• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Deus e destino!

Nos criamos o nosso próprio destino atráves de nossas próprias atitudes.
Tudo está interligado,uma atitude nossa consequentemente afetará a atitude de outra pessoa,e isso se acarretará no nosso FUTURO. A vida é sempre um ciclo (uma corrente),onde um dependemos da atitude do próximo.
Não acredito que algo superior esteja nos controlando,creio,que o futuro muda a cada instante...nunca conseguiremos o prever. :think:

Também penso assim, uma ação nossa diante de todas as possibilidades anula as que existiam e criam novas para as pessoas ao nosso redor.
 
Nos criamos o nosso próprio destino atráves de nossas próprias atitudes.
Tudo está interligado,uma atitude nossa consequentemente afetará a atitude de outra pessoa,e isso se acarretará no nosso FUTURO. A vida é sempre um ciclo (uma corrente),onde um dependemos da atitude do próximo.
Não acredito que algo superior esteja nos controlando,creio,que o futuro muda a cada instante...nunca conseguiremos o prever. :think:


Não sei se to falando besteira (e por favor me corrijam se eu estiver errado), mas não é mais ou menos isso que diz a Teoria do Caos, que uma ação influencia a outra? Isso é bem mais certo do que um julgamento divino, e essa teoria é bem mais provavel, devido que nem sempre as consequencias de certos atos são boas. Ja que o Deus misericordioso não poderia ser o responsavel pela brutalidade que fazem com certas crianças antes de mata-las, crianças que nunca conheceram a bondade e que provavelmente so alimentaram odio antes de morrerem.
 
Não li tudo o que postaram, e como a última mensagem é de 2008 vou responder a questão do tópico sem levar em conta o que estavam discutindo por último...

Segundo conceitos de regressão infinita, é impossivel que tudo o que existe tenha um inicio em si mesmo, sendo necessário a existência de um ser que habite um outro plano, um ser sobrenatural, o Deus simplesmente como o ser criador de tudo, ou como alguns preferem, a força criadora de tudo.
A única forma de sua existência é sendo um ser atemporal, o que automaticamente lhe dá o poder de Onisciência.
Como exemplo eu gosto de citar o Dr. Manhattan de Watchmen, para que entendam o que significa ser atemporal.
Já sobre a Onisciência de Deus e nosso livre arbítrio é preciso ter em mente sua atemporalidade, pois pra nós o "saber qual escolha farei" para Deus é "saber o que já foi feito", como Deus não faz parte de nossa linha temporal Ele enxerga tudo, passado e futuro, como se fosse o presente, Ele não prevê o futuro, Ele vive em todos os momentos de todo o tempo em um mesmo instante.
Destino é algo que está escrito e você não tem como fugir, saber qual será sua escolha é apenas ver as coisas sob um ponto de vista temporal diferente, e Deus saber de tudo não influencia suas escolhas.
 
esse meu amigo sempre tenta me provar a inexistencia de Deus ou pelo menos a sua imperfeição, tudo isso porque ele é um ateu extremamente convicto)

Algo importante sobre o ateísmo é que nem todos os ateus acreditam em provas da inexistência de Deus. Pode-se dividir o ateísmo em duas grandes partes: o ateísmo forte e o fraco. O forte é a afirmação da inexistência de Deus; o fraco, e muito mais comum, é a simples descrença na existência de qualquer Deus. De certa forma todos, até mesmo os "crentes", são ateus: já ouviu o ditado ateu que diz "Você não acredita nos deuses dos outros - os ateus também não"? Pois é bem por aí...

Portanto, lição número 1, que não se aplica a você, que tem um amigo ateu: o ateísmo é uma opção e ser ateu não significa ser imoral; da mesma forma como uma crença qualquer é uma opção e ser "crente" não signifique necessariamente ser fanático ou estúpido.


Como devo tratar essa questão??

Eu não sou Católico, mas gosto muito de Santo Agostinho. Foi um pensador profundo. Se não me falha a memória problemas como a origem do mal, o destino e o livre-arbítrio são tratados de forma magistral em vários livros dele, principalmente o "O Livre-Arbítrio". Recomendo a leitura e a meditação meticulosa dessa obra-prima.


E mais, alguem tem um bom contra-argumento para que eu fale ao meu amigo?

Há o seguinte causo Budista: Buda e seus Discípulos estavam em determinado local quando um homem chegou e perguntou a ele se Deus existia, ao que ele respondeu que sim. O homem, satisfeito, foi-se embora e, logo após, veio outro homem e fez a mesma pergunta. Mas Buda, para surpresa de seus Discípulos, disse que não existia. O homem, também satisfeito, foi embora e os Discípulos então perguntaram a Buda o porquê de ele haver respondido de forma diferente a mesma pergunta. Buda respondeu que cada um dos homens tinha uma necessidade diferente, estava vivendo um momento diferente e que não cabia a ele nada além de respeitar essa necessidade de vivenciar tal ou qual coisa.

O que isso quer dizer? Muito simples: você pode ter necessidade de crer em algo, assim como muitas pessoas; isso deve ser respeitado pois é uma necessidade de nós (sim, estou incluído no grupinho, rs). Seu amigo é ateu porque se sente bem assim, porque ele precisa vivenciar isso. Deixe que ele siga seu próprio caminho: não tente convencê-lo de nada. Cedo ou tarde todos nós achamos nosso caminho na vida. Deixe o barco rolar solto! :-)


[]'s! E bom dia!
 
Segundo conceitos de regressão infinita, é impossivel que tudo o que existe tenha um inicio em si mesmo, sendo necessário a existência de um ser que habite um outro plano, um ser sobrenatural, o Deus simplesmente como o ser criador de tudo, ou como alguns preferem, a força criadora de tudo.

Impossível como? É impossível que tudo que exista se inicie em si mesmo, então Deus veio de onde?
 
Deve não, você quer que seja assim, não há nada que corrobore a sua teoria, é simplesmente desejo seu.
Eu não tenho querer, apenas sigo a lógica, qualquer explicação de causa iniciadora de tudo necessariamente também precisará de uma explicação de como foi causada, isso recai na regressão infinita, restando apenas uma única explicação possivel para a existência de tudo, isso é pura lógica.
A existência de Deus é óbvia, o que todos discordam é com relação às suas caracteristicas, é com relação a "quem" ou "como" Deus é, porém sua existência é um fato racional lógico.
 
Que lógica?



Óbvia? Desde quando?



Racional? Lógico?
Posso repetir:
'qualquer explicação de causa iniciadora de tudo necessariamente também precisará de uma explicação de como foi causada, isso recai na regressão infinita, restando apenas uma única explicação possivel para a existência de tudo'
 
Posso repetir:
'qualquer explicação de causa iniciadora de tudo necessariamente também precisará de uma explicação de como foi causada, isso recai na regressão infinita, restando apenas uma única explicação possivel para a existência de tudo'

Esse argumento é falacioso, e quem disse que essa coisa é Deus? E com a regressão infinita fica a pergunta e Deus veio de onde? E a resposta que Deus sempre existiu ou coisa que o valha nunca vai ser uma resposta séria, é muito conveniente quando não se sabe a resposta, apenas para enganar trouxas.
 
Esse argumento é falacioso, e quem disse que essa coisa é Deus? E com a regressão infinita fica a pergunta e Deus veio de onde? E a resposta que Deus sempre existiu ou coisa que o valha nunca vai ser uma resposta séria, é muito conveniente quando não se sabe a resposta, apenas para enganar trouxas.
Quando digo Deus não digo um deus especifico, Deus é o nome para a força ou ser que iniciou tudo.
Com a regressão infinita fica claro que o que causou a existência de tudo não faz parte do nosso plano, ou seja, não está sujeito à uma causalidade, portanto é um ser ou uma força que habita um plano atemporal.
Qual a dúvida quanto a esses pontos?
 
Não existe falácia alguma. Essa é a noção deísta de Deus, é mais uma força que principiou, dispôs e organizou o universo. Acho que é deísta.

Enfim, esse seu argumento, morfs, é que é falacioso. Se todas as coisas vem de uma fonte, inevitavelmente você chegará a uma fonte que não veio de lugar nenhum.
 
Só por que o ser humano não tem o conhecimento do que causou o "início de tudo", vamos então atribuir a algum deus?

Faz lembrar os povos que atribuíam as chuvas a presentes dos deuses, simplesmente por não saberem de onde vinha essa água.
 
Não se trata de deus algum ou de ignorância, mas de certa lógica e de um princípio. Algo como o Motor Imóvel ou a Causa Primeira.
 
Lógica sem fundamento, apenas uma lógica. E com falhas: Esse alguém que causou o Big Bang veio de onde? Se for assim, cito o Guia do Mochileiro. Existe um povo que podem crer que o Universo veio do Grande Nariz, e que um dia o Grande Lenço virá nos limpar. E não se pode sua lógica. :roll:

Não acho legal isso. "Não sabemos a resposta. Então é sobrenatural. Então foi algum deus. Então deus existe." É meio que arrogância misturado com ignorância sim. Não sabe a real, então atribui-se a algo sobrenatural.
 
Não acho legal isso. "Não sabemos a resposta. Então é sobrenatural. Então foi algum deus. Então deus existe." É meio que arrogância misturado com ignorância sim. Não sabe a real, então atribui-se a algo sobrenatural.
Acho que é ignorância misturada com muito medo.
 
Última edição:
Talvez no caso dos deístas, mas no caso do cristianismo além da lógica que você pode considerar falsa há o fato de que Deus se revelou. Mas isso aí já é teologia.

O que quero dizer é que você pode discordar das religiões mas atribuir todas a medo, superstição, ignorância é uma estupidez sem tamanho, é um desconhecimento do que seja religião. Eu mesmo, não tenho medo de Deus, eu O amo e tenho feito o que posso pra me unir a Ele, amá-Lo mais, e não entendo essa história de 'precisar de Deus para ficar aliviado'. Eu preciso de Deus porque sou um infeliz e pecador, simplesmente creio.
 
"acreditar que a evolução é fruto do acaso é a mesma coisa que se jogar uma bomba dentro de uma tipografia e esperar que se obtenha uma coleção de livros encadernados". Comparar um processo lento e direcinado por forças externas (seleção natural, ou seja, pressão do ambiente) com um processo quase instantâneo e praticamente isolado de forças externas não é um bom argumento xD

Bom, quanto ao assunto do tópico (sim, meio abandonado, mas ainda assim interessante), me surgiu uma reflexão:

Acreditar que destino não existe implica em certa forma que o futuro não exista (não possui existência própria, sendo apenas uma abstração humana). Se por um lado 'onisciência' pode significar "saber tudo", não sentido incluir "saber do que não existe". Ou seja, Deus simplesmente não "precisa" conhecer o futuro, porque o futuro não existe (ou seja, ele ainda vai existir)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo