• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Despertares"...

Eriadan

Well-Known Member
Pra não criar vários tópicos para dúvidas do mesmo assunto, vou incluí-las todas neste só, a respeito do Despertar de elfos, homens e anões:

1. Há dados sobre o ANO, partindo do nascimento das Duas, do "surgimento" de elfos e anões? Se não, qual foi a diferença média de anos entre os dois?
2. Têm-se dados do LOCAL em que os anões despertaram?
3. Em que MATURIDADE elfos, homens e anões nasceram? Como bebês, naturalmente, crianças ou adultos?
4. Houve EVOLUÇÃO entre os homens e outras raças, ou eles já surgiram tal qual na 3ª Era?
5. Quanto à QUANTIDADE? Tolkien relatou sobre quantos eram os "primeiros primogênitos" e sucessores? E, dos sete que Aulë criou, quantas eram as mulheres?
6. MORIA, NAROG E BELEGOST surgiram muito ou pouco depois do despertar anão? As 3 eram da mesma época?

Valew aeh, antecedo, para os autores das respostas, e entendendo se todas as indagações não forem capazes de respostas. Flw! ;)
 
1. Há dados sobre o ANO, partindo do nascimento das Duas, do "surgimento" de elfos e anões? Se não, qual foi a diferença média de anos entre os dois?
Não sei informar exatamente o ano. O despertar de elfos e anões ocorrem na Era das Árvores a contagem de anos se dava de forma diferente.
2. Têm-se dados do LOCAL em que os anões despertaram?
Dúrin despertou sozinho. Eu esqueci o nome do local onde ele despertou, mas logo alguém aparece para informar.
3. Em que MATURIDADE elfos, homens e anões nasceram? Como bebês, naturalmente, crianças ou adultos?
Como adultos.
4. Houve EVOLUÇÃO entre os homens e outras raças, ou eles já surgiram tal qual na 3ª Era?
Creio que não houve evolução. Tem gente que acha que os hobbits são uma adaptação dos homens (embora eu ache que eles também nasceram como são), mas nada é confirmado.
5. Quanto à QUANTIDADE? Tolkien relatou sobre quantos eram os "primeiros primogênitos" e sucessores? E, dos sete que Aulë criou, quantas eram as mulheres?
Quanto aos elfos, na lenda do Cuiviénen, conta-se que despertaram 144 ao todo.
Dos sucessores não se fala em quantidade. Aulë criou 7 pais dos anões e 6 mães.

Para mais detalhes do nascimento dos elfos Lenda do Despertar
 
Última edição:
Provavelmente todos os pais nasceram ao sudeste e leste das Montanhas Nebulosas, depois migraram para o noroeste, Durin I se estabeleceu nas Montanhas Nebulosas, onde fundou Khazad-dûn. Grupos continuaram seguindo ao Oeste, chegando nas Montanhas Azuis e além, em terra aonde posteriormente foram fundadas as cidades anãs de Nogrod e Belegost.
 
valeu, galera, respostas primazes... mas ainda tenho duvida quanto ao seguinte: os anões surgiram muito após os elfos, ou pouco depois, só para cumprir o deliberado por Ilúvatar? E, fugindo um pouco do assunto: Durin criou Kazad-dûm imediatamente após o surgimento dos anões? E, quantos anos do Sol, em média, vivem os anões?
 
Sobre a fundação de Khazad-dûm:

Das três tribos que marcharam rumo ao noroeste de Endor, uma delas (a liderada por Durin I "o Imortal") deixou o grupo nas Montanhas Nebulosas. As outras continuaram rumo as Montanhas Azuis em Eriador. Durin I foi o primeiro Pai dos Anões e sua Casa a mais antiga de todas. Certa manhã, Durin escalou com seus batedores uma colina que escondia um vale suspenso que tinha em seu centro um pequeno lago. Durin sentiu necessidade de banhar-se e beber daquela água. A lâmina d'água era como um espelho e refletia o sol. Então ele ia se levantando quando observou a sua imagem refletida no espelho do lago, era Durin mas, sob sua cabeça, estava refletida a Coroa das Sete Estrelas.

Durin considerou aquela visão como um sinal de que aquele vale era o local no qual ele deveria estabelecer seu reino. Ele retornou ao acampamento e proclamou sua vontade a seus súditos. Começaram a vasculhar a região: vales, bosques, colinas e montanhas. Acabaram encontrando uma caverna que possuía uma vasta rede de aposentos naturais. Ali Durin se estabeleceu e batizou o local com o nome de Khazad-dûn (Mansão dos Anões).


Fonte: Texto para download em Duvendor
 
Eu acho que o fato da cor da barba e dos cablos mudarem ñ causa tanta confusão, pra mim, a ideia d q o hröa ,quando foi abandonado pelo espirito de olorin, foi curado, melhorado e ateh adaptado, por assim dizer, para que o maia pudesse usar un fána eh a mais aceitavel.....ateh pq, acho eu, q se fosse feito um novo corpo, n ficaria parecido com o antigo, tendo apenas a barba e os cabelos diferentes....
 
Outra coisa: os homens despertaram junto ao primeiro raiar do sol, se bem me lembro. Creio que os homens não "evoluíram", mas se diferenciaram, provavelmente por questões de adaptação geográfica (cor de pele e olhos, altura, voz, essas coisas).
 
Tem também a questão de Melian e Thingol que possibilitou a formação de uma linhagem que unia as três "raças": humana, elfica e maiar.

Acho que alguns estão se referindo a isso como uma "evolução".
 
na verdadee, exatamente oq eu quero saber com "evolução" é a evolução do tipo: Austrolopitecus-Homo erectus-Homo sapiens. não que tenha havido a mesma com os homens de Arda, mas eles já nasceram com o corpo que possuíam na 3ª Era? ???
 
Eu tinha lido um negócio que 4 dos Pais dos Anões despertaram nas Orocarni, grande cadeia de montanhas no extremo leste da Terra-Média (onde Alcarost foi construída :mrgreen:)
 
É como eu disse no primeiro postevolução genética não houve, exceto para aqueles que acreditam que os hobbits foram uma adaptação do homem.

Eu creio que eles todos sempre foram da forma que são.
 
Eriadan disse:
1. Há dados sobre o ANO, partindo do nascimento das Duas, do "surgimento" de elfos e anões? Se não, qual foi a diferença média de anos entre os dois?
Se souber inglês talvez encontre no HoME.
Eriadan disse:
2. Têm-se dados do LOCAL em que os anões despertaram?
No texto traduzido aqui na Valinor do HoME intitulado Dos Anões e Homens diz que só é conhecido dois desses locais pelos Homens e Elfos do Oeste:

Barbas-de-fogo e os Vigalargas (o povo de Nogrod e Belesgost) acordaram ao norte de Ered Lindon, o grande muro leste de Beleriand (Montanhas Azuis); e os Barbalongas (o povo de Durin) acordaram no Monte Gundabad (Khuzud); já a origem dos restantes não é conhecida, mas sabe-se que ficam no leste, mas tão distante quanto a origem dos que informei.
Eu sei que você não perguntou isso, mas vou colocar o nome das 7 casas dos anões, para que a galera se interesse em ler o texto.


- BARBALONGAS, BARBAS-DE-FOGO, VIGALARGAS, PUNHOS-DE-FERRO, BARBA-BÍFIDAS, FERROLHO-NEGROS, PÉS-DE-PEDRA.


Uma outra coisa interessante é que se a distância desse ultimos 4 (Punhos-de-ferro, Barba-bífidas, Ferrolho-negro, Pés-de-pedra) eram distantes uma das outras me leva a crê que o acorda de uma dessas casa foi perto de Utumno ou Cuiviénen, já que não há muitas montanhas a leste das Montanhas Azuis e nem a leste das Montanhas Sombria (se é que nasceram em montanhas como os outros 3). Isso também pode explicar por alguns anões se aliaram a Sauron na Guerra da Ultima aliança, tudo que estava muito a Leste sofria forte influência seja Por Sauron ou Morgoth.
Eriadan disse:
3. Em que MATURIDADE elfos, homens e anões nasceram? Como bebês, naturalmente, crianças ou adultos?
Acredito que seja algo parecido com Genêsis.
Eriadan disse:
4. Houve EVOLUÇÃO entre os homens e outras raças, ou eles já surgiram tal qual na 3ª Era?
idem.
Eriadan disse:
5. Quanto à QUANTIDADE? Tolkien relatou sobre quantos eram os "primeiros primogênitos" e sucessores? E, dos sete que Aulë criou, quantas eram as mulheres?
Já responderam.
Eriadan disse:
6. MORIA, NAROG E BELEGOST surgiram muito ou pouco depois do despertar anão? As 3 eram da mesma época?
A natureza dos anões demonstra que não são nômadis, não demorou muito para que se estabelecesse em um lugar fixo.
 
Os elfos despertaram no Ano das Árvores 1050. Quanto aos anões, creio que não há dados.

À exceção da primeira geração das duas raças, eles (elfos e anões) nascem como bebês.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo