Esse tópico foi criado com o intuito de discutir idéias de interpretação de diversos rpgs e compará-las.
Eu pessoalmente acho as Tendências um estilo muito preso de jogo, afinal o bem e o mal é relativo, tudo funciona a base de interesses. Por isso eu prefiro o sistema de Desvantagens do Gurps, pois elas definem seu personagem e os problemas que você terá para interpretá-lo.
Já as tendências prendem o personagem, se ele é bom ele é santo, ajuda os outros e bla bla bla. Se ele é mal ele tenta prejudicar/matar todo mundo, e só pensa nele mesmo. Se ele é ordeiro/leal ele fala a verdade e joga pelas regras. Se ele é caótico ele simplesmente não respeita ninguem. Se ele for
neutro ele não tem opinião formada? E se você misturar elas você tem poucas possibilidades que não cobrem as todas as situações do personagem.
Por Exemplo:
Um pc Leal não pode roubar? Nem de um inimigo? Ele não ataca de supresa não? Mas o inimigo dele pode atacar?
Um pc mal, tem que ser sempre mal? ele não pode se comover nunca? E se pra destruir uma congregação de paladinos ele ter que sacrificar a própria mãe? Irreal, mas acontece no rpg.... E se seu pai for um Paladino? Você não vai ver ele nunca senão ele vai destruir o mal, pq se ele não destruir o mal perde os poderes de paladino?
Outra, imagina você sendo um Bárbaro Orc, que vive na sua tribo, tem seus costumes, e sua porção de terra. Dai vem um nobre e abre uma estrada nas terras que você consideram suas porque seus ancestrais sempre viveram nelas, dai você começa a saquear as caravanas que passam nessa estrada.
Vem um paladino e mata sua familia toda por causa disso.
Quem é mau nessa história? O paladino é Leal e Bom, ele não deveria intermediar as negociações com o Nobre? Afinal você é um ser vivo como outro qualquer (quase é) e teve seu direito desrespeitado!!
E vocês o que acham disso?
Eu pessoalmente acho as Tendências um estilo muito preso de jogo, afinal o bem e o mal é relativo, tudo funciona a base de interesses. Por isso eu prefiro o sistema de Desvantagens do Gurps, pois elas definem seu personagem e os problemas que você terá para interpretá-lo.
Já as tendências prendem o personagem, se ele é bom ele é santo, ajuda os outros e bla bla bla. Se ele é mal ele tenta prejudicar/matar todo mundo, e só pensa nele mesmo. Se ele é ordeiro/leal ele fala a verdade e joga pelas regras. Se ele é caótico ele simplesmente não respeita ninguem. Se ele for
neutro ele não tem opinião formada? E se você misturar elas você tem poucas possibilidades que não cobrem as todas as situações do personagem.
Por Exemplo:
Um pc Leal não pode roubar? Nem de um inimigo? Ele não ataca de supresa não? Mas o inimigo dele pode atacar?
Um pc mal, tem que ser sempre mal? ele não pode se comover nunca? E se pra destruir uma congregação de paladinos ele ter que sacrificar a própria mãe? Irreal, mas acontece no rpg.... E se seu pai for um Paladino? Você não vai ver ele nunca senão ele vai destruir o mal, pq se ele não destruir o mal perde os poderes de paladino?
Outra, imagina você sendo um Bárbaro Orc, que vive na sua tribo, tem seus costumes, e sua porção de terra. Dai vem um nobre e abre uma estrada nas terras que você consideram suas porque seus ancestrais sempre viveram nelas, dai você começa a saquear as caravanas que passam nessa estrada.
Vem um paladino e mata sua familia toda por causa disso.
Quem é mau nessa história? O paladino é Leal e Bom, ele não deveria intermediar as negociações com o Nobre? Afinal você é um ser vivo como outro qualquer (quase é) e teve seu direito desrespeitado!!
E vocês o que acham disso?