• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dia dos Professores - uma homenagem à Tolkien

Mith

This server is too busy!
[15/10] Dia dos Professores - uma homenagem à Tolkien

  • Dia 15 de Outubro é uma data comum para muitos, que passa por despercebida, mas para professores de todo o Brasil é uma data para se comemorar. Nada tão belo quanto tornar uma simples data dos professores em algo mágico. Portanto, mais uma vez, estamos aqui para fazer uma homenagem a um professor especial, ele é J. R. R. Tolkien, o filólogo naturalizado inglês que durante sua vida nos ensinou muito e seus frutos foram bem aproveitados. Reunimos então algumas das informações mais importantes na carreira de Tolkien, com as devidas fontes citadas abaixo.

    John Ronald Reuel Tolkien além de ser conhecido pela sua área de escritor, foi antes de tudo, um professor no ramo da filologia, na universidade de Oxford, Inglaterra.

    Tolkien, quando estava na Universidade de Oxford, foi um dos criadores de um grupo denominado Inklings (nome de origem anglo-saxã), o qual os componentes (tais como Coghill, Dyson e Charles Williams) tinha interesses literários semelhantes. E este tinha como integrante mais especial C.S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), um dos maiores amigos do Professor nessa época. Lewis ajudava Tolkien ouvindo os contos recém feitos pelo mesmo, e dando opiniões, e assim, vice versa. O grupo se encontrava num bar, para tomar uma cerveja, perto da Universidade de Oxford, este chamado The Eagle and Child, também conhecido como The Bird and the Baby.

    Depois da primeira guerra mundial, Tolkien evoluiu na carreira acadêmica: em 1920 ele foi escolhido para Leitor (Professor Associado) de Língua Inglesa na Universidade de Leeds. Em 1925, passou a exercer o posto de professor de Anglo-saxão na sua universidade. Como professor, Tolkien se dedicou principalmente ao estudo da literatura em inglês antigo e médio e também às aulas na graduação. Pode-se perceber em seus estudos, que Tolkien tinha um grande apego à mitologia nórdica, a qual é palco de várias discussões aqui mesmo na Valinor.

    Um dos mais grandiosos trabalhos de JRR Tolkien com certeza foi à criação de novas línguas. E não foi apenas uma, mas pelo menos duas línguas bem estruturadas, e mais umas tantas das quais não se possui tanta informação, que são Entes, Adûnaico, Khuzdul, entre outras. A quem diga que as futuras obras de Tolkien foram apenas para ambientar as línguas que ele havia criado (principalmente o quenya ou alto - élfico).

    Em 1972, um ano antes de morrer, a universidade de Oxford o conferiu o Doutorado em Letras Honorário, "aclarando" que premiavam seus trabalhos filológicos e não suas histórias. No fim de sua vida, quando morreu em 2 de Setembro de 1973, deixou umas obras inacabadas, e algum tempo depois, editada por seu filho Christopher: O Silmarillion & Contos Inacabados, além de vários textos e histórias reunidos nas HoMe.

    Para entendermos a vida de Tolkien, temos o poema Mythopoeia (do livro Tree and leaf e traduzido por Imrahil), o qual é de tamanha importância para que possamos entender a causa do trabalho de Tolkien e o que o próprio pensava. Durante a obra pode-se notar bem a colisão de idéias de Philomythus, o que ama mitos, e seria Tolkien; e Misomythus, o que odeia mitos e seria Lewis.

Nota: Agradeço os usuários Sr. Cachopardo, Imadofus, Proview & O 10º Membro da Sociedade por estarem juntos na construção do texto.

Fontes:
Biografia de Tolkien - em espanhol
Artigo Valinor
Dúvendor - Biografia Tolkien
The Eagle and Child
Mythopoeia - o poema
Devir - Biografia Tolkien
 
Parabéns a Tolkien, por ter feito parte de uma das profissões mais nobres do mundo. :clap:

E parabéns pra mim que faço aniversário amanha :obiggraz:
 
Tolkien merece mais do um parabéns, por ser uma pessoa tão criativa e inteligente e por ter criado um mundo tão fantástico como a Terra-Média e O Senhor dos Anéis.
 
Um dos grandes professores do mundo ele foi. Por isso e por muito mais, TOlkien merece o parabéns de todo mundo. :clap:
 
Nao posso de deixar meus parabéns também ao Mestre! Até porque é impossível não se identificar com Senhor dos Anéis, O Hobbit ou outra de suas obras. O mundo criado por ele, nos leva um lugar imaginário, mas tão fantástico que não conheço nenhum fã e estudioso que não quis pelo menos uma vez na vida que ele existisse realmente! Fico mto contente em ter conhecido suas obras!!! Um cara assim não nasce sempre!

Aranël
 
Obrigada a vocês todos que nasceram antes de mim e me ensinam tantas coisas.

Esperam nada em troca. Felicidade para vocês é ver uma semente de potencial desabrochar e crescer.

Seja este mestre um Tolkien, um Fernando Sabino, um Mário de Andrade?

Ofertam tanto e quase nada ganham em troca.

Em vida, quantos adolescentes não ficavam reclamando e não se preocupavam em dar ouvidos para tantos gigantes? Mestres que nós crianças hoje invejamos nossos pais e avós de terem tido a honra de compartilhar pensamentos e diálogos, mas nossos pais e avós só podiam ver as notas e a enfadonha tarefa de estar em aula.

E nós que também dia a dia perdemos contato com professores fodônicos apenas nos lamentando que não tivemos a chance de conhecer Feymann ou Einstein. Onde nossos netos vão ficar inconformados por não irmos atrás e conversado um pouco com Flemings e Pizzas e Salinas.

Sinto falta de vocês, professor Leite, professora Vanda, professora Ana Maria, professora Neli, professora Venina, professora Elizabeth, professor Martins, professora Ruth, professor Nunes, professora Alice, professora Margarete, professor Galvão, professor Salinas, professor Virgílio, professores e professoras que formaram o que sou hoje.

Alguns não mais estão neste mundo e me resta lamentar não ter dedicado um pouco mais de tempo a entender.

Outros encontro pelos corredores e dou bom dia e quando posso um chocolate neste dia.

Mas minha correria me impede novamente.

Oferto a vocês a minha lembrança. De que não vos esqueci, de que lhes sou grata. De que se há mil alunos que reclamam do presente e vos esquecem quando crescem e se tornam "profissionais de sucesso", eu agradeço o que fizeram por mim. Sua doação incondicional de luz para uma mente perdida nas trevas.

Mesmo quando eram maus professores. Me ensinaram a não ser como eles. Me ensinaram que já não bastasse ser humilhado pela sociedade, não podemos permitir nos tornarmos amargos e cruéis e carrascos como a sociedade e os alunos diz que são. Seus nomes me fogem à lembrança, mas a imagem desses professores é um aviso poderoso e importante em minha vida.

Tolkien me proporcionou momentos de lazer. Aprendia a ter paciência, a não pular partes entediantes para a parte legal de uma estória.

Mas também Camus me ensinou. Mas também Montaigne e Feyerabend, Newton e Galileu, Copernico e Marie Curie, e Dalton e Sophie Germain. E tantos outros que jamais conheci e que me alcançam com suas palavras escritas.

Eu não posso homenagear apenas um professor. Vários me vêem à memória.

E não me esquecer de todos eles é minha forma de homenageá-los.






Mas no fundo... é apenas porque eu queria ter conhecido Fernando Sabino. E ao pensar apenas nos Asimovs e Feymanns perdi a chance de ter conhecido um professor logo aqui no Brasil.
 
Tirar a crase do título e...

A quem diga que as futuras obras de Tolkien

...e colocar um do verbo haver. :mrgreen:

Fora esses dois errinhos o texto tá muito bom, muito legal, e a homenagem é importantíssima, porque nossos professores quase nunca são lembrados com o devido respeito que deviam =/

Parabéns! =)

100+ 8-)
 
Muito bem lembrado esta homenagem :) . Só há uma coisa: No Brasil, o Dia do Professor é comemorado 10 dias depois do Dia Internacional do Professor, dia 05 de outubro, estabelecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura). Não sei o porquê disso. Todavia o que vale é o sentimento de congratulação a este grande Professor que, até hoje, está nos ensinando, assim como muitos outros... Parabéns ao mestre! :amem:
 
O que dizer depois de dois textos tão soberbos, um do Mith e outro da Primula?

Pri, você teve uma lembrança muito feliz, e ela me fez lembrar também de todos os professores pelos quais eu passei e passo, pelos bons e ruins, pelos que amei e pelos que detestei.

Além, é claro, dos que fizeram livros que eu li, que fizeram ou contaram histórias que ouvi, que produziram programas que assisti, que conceberam filmes que vi.

Somos prédios feitos de tijolos herdados por cada um desses grandes edifícios chamados de professores. E cada um desses tijolos é precioso.

Obrigado a todos vocês. :clap:
 
Parabéns a Tolkien que foi um grande professor, E parabéns pelas suas Obras que continuam sendo uma inspiração para muitas pessoas no mundo inteiro :clap: .
 
Ufa!

Nossa, e imaginar que ainda este ano temos 2 textos programados, é muita emoção. Hoje é Dia dos Professores, mais um dia e momento de lembrar-se de tudo de bom que aconteceu. Não que só este dia seja especial, mas cada dia que acontece uma coisa boa, nós temos que agradecer. Os educadores da vida, também faço da citação da Prímula as minhas: obrigado todos meus professores.

Desta vez a reunião no MSN foi mais tranqüila, uns entravam, outros saíram, mas todos contribuiram para com o texto. Até o Proview, que fiocu a tarde inteira desaparecida, entrou quase no final e ainda fez um parágrafo inteiro. Prímula, nós gostamos de fazer isso, o resultado de vocês agraciarem o texto e dizerem um simples "obrigado por isso" já faz valer o dia. É realmente gratificante ver o seu produto ser admirado, não quero nada em troca mesmo, a única coisa que sempre esperamos é deixar os outros felizes.

Como disse na Introdução, no primeiro parágrafo, é muito belo fazer de um "simples" dia algo realmente mágico e fazer com que este dia passe a valer como o dia mais especial do ano para uma pessoa.

Bem, para finalizar, quero dar os parabéns memso para aqueles que não olham isto, mas que são professores. E, parabéns também, para aqueles professores que estam lendo isto. :clap:
Valeu Imadofus, Proview, Mith e O 10º Membro da Sociedade: espero que todos estajam juntos nos próximos textos deste e do ano que vem...

Olórin of Lórien disse:
O que dizer depois de dois textos tão soberbos, um do Mith e outro da Primula?

Opa, opa. Não esqueça que tem mais gente por trás disso :mrgreen: Eu iria postar esta notícia, mas como metade da família do Mith é de professores, então pelo seu pedido eu deixei ele homenagear os 'seus' professores, o resto ele explica depois... :mrgreen:
 
Nota: Agradeço os usuários Sr. Cachopardo, Imadofus, Proview & O 10º Membro da Sociedade por estarem juntos na construção do texto.
Espírito também conta, né? :lol: :mrgreen:

Ficou bom mesmo esse texto, embora eu pudesse sugerir uma ou outra mudança (Como as que o Phreddie Cadarn sugeriu e mudar o "aclarando"), no geral ficou muito bom.

Um brinde a nós :cheers:
Parabéns e obrigado.
 
Espírito também conta, né?
Espero que sim Ima :mrgreen:

Foi uma pena para mim não ter participado mais desse ótimo texto, mas tive que estudar um pouquinho p/ orgulhar os homenageados do dia, nas provas :mrgreen:

Parabéns a todos os professores do Brasil!!!
 
Que bela homenagem ...
Não sei pq ainda passa despercebida essa data,afinal os professores são as pessoas mais importantes na nossa vida depois dos pais,eles nos ensinam o certo com paciencia e dedicação e nós na maioria das vezes não correspondemos as suas expectativas como eles esperam ,e eu sempre que posso peço desculpas a eles,e vc já se desculparam alguma vez com seu professor por as vezes não corresponderem ,ou por preguiça ou por dificuldades,o que eles esperam.... :eek:
 
Adorei o texto!!
Homenagem a um grande profissional que nos fez crescer muito com suas obras, PARABÉNS PROFESSOR TOLKIEN!!! :clap: :amem:

Não esquecendo também os milhares de professores brasileiros que lutam todos os dias por uma educação melhor em nosso país...
Gostaria que a Educação fosse melhor vista, melhor assistida e que todos entendessem que esta profissão maravilhosa só nos traz benefícios (Tanto para quem passa quanto para quem recebe o conhecimento!) e digo isto não só porque escolhi um curso de licenciatura, mas sim porque este é realmente o meu desejo!

Ah! Parabéns ao meu professor de História que lá nos tempos remotos do ensino médio fez com que a paixão por esta disciplina só aumentasse em meu coração! :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo