1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Deuses da Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por MaxDirty, 25 Dez 2003.

1. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

Como aq na realidade existe os deuses e as religiões.
    Existe algum registro q fale dos deuses da Terra-Média
    e se existe, quais são os nomes desses deuses?

2. Ecthelion

Ecthelion Mad

de uma lida no silmarillion e no contos inacabados, tem tudo lá.... :wink: :D

3. Zoffy

Zoffy Usuário

Beeeelo post.

Tipow,os Valar sao uma historia muito antiga kara,so lembrada por alguns sabios e os noldor...Pelo que parece...

Eu me pergunto se nenhum povo da terramedia criou uma religiao propria,com deuses,etc...Sem ser os Valar?

Ou os povos livres nao tem religiao?

Que eu lembre,Tolkien era religioso,so que ele so toca no ponto Vala da espiritualidade na terramedia...

Eu queria saber isso...Se alguem puder ajudar :D

4. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

Os Primeiros Elfos veneravam os Valar como a deuses, mas mais em sentido de respeito e admiração.

Faz um bom tempo que li os livros, mas pelo que me lembre tanto elfos como humanos não demosntram conhecimento de Eru, apenas dos Valar.

e fora esses, não acredito que houvessem seitas religiosas.
    Existiam é claro os servos de morgoth...mas ele era um dos valar no começo, então não creio que possa ser considerada uma seita...

5. MaxDirty

pra resumir essa questão (eu tenho q ler o silmarillion e o CI mesmo)
    existe um Deus q crio os outros
    como o "Nada" e o "Vazio" criaram os deuses de arton??

6. Irmo

Irmo Usuário

Bem... existia Eru, que é o Deus supremo!!! Daí ele criou os Ainur e mandou-lhes fazer uma música, dessa música ele mansou eles fazerem ARDA... e ou Ainur depois ficaram conhecidos como Vala e Maia... da uma lidinha nos 3 ou 4 priemiros capítulos do "Sillmarillion" eles vaun te dar uma aula sobre esse assunto... :lol:

7. Silmarillion e contos inacabados deve ter tudo sobre isso! :D

8. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Bom, deixa eu te ajudar pelo menos com alguns nomes.

Eru era o equivalente de Deus na religião católica.

Os Valar e as Valier são de certa forma parecidos com anjos, foram eles que "construiram" a Terra-Média. Eram eles: Manwë, Varda, Ulmo, Aulë, Yavanna, Irmo, Námo, Oromë, Tulkas, Estë, Nienna, Nessa, Vána, Vairë. O mais poderosos de todos eles, chamava-se Melkor mas se corrompeu e nem é lembredo como um Vala, mas sim como o mal.

Os Maiar eram "anjos" menos poderosos que serviam aos Valar, mas não ficamos sabendo o nome de todos eles. Vou citar alguns: Olórin (Gandalf), Saruman, Allatar, Palando e Radagast eram os magos (Istari), Ilmarë, Eönwë, Össe, Uinen, Melian, Sauron, Tilion e Arien são alguns dos outros.

Como não faz muito sentido apenas citar nomes quando não sabemos quem eles são, recomendo que vc leia o Silmarillion :D

9. MaxDirty

cara, vc jah falo tudo
    agora so lendo o silmarillion mesmo, brigadão
    aeee moderador, pode trancar esse tópico!!!!!

;-)

10. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

tem sim, mas qto a seitas, parece q soh os bruxos de angmar tiveram seitas e tem um resumo da 4a era q fala de seita c nao me engano.

11. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Outro exemplo de seita foi o culto a Melkor em Númenor, isso é contado em detalhes no Akallabêth.

12. Loky

Loky Usuário

existem teorias sobre seitas criadas pelos Azuis no Leste........ algo para atrapalhar cultos a Melkor, se nao me engano

13. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Os elfos adoravam Eru e os valar. Alguns homens faziam o mesmo (os de alta linhagem, suponho) e outros não tinham religiões. Anões veneravam apenas a Aulë, seu criador. Hobbits não tinham religiões, pelo que me lembro. Há ainda seres malignos (ou até mesmo homens corrompidos) que adoravam Melkor.

Não, não... Nas apêndices, Arwen diz: "Se a morte é uma graça concedida do Um, é uma graça muito amarga de se receber"* na apêndice A. Ela não pode conhecer o nome "Eru" (que não é provável), mas que ela conhece a existência de um Deus supremo, ela conhece. Isso mostra também que ela tinha conhecimento de uma parte da história da criação de Arda e dos seres.

*Bom, não pode ser com essas palavras 8O , mas é algo parecido com isso...

14. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ô Taura, os Valar ensinaram aos Eldar, e no final da Primeira Era Eonwë ensinou aos Edain. O culto a Ilúvatar era muito importante em Númenor. Aqueles que são chamados de Fiéis são os que não acreditaram em Sauron e permaneceram realmente "fiéis a Deus".

15. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Erü = Deus (Tolkien o chamava de Deus em suas cartas).
    Valar e Maiar (ainur)= Anjos

Seitas? Igual no nosso mundo chamamos os que fazem culto ao demonio "seita satânica" em Arda culto a Melkor era uma seita. Melko = Lucifer.

Os elfos aprenderam e adoravam os Valar mas os Valar os ensinaram a fazer culto a Erü que era o verdadeiro criador.

Acho que após o Senhor dos Anéis, Tolkien fala alguma coisa sobre seitas mas como ele mesmo disse: nada que mereça ser contado.

16. Link

Link The Hero of Time

Sem contar que tinha o templo dedicado à Eru no topo de Meneltarma, no meio de Numenór que os dunedáin iam para cultuá-lo. Mas depois que Sauron ganhou a confiança de Ar-Pharazôn, os homens do Rei passaram a cultuar Melkor ao invés de Ilúvatar.

17. MaxDirty

uma outra pergunta a respeito dos deuses e seus "avatares"
    eu ñ sei onde eu li isso (deve ter sido na Valinor mesmo), mas os balrogs tb eram valar?
    e quem fez ele cair?

18. Os Balrogs eram Maiar, um degrau abaixo dos Valar. Eles foram corrompidos por Morgoth, o Valar "Mal" :lol:

Compartilhar