• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dia dos Professores - uma homenagem à Tolkien

Parabéns a Tolkien!

E aos meus professores, em especial a um que não está mais neste mundo e que espero esteja em paz, Renato Braga :grinlove: , valeu o seu esforço, seu carinho e dedicação e mesmo quando a gente discordava e eu te achava um cabeça dura, existia admiração por você. Vou sentir sua falta, das nossas conversas, sinto saudades hoje e sempre.A cada professor, sei que muita vezes, alunos deixam de reconhecer o quanto cada um de vocês contribui para nossa formação, mas sem a semente que plantaram, talvez nossa sociedade ficasse sem esperança. amaria citar por nomes cada um, como Miguel, Giovanni, Valeska, Alfredo, Margareth, Carlos Antônio, Antônio Carlos, Fred, Wen, Pollyana, entre tantos, demoraria muito tempo, Obrigada por tanto que nem posso mensurar agora o qaunto tiveram impacto na vida de seus estudantes. Beijão aos professores!
 
Claro que nessa data tão importante para muitos, o grande Professor Tolkien não poderia ficar sem receber suas merecidas homenagens!

Parabéns a esse grande ser humano, que a tantas pessoas conquistou e continuará conquistando e instigando com suas histórias, e com toda sua incrível obra, e que fazia parte dum seleto grupo de pessoas incríveis: Os nossos queridos professores, que tiveram a sabiedade, paciência e carinho de nos ensinar na escola da vida!
Assim, parabenizo a todos professores em geral por sua data! :clap:
 
Este texto ficou realmente muito bom, melhor do que ao início parecia que seria. Isto em parte devido à grande força de vontade e respeito pro Tolkien e as suas obras que todos os participantes tinham: Mith, Sr. Cachopardo, Imadofus, e até Proview pela sua pequena participação, merecem todos ser louvados. E que cada um dos próximos textos da SIMPO seja melhor que o anterior. :clap:

Enfim, mas quem deve ser realmente homenageado são os professores, pois este (no Brasil pelo menos) foi o dia deles e merecem homenagem, pelo seu trabalho.

No entanto, foi a Tolkien que quisemos dedicar este texto, a ele acima de qualquer outro, devido à criação desta maravilhosa obra que a todos fascina, e que se tornou até em ocupação maior dos tempos livres e motivo de estudo para alguns. Tolkien, este professor que influênciou já a vida de tanta gente com os livros escritos por ele, com esse maravilhoso mundo mágico, esses povos deslumbrantes que gostaríamos de ser, esses locais maravilhosos em que gostaríamos de viver, todo esse ambiente mágico com um grande significado moral, e escrito de forma sublime; Tolkien materializou o seu intendimento deste mundo na forma de fantasia como muito poucos conseguiriam fazer.

Tolkien é único, e agradecemos-lhe o seu trabalho na forma dos textos que vamos produzindo e das nossas humildes palabras: obrigado. :D :clap:
 
Tudo o que se poderia falar já foi dito, então serei breve:
Parabéns Tolkien, que continua a ensinar gerações a tirar prazer da leitura (SdA foi um dos primeiros livros que me fizeram tomar gosto pelo hábito) e que nos surpreende cada vez mais... :mrgreen:
 
É dificil explicar a minha relação com meus professores. Sempre os odiava durante as aulas (isso mostra o qto eu era estudioso), mas nos intervalos éramos todos amigos: sempre que sobrava tempo a gente conversava, trocava idéias, dicas de leitura (emprestei meu SdA pra 'Tia' Jack ano passado!!!) e sempre brincava como se fossemos todos alunos.
Hoje me desliguei um pouco com alguns, mas ainda mantenho contato e amizade com muitos!!!
:amem: Obrigado, Fessores, por esses 13 anos e meio de aprendizagem, gargalhadas e amizade!!! :cheers:

E, claro, parabéns ao Professor que todos nós aqui da Valinor temos em comum: Tolkien!!! :clap:
 
Chegou a hora de revelar.....
Minha admiração pela leitura somente começou quando eu conheci os livros de Tolkien!!! É por essa e por outras que ele merece mais do que tudo ser lembrado e reverenciado como um dos maiores (se não for o maior), nomes da literatura mundial!!!
Se ele foi professor como foi escritor, os alunos dele só poderiam adorá-lo!!!!
Grande em sua vida, maior em seu eterno sono!!!! Infelizmente, depois que a gente morre é que o povo reconhece... Mas o que importa é como Tolkien brilhou, brilha e sempre brilhará por suas obras fantásticas, que fazem do maior e mais duro adulto a menor e mais feliz criança, que nos leva de onde estivermos para mundos sempre cheios de magia e aventura!!!!
E por isso, agora eu digo:
Obrigada mestre Tolkien por me ensinar a abraçar o mundo mágico dos livros!!! :amem:
E é claro, obrigada à todos os meus queridos professores, em especial 3 que mesmo que não conheçam é de suma importância para mim que seja mencionados.. Prof. Edemberg, de matemática, que além de me ensinar essa sublime matéria é um grande amigo e conselheiro... Profa. Nilda, que ministra as aulas de geografia, por ser essa excelente professora e pessoa!!!... e ao prof. Saraiva, mestre da língua portugesa, que finalmente me ensinou a gostar dessa aula e que se revelou mais que um professor, revelou-se um grande e eterno amigo... à eles e a todos os mestres e mestras do nosso país (pieguismos à parte), um MUITO OBRIGADO!!!!!
E que Tolkien viva sempre naqueles que sabem apreciar sua obra, sua arte!!! :clap: :amem:

Mil kisses apertados pessoal... e como sempre, ALOHA 8-) !!!! :D
 
§_Ärien_§ disse:
Grande em sua vida, maior em seu eterno sono!!!! Infelizmente, depois que a gente morre é que o povo reconhece... Mas o que importa é como Tolkien brilhou, brilha e sempre brilhará por suas obras fantásticas, que fazem do maior e mais duro adulto a menor e mais feliz criança, que nos leva de onde estivermos para mundos sempre cheios de magia e aventura!!!!

:clap: Estava inspirada, hein ?!

Sim, há grandes casos de personalidades que se tornam famosos só depois de sua morte, quando sua obra é merecidamente reconhecida. Para citar um exemplo: O pintor Van Gogh quando vivo vendeu apenas 1 quadro, e nem era reconhecido na sua época, hoje seus quadros e seu nome são um dos melhores e mais conhecidos do mundo, ao lado de Picasso, Monet, Da Vinci, ...

E, quando um autor escreve um livro com muita dedicação e que contém os mais variados ingrendientes de gosto, isto é: variedades, o leitor passa a gostá-lo dele e de suas obras, seja a crinaça ou adulto como você disse. E isso na minha opinião é saber conquistar o leitor usando as mais diferentes formas, sendo assim isso é significado de qualidade: saber/poder conquistar o leitor das mais variadas idades é porque este autor coloca detalhes e sabe contar.
 
Agradeço pela concordância, porém, não disse nada mais do que a plena verdade! Disse tudo o que acho e sinto, porque, para mim, Tolkien é tudo isso e muito mais!!! Como disse, ele que me ensinou a gostar da leitura!!! Não faço mais que minha obrigação de homenagiá-lo com minhas humildes, porém sinceras, palavras!!!
Obrigada pelo apoio Sr. Cachopardo :D !!!! É muito importante pra mim!
 
parabens ao professor que consegui passar por tantos pirigos na 1 guerra mundial. mas tambem foi graças a guerra que tolkien inventou uma seri de estorias novas que contribuiram para o sda. tenho a dizer que este homen era uma exelente pessoa . parabens :clap:
 
No proprio prefacio de O Senhor dos Aneis, Tolkien afirma que a Guerra do Anel nada tem a ver com as Grandes Guerras reais.
Estou certo?
 
Snaga disse:
No proprio prefacio de O Senhor dos Aneis, Tolkien afirma que a Guerra do Anel nada tem a ver com as Grandes Guerras reais.
Estou certo?
Hum, não me recordo disso. Tente achar e colocar aqui para nós, Snaga. :wink:

Levantou essa notícia das cinzas, hein? :lol:
 
Mith disse:
Hum, não me recordo disso. Tente achar e colocar aqui para nós, Snaga. :wink:

Isso chama-se "Alegoria", muitas vezes confundido por Aplicabilidade. Segundo Tolkien, ele odeia Alegorias, dizendo que a Guerra do Anel não é uma Alegoria das Grandes guerras do nosso mundo real. Ele também afirma no final de seu prefácio, que o Expurgo do Condado não seria de forma algguma uma alegoria da situação que a Inglaterra passava na época das guerras.

Porém, na minha opinião, Tolkien acabou fazendo sim Alegorias em sua obra, não que ele quisese, mas um autor que vive no seu tempo com fatos que marcam, é impossível dizer que ele não é influênciado.

Uma contradição é que Tolkien diz que Númenor seria a Atlântida do nosso mundo, mas e aí ele está falando de Alegorias. Que interessante isso, né ?
 
O Cacho já deu uma bela explicação, mas a pedido do Mith, aí vai.
Prefácio de SdA, páginas XIV e XV:

Quanto a qualquer significado oculto ou ‘mensagem’, na intenção do autor estes não existem. O livro não é nem alegórico e nem se refere a fatos contemporâneos. Conforme a história se desenvolvia, foi criando raízes (no passado) e lançou ramos inesperados: mas seu tema principal foi definido no início pela inevitável escolha do Anel como o elo entre este livro e O Hobbit. O capítulo crucial, ‘A sombra do passado’, é uma das partes mais antigas do conto. Foi escrita muito antes do prenuncio de 1939 se tornasse uma ameaça de desastre inevitável, e desse ponto a história teria sido desenvolvida essencialmente na mesma linha, mesmo que o desastre tivesse sido evitado. Suas fontes são coisas que já estavam presentes na mente muito antes, ou em alguns casos já escritas, e pouco ou nada foi modificado pela guerra que começou em 1939 ou suas seqüelas.
A verdadeira guerra não se assemelha à guerra lendária em seu processo ou em sua conclusão. Se ela houvesse inspirado ou conduzido o desenvolvimento da lenda, então certamente o Anel teria sido apreendido e usado contra Sauron; este não teria sido aniquilado, mas escravizado, e Barad-dûr não teria sido destruída, mas ocupada. Saruman, não conseguindo se apoderar do Anel, teria em meio à confusão e às traições da época encontrado em Mordor as conexões perdidas em suas próprias pesquisas sobre a Tradição do Anel, e logo teria feito um Grande Anel para si próprio, com o qual poderia desafiar o pretenso soberano da Terra-média. Nesse conflito, ambos os lados teriam considerado os hobbits com ódio e desprezo: estes não teriam sobrevivido por muito tempo, nem mesmo como escravos.


Daqui para frente Tolkien fala mais sobre alegorias. Mas acho que o trecho postado acima é suficiente pra vermos que a Guerra do Anel não foi inspirada e nada tem a ver com a 2ª Grande Guerra Mundial.

Só mais uma coisinha que nada tem a ver com o assunto, mas que eu me sentiria triste (:roll:) se não comentasse. Relendo o Prefácio, eu achei a seguinte passagem:

“[...] O leitor mais crítico de todos, eu mesmo, agora encontra muitos defeitos, menores e maiores, mas, felizmente, não tendo a obrigação de criticar o livro ou escrevê-lo novamente, passará sobre eles em silêncio, com a exceção de um defeito que foi notado por alguns: o livro é curto demais.

Pra quem nunca leu SdA, fica dificil de entender isso ao ver um livro de 1202 paginas. Mas eu penso da mesma forma como está no prefácio, tambem acho o livro pequeno. Ele deveria ter, no mínimo, mais umas 300 páginas!
 
Antes de comentar, quero citar o link de um tópico criado por mim na SdP: Alegorias ?. Espero que isso ajude a compeltar mais ainda a discussão de alegorias.

Snaga disse:
A verdadeira guerra não se assemelha à guerra lendária em seu processo ou em sua conclusão. Se ela houvesse inspirado ou conduzido o desenvolvimento da lenda, então certamente o Anel teria sido apreendido e usado contra Sauron; este não teria sido aniquilado, mas escravizado, e Barad-dûr não teria sido destruída, mas ocupada. Saruman, não conseguindo se apoderar do Anel, teria em meio à confusão e às traições da época encontrado em Mordor as conexões perdidas em suas próprias pesquisas sobre a Tradição do Anel, e logo teria feito um Grande Anel para si próprio, com o qual poderia desafiar o pretenso soberano da Terra-média. Nesse conflito, ambos os lados teriam considerado os hobbits com ódio e desprezo: estes não teriam sobrevivido por muito tempo, nem mesmo como escravos.

Este é um ponto interessante, vimos que Tolkien defende neste caso a não inclusão de uma possível 'alegoria' de nossas guerras reias na sua obra. Ele convence que 'as guerras' não foram levadas na sua mitologia:

Mas uma das coisas que eu quero ressaltar é o seguinte:
Tolkien disse:
os hobbits (...) não teriam sobrevivido por muito tempo, nem mesmo como escravos
Lembrando que Tolkien disse que sua Guerra do Anel não é as Grandes Guerras de nosso mundo, caso fosse alegoria os hobbits teriam virado o que no nosso mundo aconteceu: os judeus mortos nos campos de concentração nazistas.

Em resumo: Os pequenos Hobbits, indefesos, seriam presos por um tempo, caso Sauron recuperasse o Anel, e logo mais morreriam como aqueles judesu presos nos campos de hitler, na Alemanha, durante as Guerras.

Snaga disse:
Tolkien disse:
“[...] O leitor mais crítico de todos, eu mesmo, agora encontra muitos defeitos, menores e maiores, mas, felizmente, não tendo a obrigação de criticar o livro ou escrevê-lo novamente, passará sobre eles em silêncio, com a exceção de um defeito que foi notado por alguns: o livro é curto demais.
Pra quem nunca leu SdA, fica dificil de entender isso ao ver um livro de 1202 paginas. Mas eu penso da mesma forma como está no prefácio, tambem acho o livro pequeno. Ele deveria ter, no mínimo, mais umas 300 páginas!

É verdade, eu li isso uns tempos atrás e já reli várias vezes. É a aplicação do que o leitor sente, mesmo com todo aquele perfeccionismo que Tolkien fez durante a história, foi impossível não ter cometido este erro: ter um livro "pequeno" demais. Quem já leu "O Senhor dos Anéis" sente que no final aquilo se passou tão raípido, sempre imaginando o que poderia ter sido relatada mais e mais.

Porém é como todas boas histórias, aqueles que fazem o leitor se apaixonar, e no final ele vê que aquilo foi passageiro, mas a emoção que ficou foi boa. Então mesmo "pequeno" o que ficou é bom, ainda bem que não é algo ruim, que faz o leitor se decepcionar depois de mais de mil páginas.

OBS: Poderia ter criado um tópico para este assunto do "livro pequeno" Snaga :think:
 
concordo que a guerra do anel nada teve a ver com a 1 guerra mundial mas pelo que ouvi dizer tolkien escreveu alguns contos na 1 guerra mundial enquanto estava enfiado nas trincheiras por mim axo que isso afecta um pouco as historias que ele escreveu, e muito diferente escrever uns contos numa mesa bem limpa do que escrever numa tricheira cheia de lama a espera da morte a qualquer momento. isso deve ter afectado um pouco a historia que ke tolkien escreveu.
Porém, na minha opinião, Tolkien acabou fazendo sim Alegorias em sua obra, não que ele quisese, mas um autor que vive no seu tempo com fatos que marcam, é impossível dizer que ele não é influênciado.
sou da mm opiniao.
 
Sr. Cachopardo disse:
OBS: Poderia ter criado um tópico para este assunto do "livro pequeno" Snaga :think:
Seria o certo, mas é que isso surgiu como um comentario. Nada de mais. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo