• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Destruição de Vontades

Gui.

Usuário
Esse elemento curioso é mencionado diversas vezes nas obras de Tolkien: "Destruição de vontades". Eis vários exemplos:

Gandalf e Frodo falando sobre o Anel:


"Gandalf riu de modo severo. - Está vendo? Também você, Frodo, não consegue se livrar do Anel, ou danifica-lo. E eu não poderia obrigar você - a não ser usando de força, o que quebraria a sua vontade. "

(A sociedade do anel, pág 83)

Frodo e Sam em Cirith Ungol:

" Aiya Elenion Ancalima ! - gritou Frodo depois de Sam.
A vontade das Sentinelas foi destuída repentinamente como uma corda, e Frodo e Sam avançaram aos trambolhões."

(RdR, pag 49)

Melian e Thingol falando sobre Morwen, o rei élfico queria que Morwen ficasse em Doriath.

Eu não poderia forçá-la a permanecer em Doriath, pois isso quebraria a sua vontade.

(Silmarillion, não sei a pagina, estou sem o livrinho aqui.)

Isso é mencionado muitas vezes no Silmarillion, já que a Primeira Era era uma era muito mais "mística".

O que é exatamente essa "destruição de vontades? " Ela parece estar profundamente ligada ao modo como a "magia" na Terra-Média funciona.

Parece que quando uma pessoa ou ser em Arda tem a sua "vontade destruída", ela é destruída também, ou sua mente o é, ou algo parecido. Mas ainda não é muito claro...

Por exemplo, se Galadriel, usando o Um Anel, viesse até um humano, ela poderia "quebrar a vontade" do humano e usá-lo como seu servo? Tem algo no HoME sobre destruição de vontades?

Comentem!
 
Creio que a "vontade" citada no diálogo de Gandalf e Frodo, assim como no de Melian e Thingol está mais ligada ao livre arbítrio, no sentido de não interferir diretamente nas escolhas.

Já a vontade no trecho de Cirith Ungol está ligada à ação, a ação maligna da Sentinela, que impedia os dois de entrarem na Torre. Se refere a um choque de forças.

Mas essa questão que você colocou é interessante.
E quanto a sua pergunta hipotética sobre Galadriel e o Um, eu acho que o que acontece é o seguinte. O Um Anel por si só garantia determinados 'poderes' àquele que o possuísse, seja a dádiva da longevidade para os humanos, quanto a invisibilidade e etc. Mas agora imagine isto: além desses 'poderes', estar com parte do poder de Sauron, um ser vil e cruel que impunha medo até mesmo em seus servos. O X da questão, na minha opinião, é quem está com a posse do Anel. Dependendo da força e influência dessa pessoa, ela poderia subjulgar os outros facilmente até mesmo sem a Jóia, mas é claro que ele ajudaria muito (Pouco se postariam contra o Senhor do Escuro e ainda mais a alguém com força e parte do seu poder). Daí também vem o medo do Anel cair nas mãos dos grandes, e a recusa de Gandalf em aceitar a jóia quando Frodo o oferece.

Outra coisa interessante a se notar é que geralmente quando essa expressão, "quebrar a vontade", aparece ela é pronunciada por alguém sábio. Isso ocorra talvez pela ampla visão das coisas ao redor e também do conhecimento de que o livre árbitrio é uma dádiva, e privar os outros dele seria algo mal (talvez essa palavra não caia bem), e que equipararia aos atos dos maiores tiranos, tal como Melkor.


edit: não sei se nos HoME tem algo em específico sobre "quebra de vontade", mas você vai econtrar algumas coisas interessantes sobre o livre arbítrio, se não me engano.
 
Última edição:
Acho que a quebra de vontade seria destruir toda a estrutura que mantém a ação ou a conduta de alguém. Por exemplo, um guerreiro humano luta por sua família, amigos e pátria, mas com um simples grito um nazgûl substitui tudo isso por apenas um sentimento: medo. Então a vontade dele é quebrada e ele é dominado pelo medo, que controla o corpo dele para uma tentativa de fuga. Ao quebrar a vontade de alguém, você mexe muito com a cabeça daquela pessoa, e dependendo do "nível" da quebra, a pessoa pode perder o interesse pela vida.
Théoden é um exemplo de vontade controlada:
Nesses anos, a tarefa de Língua de Cobra foi fácil, e tudo o que você fazia era logo relatado em Isengard; pois sua terra estava aberta, e os forasteiros entravam e saíam. E sempre o sussurro de Língua de Cobra estava em seus ouvidos, envenenando seus pensamentos, enregelando seu coração, enfraquecendo seus músculos, enquanto os outros viam tudo e não podiam dizer nada, pois sua vontade era controlada por ele.
Nesse caso a vontade dele podia ainda ser reestabelecida como de fato aconteceu, quando Gandalf o libertou do domínio de Saruman. Acho que é isso.

EDIT: Achei outra passagem interessante:
A esperança que tínhamos repousava na rapidez. O atraso favorece o Inimigo — e aqui estou eu: atrasado. Será que é a vontade da Torre Escura que está nos guiando? Todas as minhas escolhas acabaram se mostrando ruins. Deveria ter abandonado a Comitiva muito antes, e vindo do norte, a leste do Rio e dos Emyn Muil, e depois sobre o chão seco da Planície da Batalha até as passagens para Mordor.
 
Última edição:
Tem vários sentidos essa "Destruição de vontade" no legendarium mesmo.

Outro exemplo, li em alguma parte, dizia que a pessoa,para controlar o Um, teria de ter uma grande vontade.

Mas, como que uma pessoa "fortalecia" a sua vontade?

E o que será que aconteceria com a Morwen se Thingol "quebrasse sua vontade" ao forçá-la a ficar em Doriath? Ela morreria? ou ficaria sem ânimo para fazer mais nada e definharia lentamente?
 
essa vontade deve ser mais a força interior da pessoa mesmo... literalmente a "força de vontade"... aquilo que move o coração, da força para o corpo e alimenta a alma
 
Realmente, não vejo nada de mágico ou misterioso nessa quebra da vontade. Basicamente é o que já falaram, tendo relação direta com a pessoa. O fim da sua convicção se podemos assim chamar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo