• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dez HQs tão boas quanto alguns clássicos da literatura

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Ainda existe muito preconceito com os quadrinhos, mas a verdade é que existem HQs tão incríveis quanto qualquer clássico da literatura mundial. Escolhemos aqui dez histórias sensacionais.

  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Maus​

    Esta HQ conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. Considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos, foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura.


    Amazon

    Imagem: Amazon

    Um Contrato Com Deus​

    Esta HQ traz mescla ficção e realidade. De fácil leitura, aborda questões tristes, como lidar com a morte por exemplo. Também traz conteúdo moral com uma pitada de humor.


  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Persépolis​

    Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita. Neste HQ, o pop encontra o épico, o Oriente toca o Ocidente, o humor se infiltra no drama e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.


  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Pílulas azuis​

    Nesta HQ, Frederik Peeters conta a sua história com Cati, envolvendo o vírus que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Ele retrata o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto.


  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Retalhos​

    Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus, mas isso muda quando conhece Raina, uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva. Thompson mudará as visões que tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor.


  • Amazon

    Imagem: Amazon


    Daytripper​

    Cada dia na vida de Brás é como a página de um livro, revelando as pessoas e coisas que o fizeram ser quem é: sua mãe e seu pai, seu filho e seu melhor amigo, seu primeiro amor e o amor de sua vida. Uma história mágica, misteriosa e tocante sobre a vida que usa os momentos silenciosos para fazer as grandes perguntas.

  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Um Pedaço de Madeira e Aço​

    A história de um simples banco de praça pública, que vê pessoas passarem durante horas, dias, estações, anos. Ele se torna um refúgio, uma ilha, um abrigo, um palco, um balé de anônimos conduzidos por uma coreografia habilmente orquestrada, em que pequenas curiosidades, situações incríveis e encontros surpreendentes dão à luz uma história singular, por vezes cômica, por vezes trágica.


  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Nova York​

    Conheça nesta HQ personagens singulares, com histórias únicas, às vezes irônicas, às vezes trágicas. Em uma metrópole, há mais que um acúmulo de grandes edifícios, grandes populações e grandes áreas. Há pessoas.


  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Ronin​

    Uma combinação emocionante, perfeita e única de Oriente e Ocidente, passado e futuro, e ciência e magia. Nesta HQ, Frank Miller criou uma das primeiras obras a trazer as inovadoras técnicas do mangá para o público dos quadrinhos americanos, em uma parábola tão surpreendente quanto qualquer grande obra de ficção científica.

  • Amazon

    Imagem: Amazon

    Do Inferno​

    Conheça a história de Jack Estripador, o mais misterioso e famoso assassino de todos os tempos. Escrita por Alan Moore, o criador de histórias em quadrinhos como Watchmen e V de Vingança, esta HQ faz uma reflexão a respeito da mente enlouquecida cuja violência e selvageria deu início ao século 20.

 
Desses da lista adquiri o "Retalhos" (faz tempo que não releio) junto de outro que também indicavam bastante para o pessoal que seguia o site Universo HQ que era o Asterios Polyp:


Outras HQs acabaram ficando apenas na lista de desejos mesmo como o sobrenatural "Beasts of Burden" e que tem uma pegada meio punk com uma vibe de Berlin "O Muro", mas ainda hoje acompanho o site UHQ:

51HWNgow9UL._SX351_BO1,204,203,200_.jpg


O-Muro-6.jpg
 
Não tenho lido muitas HQs, mas as minhas preferidas seguem sendo "Jimmy Corrigan, o menino mais esperto do mundo" e "Solitário", do Chabouté (que tem uma obra citada na lista).
 
É batata, quer ser redator da área de quadrinhos? Faça uma listinha sobre "(insira aqui seu número favorito) quadrinhos que você PRECISA ler"

E começou bem! Afirmando que ainda existe muito preconceito com HQ's... mas só citou obras premiadas e reconhecidas e que são referências de arte sequencial. Citar nomes famosos é a formas mais cômoda e preguisosa de conseguir clicks e visualizações sem muito esforço pois todos irão concordar, ou discordar, de alguns nomes ali e gerar tráfego ao site pois trata-se de opinião. E por mexer com gosto pessoal, leitores de quadrinhos colocarão suas próprias listas de autores que ficaram de fora do artigo.

É um trabalho porco? Com certeza, mas é win-win.
 
Listas pessoais de redatores ou rankings pessoais são duas coisas que não adianta criticar pois nunca haverá consenso. Cada um monta a sua e gosto é gosto.

Essa lista tem títulos que não entrariam nem nos meus 100 preferidos, mas o Ronin ao menos é uma obra que gostei e merece respeito.
 
Listas pessoais de redatores ou rankings pessoais são duas coisas que não adianta criticar pois nunca haverá consenso. Cada um monta a sua e gosto é gosto.

Essa lista tem títulos que não entrariam nem nos meus 100 preferidos, mas o Ronin ao menos é uma obra que gostei e merece respeito.

Se a pessoa recebe por isso que ao menos faça um trabalho minimamente decente ao invés de reproduzir o mesmo discursos que outros sites que se dedicam a mostrar porque eles valem a pena ser lido.

E nem considero Ronin tudo isso aí não. O Frank Miller só anteveu a qualidade de obras nipônicas como Lobo Solitário do Kasuo Koike e Goseki Kojima e fez a sua versão de Ronin. A Lenda de Kamui, Blade e Vagabond estão aí para provar isso.
 
Não possuo o hábito de ler quadrinhos.

Ano passado pedi Watchmen de aniversário para ver se gostava — amo o filme — e assim pegava o hábito, mas até agora está lá parado na estante. :oops:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo