• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dia Mundial do Apagão

Adesão aos cinco minutos sem luz põe rede eléctrica em risco

Iniciativa proposta pela organização francesa Aliança pode ter mais prejuízos do que benefícios para o ambiente

Os cinco minutos sem luz propostos para hoje em todo o mundo pela organização francesa Aliança para o Planeta podem causar perturbações na rede eléctrica se houver uma adesão maciça e sincronizada, admitiu um responsável da Rede Eléctrica Nacional (REN). A iniciativa, marcada para as 18h55 na hora portuguesa, destina-se a chamar a atenção para o desperdício da energia e as alterações climáticas.

"Os sistemas foram concebidos para funcionar em condições normais. Se houver uma acção sincronizada de interromper o consumo eléctrico de forma brusca, aumentam as probabilidades de as coisas não correrem tão bem", disse Amarante Santos, gestor de sistemas da REN. Este género de iniciativas, defendeu, "é prejudicial", já que estes fenómenos de sincronização de massas podem, "no limite", causar perturbações na rede de abastecimento de energia.

Também o presidente da Quercus alertou para os potenciais efeitos negativos da iniciativa. "Parar cinco minutos pode significar mais prejuízos do que benefícios para o ambiente, porque as centrais térmicas não estão adaptadas a estas interrupções súbitas", considerou Hélder Spinola, sublinhando que a associação ambientalista portuguesa não adere a esta iniciativa. Além disso, acrescentou, "as centrais não iam deixar de produzir energia e por isso iam continuar a emitir dióxido de carbono".
____________________________________________________________________________________________________

Enfim, estas acções são muito bonitas, mostram que há gente disposta a ter alguma iniciativa na preservação da qualidade de vida no planeta, mas não são a solução. Porque não lancar a seguinte proposta: a partir de hoje vamos, durante 50 anos, reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera, reciclar mais, e conservar os ecossistemas naturais da Terra, deixando de construir onde não é preciso.
 
Última edição:
Ah, o que vale é a intenção... :roll:

Mas falando sério. Que as usinas não parariam de funcionar, isso é verdade. No entando, causar problemas na rede elétrica acho que é exagero deles.
Eu desligo todas as luzes da minha casa e nem por isso os fuzíveis queimam (foi um exemplo de proporções beeeeeeeeeem menores).

E olha só... todo mundo tava duvindo que o e-mail que eu recebi era confiável. :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo