1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Destino ao vento...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nat, 7 Mar 2010.

  1. Nat

    Nat Usuário

    Pra quem quiser saber de onde tirei essa discussão, tá tudo explicado aqui
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Como nos outros trabalhos de Tolkien, o Hobbit mostra um mundo de forças misteriosas operando além do entendimento humano e da vontade dos hobbits. Quais momentos da história podem ser traçados à providência ou ao destino menos que à mera chance? O aparecimento das águias é uma eucatástrofe?

    There and back again. In: Tolkien’s Middle-earth: lesson plans for secondary school educators. Disponível em:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Não acho que todos os momentos da história podem ser traçados somente à providência, ou ao desejo de Eru. Afinal, suas criaturas não eram desprovidas de inteligência e poder de escolha. O problema foram as escolhas dos personagens. Melkor, por exemplo, não era desvirtuado desde o início. Irmão de Manwe, não podia ser. Ele se tornou invejoso depois.... O que ocasionou tanta desgraça. São vários os exemplos somente no Silmarillion: Fëanor, Túrin... A culpa não é do criador, mas da criatura, desde que ela tenha esse poder de decidir de que lado ficar.
     
    Última edição: 7 Mar 2010

Compartilhar