• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Detalhes para discussão

Danilo

Usuário
Eu assisti SdA pela primeira vez na pré-estréia, dia 15/12.
Conversei por mail com o Reinaldo Imrahil, aqui da Valinor sobre alguns pontos do filme e, agora que a maioria já assistiu, queria a opiniào de voces. Transcrevo abaixo o mail:


1) Bom, primeiro diz respeito ao Troll de Moria. Eu, sinceramente, não sou um fã tão ardoroso a ponto de saber profudamente sobre toda a obra de Tolkien, mas lí o suficiente para lembrar de alguma coisa. Voce acha que se os trolls fossem como estão representados no filme, eles poderia ter um mínimo diálogo entre eles, como acontece n O Hobbit?? Não me lembro de ter lido que existissem várias espécies de trolls, para diferirem tanto um do outro. O troll transformado em pedra que aparece no filme encaminha nosso pensamento para que a mesma espécie de troll que vive em Moria é a que capturou Bilbo no passado. Tá certo, muitos trolls podem ter tomado um pouco de Sol pela Terra-Média, mas seria muita coincidencia.

2) Outra coisa que eu quero comentar é sobre a cena (que não existe no livro) em que Boromir contempla Narsil partida. Ao fundo, na parede oposta a estatua em que repousa Narsil, existe uma pintura. Eu tenho quase certeza que já ví essa ilustração. Se passou batido, preste atenção na próxima vez que assistir. Não me lembro onde a ví, mas ela, certamente não me é estranha. Me parece uma luta entre Beren e Morgoth, mas lá deveria estar representando Isildur e Sauron. Voce deve se lembra o nome do artista que desenhou Morgoth muito parecido com o Sauron do filme. Essa ilustraçao deve ser dele.

3) Comentando sobre Bri, eu achei a cidade fantástica. Muito bem feita e representada. Reparou no detalhe da cerca viva? As duas aberturas, para diferentes alturas, uma idéia bem sacada. Acontece que no Ponei Saltitante, diferente do seu review lá no site, eu não achei que eles foram recebidos pelo Carrapicho. Eu não me lembro direito se ele tinha ou não orelhas pontudas, ele tinha estatura bem maior que Frodo, Sam, Merry e Pippin (claro que descontando a altura do balcão). Se reparar vai ver que ele tem a mesma altura que os homens do fundo tem, inclusive quando caminha entre as mesas.

4) Agora, no Condado, a riqueza de detalhes é impressionante. Me espantei ao ver a toca do Bilbo, com a porta verde, maçaneta no meio e outros detalhes. A festa de despedida de Bilbo, tambem muito bem feita. Alías, eu tive mais uma pista de minha teoria sobre a pólvora na Terra-Média, já discutida no forum. Gandalf carregava um monte de fogos de artifíco, e no livro, se não me engano, ele criava na hora.

5) O Palantir aparece muito cedo no filme e isso foi um choque pra mim. Acostumado com a narrativa de Tolkien, essa forma de colocar os fatos me balançou um pouco. Quem nunca leu SdA, fica sabendo de cara o que ela é, tendo noção dos acontecimentos posteriores, já no segundo filme. Por outro lado, seguindo Tolkien, o Palantir me pareceu um artefato extremamente importante, mas é uma surpresa. Ela não é citada até o meio d As Duas Torres. De repente, aparece um meio de comunicação com Sauron, que ninguem esperava receber. No livro, a surpresa é muito maior.

6) Ainda sobre Isengard, tudo que imaginava de grandeza, foi superado pelo filme. Orthanc é linda, com bosques ao redor, uma torre de mármore negro, com vitrais lindos e arquitetura meio gótica. Uma bela adaptação foi feita aqui. Mostrando a transformação de Isengard num poço de maldade, entende-se, já nesta altura da narrativa, o porque do ódio dos Ents a Saruman. As cenas desta parte são assustadoras. Orcs derrubando árvores, forjando armas e armaduras. Definitivamente, transforma-se em um lugar que poucos homens, elfos, anões ou hobbits entrariam.

7) Voltando a Moria, o que achou dos orcs descendo pelas paredes? Eles ficam ainda mais medonhos desse jeito, mas distorceu um pouco minha imagem deles, pois imaginava-os como guerreiros mesmo. Sem super poderes ou tão deformados a ponto de virarem bichos capazes de escalarem pilares de ponta cabeça.

8) O Balrog. Meu Deus. Eru Iluvatar me protega. Um dos piores monstros da historia do cinema, sem dúvida. Como já falei no forum, na cena em que ele urra e toma a tela inteira, cheguei a sentir aquele calor todo. Eu acho que ninguem esperava um balrog daquele jeito. Ele é pior.

9) Falando em monstros, senti falta dos Wargs. Acho que são bichos com tantas coisas a serem exploradas que poderiam ocupar uns minutinhos no filme. O ataque dos wargs à Sociedade é emocionante. Lá começasse a ter idéia das habilidades de Legolas com o arco e flecha, que no filme está, na minha opinião, magistralmente representado pelo Orlando Bloom. Eu confesso que nunca simpatizei muito com ele, no livro. Mas no filme me peguei torcendo por ele. As cenas em que ele ataca o troll, andando sobre a corrente, e pulando sobre ele, a da flecha atingindo um orc numa altura absurda e no escuro e uma cena em particular, no ataque dos Uruk-Hai à Sociedade, onde ele atira tres flechas numa sequencia extremamente rápida, matando orcs a rodo. Legolas rules!

10) Pra finalizar, queria falar sobre Lothlorien. Eu achei deslumbrante. Reparem que quando a Sociedade se aproxima da fronteira da floresta, o chão esta coberto de folhas amarelas. As arvores são robustas e com nódulos dourados na casca. Aquela incrível escada que leva à copa das arvores é maravilhosa. Eu gostei da atuação da Cate Blanchett. Linda, conseguiu sem abrir a boca, mostrar leveza, ganancia, sabedoria, poder. O efeito especial que colocaram nela não compromete em nada, ao contrário. Mostra de forma assustadora, no que ela se transformaria caso aceitasse o anel. Me pareceu, veja só, quase a mesma visão de quando viu os Espectros do Anel, quando o coloca.



"You shall not pass!"
 
Nao vou fazer comentarios sobre diferencas entre livro e filme, pq eu acho que os dois devem ser separados totalmente. De qualquer forma, depois de ter assistido o filme duas vezes...

1) Eu nao entendei bem o que vc quis dizer. Eles passam pelos trolls petrificados do Hobbit????? E eu dexei isso passar????!!!! No livro realmente o troll eh descrito com um troll das cavernas (cave troll), sugerindo que existam sim diferentes "racas".

2) a ilustracao do fundo eh de Isildur cortando o anel da mao de Sauron como visto no prologo... acho dificil a ilustracao original ser de beren e morgoth, jah que alem de nao fazer sentido, o cara no chao tava com a Narsil quebrada na mao. Voce pode ver que o toco da espada eh identico ao verdadeiro.

3) eh o cararpicho mesmo que os recebe no ponei saltitante.

10) Lorien foi a parte que sofreu mais com as limitacoes de tempo. Achei mediocre essa parte do filme, porque realmente ela deixa de mostrar coisas importantes do livro. Mas tudo sera consertado no Directors Cut se deus quiser

§Ungoliant§
 
Eu posso concordar com tudo oq vc disse Danilo, menos uma coisa...
Aquele efeito especial onde deixam a Galadriel "verde", pra mim foi um tanto... bizarro? estranho? Não sei mto bem, mas daquela parte eu não gostei mto não...
 
quote:
1) Eu nao entendei bem o que vc quis dizer. Eles passam pelos trolls petrificados do Hobbit????? E eu dexei isso passar????!!!! No livro realmente o troll eh descrito com um troll das cavernas (cave troll), sugerindo que existam sim diferentes "racas".


Quando Aragorn sai de Bri com os hobbits, eles passam pelos 3 trolls que Bilbo enfrentou. Agora que assisti 3 vezes, posso ter certeza que eram os trolls d´O Hobbit. E eu tambem fui pesquisar quantos aos trolls e realmente existem outras raças. Mas um deles, que esta pretificado (os outros dois mal dá pra ver) é a cara do troll de Moria.

"You shall not pass!"
 
Cara, é muito legal os 3 trolls de O HOBBIT que apareceram no filme. Eles não comentam sobre eles, apenas os mostram "ao fundo"... e se não me engano é idêntico a uma imagem por aí (John Howe, Irmãos Hildebrandt... nao sei).

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:Eu gostei da atuação da Cate Blanchett. Linda, conseguiu sem abrir a boca, mostrar leveza, ganancia, sabedoria, poder

Bom, não sei qto ao que o livro te passou, mas pra mim aquilo foi apenas uma sombra, um espantalho do que eh Galadriel. No filme ela era uma figura "sem graça`" , sem simpatia alguma, TOTALMENTE ao contrário do que é escrito no livro, tanto que Gimli fica completamente "apaixonado" por Galadriel e passa a ver todos os Elfos de maneira diferente após conhece-la. Achei Galadriel a pior adaptação de todas..ganha ateh mesmo do Gimli.
 
Bom, de fato os Trolls dO Hobbit aparecem no SdA. Achei a chamada muito interessante.

Quanto a raças de Trolls, fica um problema: acredito que as designações "Troll da montanha" ou "Troll da caverna" se deve exclusivamente quanto ao local onde ele reside e não a alguma caracteristica diferenciada do mesmo. Ou seja, Trolls são todos iguais, só muda o lugar.

Sabemos que Trolls foram "criados" por Morgoth à imagem dos Ents, mas ao contrário dos Orcs e Elfos, Morgoth não pegou Ents e os distorceu para fazer Trolls. "Criou-os" da pedra, seres tolos e sem capacidade de atuação individual. Como tiveram sua origem em Morgoth, eles não podem se reproduzir (se poudessem seriam uma raça plena, e sabemos que Morgoth não pode criar nada). Portanto, são todos os mesmos Trolls, morando em lugares diferentes, e a cada vez que um morre, babaus, não tem da onde sair mais (excessão feita a Sauron e seus Olog-hai).
 
A conclusão a que acabei de chegar é de que os Trolls mais estúpidos e até mesmo semi-bondosos Bill, Bert e Tom, são remanescentes da leva de Morgoth. Quando o poder de Morgoth se acabou, eles deixaram de ser maus, sobraram apenas resquícios em suas mentes.
Já os trolls de Sauron (que estão em Moria) são maus maus maus porque seu senhor ainda tava vivão...

se falei muita bobagem foi porque usei minha imaginação hehehhe.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"



Edited by - bombadil on 03 January 2002 09:29:05
 
Né... eles não podem deixar de ser maus, nunca. Os Trolls de O Hobbit são completamente à parte do resto da obra de Tolkien (assim como MUITAS coisas do O Hobbit, como Elfos Loiros e Carteiras Endiabradas).

Orcs e Trolls foram criados com a essencia de Melkor, essencia que era o Mal em si, e jamais poderiam se tornar bons. Nunca teriamos Orcs redimidos nem Trolls amigos :) Orc e Troll só serve pra uma coisa: caça =]
 
Mas do mesmo modo que os ents sao incrivelmente diferentes entre si, porque nao poderia Morgoth ter criado varios trolls diferentes? E quanto a nomenclatura, eu acho que "troll da caverna" eh mais do que uma denominacao de habitat. Nao faz sentido, por exemplo, Boromir (no filme pelo menos, nao lembro quem o identificou no livro) especificar o troll como sendo da caverna se isso nao significa nada, entende?

Eh porisso que Tolkien eh tao loko....me fala um outro livro que leva a essas discussoes!!!! tirando a biblia eh claro

§Ungoliant§
 
Serei radical. DANE-SE quem achar ruim.

O Senhor dos Anéis é uma obra literária, portanto impossível de ser adaptada com perfeição para o cinema.
Para mim o filme foi ótimo, dez.

Agora quem quiser um melhor, tem aquele ditado.
"Se quer alguma coisa bem feita, faça você mesmo"

E parem de reclamatr do filme, parece um monte de meninas que queriam uma boneca melhor e não ganharam. Ah, tenha paciência.



«O oponente mais poderoso está dentro de nós mesmos.»

Edited by - Drogo on 03 January 2002 11:04:28

Edited by - Drogo on 03 January 2002 11:05:24
 
quote:
O Senhor dos Anéis é uma obra literária, portanto impossível de ser adaptada com perfeição para o cinema.
Para mim o filme foi ótimo, dez.


Pra mim tambem, Drogo, o filme é muito bom.
Mas a graça é exatamente essa!!! A gente poder discutir os pontos em que não concordamos. Jamais teria condição de fazer alguma coisa melhor do que foi feito, mas não vou me calar com alguma coisa que não concordo.

E sobre o orcs andando pelas paredes?? Acharam bacana ou ruim??

"You shall not pass!"
 
quote:
quote:
O Senhor dos Anéis é uma obra literária, portanto impossível de ser adaptada com perfeição para o cinema.
Para mim o filme foi ótimo, dez.


Pra mim tambem, Drogo, o filme é muito bom.
Mas a graça é exatamente essa!!! A gente poder discutir os pontos em que não concordamos. Jamais teria condição de fazer alguma coisa melhor do que foi feito, mas não vou me calar com alguma coisa que não concordo.

E sobre o orcs andando pelas paredes?? Acharam bacana ou ruim??

"You shall not pass!"


Ficou muito doido. Os orcs andando pela parede deu um ar mais macabro a Moria.

«O oponente mais poderoso está dentro de nós mesmos.»
 
Outro ponto a ser discutido: Arwen

Arwen levando Frodo machucado? RIDICULO....
Arwen invocando a Magia para as aguas se voltarem contra os spectros? RIDICULO...quem fez isso foi Gandalf..cade o maldito mérito dele?

Não me assustaria ver Arwen destruindo o anel no episódio 3 se a coisa continuar assim...
 
A aparição da Arwen serviu pra dar mais harmonia ao filme, deixando ele mais enxuto. Pra começo de conversa, o Frodo, do jeito que ele estava, não conseguiria, nem se ele realmente quisesse, cavalgar sozinho. O cara tava mais pra lá do que pra ca . Continuando. QUem manda os cavalos é Elrond, não Gandalf, pois ele possui o anel do vento (me redimindo do que postei em outro tópico), criando a onda. Naquele momento, é bem provável que a Arwen estivesse de posse do anel de seu pai (o q não seria problema nenhum, apenas contribuiria para um "enxugamento" de dia logos desnecessários no filme) > Portanto, a presença de Arwen no filme só contribuiu para a qualidade da narrativa do PJ.


No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
A aparição da Arwen serviu pra dar mais harmonia ao filme, deixando ele mais enxuto. Pra começo de conversa, o Frodo, do jeito que ele estava, não conseguiria, nem se ele realmente quisesse, cavalgar sozinho. O cara tava mais pra lá do que pra ca . Continuando. QUem manda os cavalos é Elrond, não Gandalf, pois ele possui o anel do vento (me redimindo do que postei em outro tópico), criando a onda. Naquele momento, é bem provável que a Arwen estivesse de posse do anel de seu pai (o q não seria problema nenhum, apenas contribuiria para um "enxugamento" de dia logos desnecessários no filme) > Portanto, a presença de Arwen no filme só contribuiu para a qualidade da narrativa do PJ.


No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
quote:
Arwen levando Frodo machucado? RIDICULO....
Arwen invocando a Magia para as aguas se voltarem contra os spectros? RIDICULO...quem fez isso foi Gandalf..cade o maldito mérito dele?


No livro, quem invoca as aguas do Vau é Elrond.
Apesar disso, eu ainda acho que Arwen, no geral, não comprometeu.
Ela é uma elfa poderosa, filha de Elrond, neta de Galadriel.
Eu acho que, pela adaptação feita, o corte de Glorfindel não foi nada demais.

"You shall not pass!"
 
Adorei o filme, 10... Da medo qnd o Bilbo reve o Anel em Valfenda... e maneiro tb eh a parte q Arwen evoca os espiritos da agua para ajudar e engolir os Nazgul... a plateia se alegrou ao ver essa cena(e eu tb!)...
Mas respondendo a opinião do Danilo:

1- Talvez os Trolls q Bilbo encontra n`O Hobbit saum mais sociaveis pq naum vivem ´´ presos `` numa ´´ caverna ``...

2- Tb ja vi aquele desenho em algum lugar, mas naum sei onde...

3- Aquele era o Cevado mesmo!

4- Achei q o Gandalf levou os fogos para o Condado e naum criou!

5- Realmente esse foi um erro do PJ... ele deveria ter mantido um misterio como no livro...

6- Essa cena das arvores sendo arrancadas da MT medo!!!!

7- Naum gostei deles subindo as paredes... sempre achei q eles eram como elfos... parecia no clipe do Limp Bizkit, Boiler! hehe!

8- PJ tb acredita em Balrogs com asas... como eu... putz... eu me caguei de medo dele...hehe! Da mt medo!!!!

9- Os Wargs seriam mt maneiros... naum sei como o PJ esqueceu eles...

10- Adorei Lothlorien tb... mais naum gostei da atuaçaum dos elfos de la... principamente da Galadriel!

-------------------------
Ash Nasg !
Conheçam a NI!HP...
RPG Maker- Programa que vc cria seu proprio jogo de RPG.
Tolkien- Fala sobre o melhor escritor de todos os tempo.
RPG-Em Breve
Monty Python-Em Breve
visitem:
www.ni-hp.cjb.net
 
Uma coisa eh explorar um detalhe do filme, outro eh INVERTER ações..

Arwen NÃO carregou Frodo
Arwen NÃO invocou a enchente (que seja o Peter Pan ou Elrond, não foi ela que fez essa ação..)

Se quisessem colocar a Arwen transando com o Aragorn durante 200 horas, que colocassem, mas por favor, não invertam os papéis...
Realmente me equivoquei, foi Elrond e não Gandalf que fez aquilo. Bom, depois de ler 1200 paginas cheias de detalhes, me PERMITO esquecer uma parte, ou me confundir.

Na MINHA (eu disse minha neh?) opinião, foi PÉSSIMO inventar essas ações pra Arwen..Desrespeitaram a criação de Tolkien.
 
se querem discutir detalhes discutam a manga desfiada do Aragorn quando ele tá falando com a Arwen. tem a pontinha da linha saindo

Como diria o falecido Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
<<== viram a cara do meu filho?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo