• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Destino dos anões

Eferos Masopias

Senhor dos Pastéis
Elfos dizem que os anões, quando morrem, voltam se tornar pedras, de onde foram feitos.

Anões acham que ao morrerem são reunidos por Aulë em local separado, em Mandos.

Que acham que realmente acontece com eles?
 
Estava lendo uma seqüência de textos sobre a "criação da criação" dos anões no Silmarillion:

https://sweatingtomordor.wordpress....-of-the-dwarves-silmarillion-slow-cooker-p43/

Até que no Quora alguém começou a comparar um pouco as diferenças entre os anões dos Nibelungos de Wagner e dos anões de Tolkien:

https://www.quora.com/Are-the-dwarves-in-J-R-R-Tolkien’s-books-Jews-or-Arabs

No que parece que houve uma trasmutação entre a primeira função que os anões detinham nos livros até as últimas alterações que Tolkien fez nas obras. Apesar de ambos se inspirarem em fontes semelhantes bem mais antigas o JRR Tolkien parece ter infundido nos personagens um grau cada vez maior de realismo e de ligações com nosso mundo incluindo com a herança de moral cristã que ele seguia, divergindo da opinião presente na visão de Wagner de anões (esta mais próxima de Gollum).

Aquilo que a princípio foram elementos sem alma com o tempo se tornaram mais e mais em seres vivos carismáticos e tangíveis. O próprio caráter de Aulë se tornou mais crível quando se diz que na verdade a origem deles estava no trabalho do Vala.

Admito que seria muito difícil de imaginar a versão definitiva de Tolkien do destino deles, mas penso que uma das possibilidades seria a de oferecer a eles a mesma direção com que vinha trabalhando e que o motivou a fazer alterações ao longo do desenvolvimento. De que eles se afastavam da primeira versão, de um pensamento simplesmente épico e distante das pessoas para se tornarem num povo com todo tipo de negócios entre humanos e elfos.

Então ele faz uma aproximação do destino dos anões que vai sendo aperfeiçoada que também ajuda a modelar até mesmo o que conhecemos dos Poderes e dos espaços que eles criaram. No Silma se diz que Ulmo visitava profundezas que só ele viu, talvez não tanto num sentido tão absoluto uma vez que Mandos conhecia o destino das coisas e Manwe era obrigado a lembrar o que havia no reino. Quero acreditar que as regiões do além eram bem mais vastas e difíceis de quantificar do que o mapa que aponta localidades como a de Mandos nos mapas da Terra Média.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo