1914 – 1999) segue uma linha que tange , nesta obra, acontecimentos extraordinários – num mal sentido – dentro da vida cotidiana. Uma pequena história simbólica que retrata um período na decadente Buenos Aires da primeira metade do século XX aonde o ódio implacável da nova geração vem para engolir os novos anciões, prevendo de forma alegórica a revolução que viria para abalar os anos de 1960.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Tataran

Tataran Usuário

[align=justify]Estou na metade do livro e bem impressionado. Está me parecendo, em comparação com as outras três que li (O Sonho dos Heróis, A Invenção de Morel e Histórias Fantásticas), a melhor narrativa do Bioy Casares.

Sem chegar ao final, já percebi um certo paralelo entre a perseguição e preconceito contra os velhos e aquela sofrida pelos judeus; especialmente, na Argentina, que foi palco de grave anti-semitismo durante o período da Segunda Guerra.

Parece-me que Bioy Casares vai-se equilibrando entre a abordagem dos sofrimentos e incompreensões da velhice e uma denúncia mais genérica dos preconceitos e perseguições que a humanidade é capaz de realizar contra diversos grupos, etnias ou religiões.[/align]

3. Tataran

Tataran Usuário

[align=justify]Aproveitando a tarde chuvosa e ociosa, terminei o livro. Realmente, creio que é o melhor do que li do Bioy Casares. Contudo, achei que o final não condiz totalmente com o espírito do livro.

Achei, em verdade, que esse final quase-feliz para a obra acabou por desmerecê-la um pouco. Faria mais sentido um final trágico para o protagonista, na minha opinião.
    [/align]

4. Pips

Pips Old School.

Achei válido justamente por quebrar o clima opressor. Na verdade foi até surpreendente. Todos querem que uma história feliz acabe mal e, quando acaba, é incrível, agora o contrário é descrédito, não entendo o porquê.

Compartilhar